Vocês devem se lembrar que dois dos motivos que me fizeram vender o meu Ka tão rápido foram a baixa qualidade do pós-venda e a falta de comunicação da Ford. Como isso, para a minha infelicidade, parece ser um mal comum, com o FordPass, a marca criou uma maneira para que as pessoas entrem em contato com a concessionária sem a necessidade de falar com nenhuma pessoa. Por que isso é uma boa ideia?
Momento memória: meu Ka
Quem não se lembra pode ler aqui e aqui. Mas tentei falar várias vezes com as revendas e, quando consegui, elas ficaram de me retornar a ligação ou, no caso da revisão, da gerente me receber na concessionária, o que jamais aconteceu, infelizmente.
Aí tomei uma das melhores decisões da minha vida: vender o meu (ótimo) Ka! Comprei um Nissan March e estou muito satisfeito.
FordPass
A ideia da marca é boa pois, pelo visto, demostra que a Ford está tentando deixar para trás a sua “não comunicação”, pois os clientes agora podem agendar as revisões e a manutenção de seus veículos pelo celular, usando o aplicativo FordPass – ou seja, como comentei, o contato com pessoas foi eliminado, mesmo que por telefone.
É possível até contratar o serviço de retirada e entrega em domicílio e o serviço de desinfecção Ford Clean.
Preço na tela
Ao fazer o agendamento pelo app, os valores dos preços fixos das revisões, bem como os detalhes de cada item substituído e inspecionado, são demonstrados na tela.
“A Ford é a primeira montadora a oferecer um sistema de agendamento de serviço 100% online, em que o cliente resolve tudo pelo celular sem precisar falar com ninguém ou tomar outra ação. E, se preferir, ele também pode optar pela retirada e entrega do veículo em casa”, diz Elton Miraveti, supervisor de Experiência do Consumidor da Ford América do Sul.
Outras funções do FordPass
O FordPass está disponível no Play Store (Android) e App Store (Apple) e, além do agendamento, permite acessar o manual do proprietário, encontrar estacionamento (com horário, preço e nota de avaliação), entrar em contato com a concessionária, solicitar assistência 24 horas e pedir ajuda a um dos Guias Ford por chat ou ligação, com apenas um clique.
FordPass + Sync 3
Quem tem veículo equipado com SYNC 3 (pelo visto, quem tem o SYNC 2.5 se lascou) dispõe de funções adicionais, como: saber a localização do veículo, o nível do combustível, quilometragem, quanto falta até a próxima revisão e receber alertas caso acenda uma luz no painel ou haja algum mau funcionamento no veículo, junto com informações do que precisa ser feito para sua correção.
Como agendar
Para agendar a revisão ou serviço do veículo com o FordPass basta clicar em “Detalhes do Veículo” na tela inicial e selecionar a concessionária desejada, pelo mapa ou pelo nome. É possível também cadastrar uma concessionária favorita – se é que ela exista.
Clicando em “Agendar Serviço”, o FordPass abre uma tela para escolha do dia, horário, consultor e serviço. O app informa as revisões já realizadas e os itens que serão substituídos na próxima tela, com o respectivo valor. Para quem tem o contrato de manutenção Ford Protect, que não vale a pena, o valor aparece zerado.
Recall
O aplicativo também informa as manutenções programadas para o veículo e, se ele for envolvido em algum programa de recall, avisa e fornece instruções.
Ao finalizar o agendamento, o cliente recebe uma confirmação por e-mail e poderá salvar o horário em seu calendário pessoal, bem como avaliar sua satisfação com a experiência do agendamento – sem dúvida muito melhor do a experiência de não receber retornos das concessionárias.
Também é possível cancelar ou reagendar o atendimento pelo FordPass.
Serviço sem sair de casa
O aplicativo também dá acesso ao “Serviço Sem Sair de Casa”, com a escolha da concessionária, data e hora de retirada do veículo na casa do cliente.
O preço é cobrado conforme a distância da concessionária: até 15 km, custa R$100 e, de 15 a 30 km, sai por R$140. O cliente pode verificar pelo aplicativo quando o veículo der entrada na concessionária e o tempo estimado de entrega.
“O agendamento de serviço online faz parte da transformação digital da Ford. Ele traz uma nova experiência para o cliente, com comodidade e transparência, informando o que será feito no veículo, tudo na palma da mão”, completa Elton Miraveti.
FordPass: muitas reclamações no Android e no iOS
Quando fui selecionar os links das lojas do Android e da Apple para colocar aqui, notei como o FordPass tem avaliação baixa nos dois sistemas. Até hoje (27/08), temos:
- Play Store (Android): média de 2,2 em 5 (572 avaliações)
- App Store (Apple): média de 2,5 em 5 (82 avaliações)
A principal reclamação, como é normal nos apps, é o fato do FordPass não funcionar direito – ter muitos bugs.
Resposta padrão
Outra reclamação comum dos clientes Ford com o aplicativo é que eles só recebem uma resposta padrão ao fazer um comentário na loja virtual.
Um caso incrível é esse abaixo, em que a pessoa fala exatamente isso e ele recebe uma mensagem padrão como resposta.
Pensei em entrar em contato com a assessoria de imprensa da Ford para perguntar sobre isso. Mas, como não tive resposta nos e-mails que enviei nos últimos 18 meses, desisti.
Resumo da Obra
Corrigir a “não comunicação” eliminando ainda mais a possibilidade de comunicação parece paradoxal, e é! Mas é uma tendência, ainda mais em tempos de pandemia.
Talvez o FordPass poderia, embora muito pouco provável, ter evitado que eu vendesse o meu Ka tão precocemente.
Espero que o aplicativo e suas possibilidades ajudem, de verdade, os clientes da marca! Pois, não quero que ninguém seja obrigado a passar pela péssima experiência que eu passei.
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