FordPass tenta corrigir problema de comunicação da marca eliminando o contato com pessoas no agendamento de serviços

Aplicativo FordPass
Aplicativo FordPass permite agendar serviços na concessionária sem precisar falar com ninguém

Vocês devem se lembrar que dois dos motivos que me fizeram vender o meu Ka tão rápido foram a baixa qualidade do pós-venda e a falta de comunicação da Ford. Como isso, para a minha infelicidade, parece ser um mal comum, com o FordPass, a marca criou uma maneira para que as pessoas entrem em contato com a concessionária sem a necessidade de falar com nenhuma pessoa. Por que isso é uma boa ideia?

Momento memória: meu Ka

Quem não se lembra pode ler aqui e aqui. Mas tentei falar várias vezes com as revendas e, quando consegui, elas ficaram de me retornar a ligação ou, no caso da revisão, da gerente me receber na concessionária, o que jamais aconteceu, infelizmente.

Aí tomei uma das melhores decisões da minha vida: vender o meu (ótimo) Ka! Comprei um Nissan March e estou muito satisfeito.

FordPass

A ideia da marca é boa pois, pelo visto, demostra que a Ford está tentando deixar para trás a sua “não comunicação”, pois os clientes agora podem agendar as revisões e a manutenção de seus veículos pelo celular, usando o aplicativo FordPass – ou seja, como comentei, o contato com pessoas foi eliminado, mesmo que por telefone.

É possível até contratar o serviço de retirada e entrega em domicílio e o serviço de desinfecção Ford Clean.

Preço na tela

Ao fazer o agendamento pelo app, os valores dos preços fixos das revisões, bem como os detalhes de cada item substituído e inspecionado, são demonstrados na tela.

“A Ford é a primeira montadora a oferecer um sistema de agendamento de serviço 100% online, em que o cliente resolve tudo pelo celular sem precisar falar com ninguém ou tomar outra ação. E, se preferir, ele também pode optar pela retirada e entrega do veículo em casa”, diz Elton Miraveti, supervisor de Experiência do Consumidor da Ford América do Sul.

Outras funções do FordPass

O FordPass está disponível no Play Store (Android) e App Store (Apple) e, além do agendamento, permite acessar o manual do proprietário, encontrar estacionamento (com horário, preço e nota de avaliação), entrar em contato com a concessionária, solicitar assistência 24 horas e pedir ajuda a um dos Guias Ford por chat ou ligação, com apenas um clique.

FordPass permite escolher a sua concessionária Ford favorita
FordPass permite escolher a sua concessionária Ford favorita, se é que ela exista

FordPass + Sync 3

Quem tem veículo equipado com SYNC 3 (pelo visto, quem tem o SYNC 2.5 se lascou) dispõe de funções adicionais, como: saber a localização do veículo, o nível do combustível, quilometragem, quanto falta até a próxima revisão e receber alertas caso acenda uma luz no painel ou haja algum mau funcionamento no veículo, junto com informações do que precisa ser feito para sua correção.

Como agendar

Para agendar a revisão ou serviço do veículo com o FordPass basta clicar em “Detalhes do Veículo” na tela inicial e selecionar a concessionária desejada, pelo mapa ou pelo nome. É possível também cadastrar uma concessionária favorita – se é que ela exista.

Clicando em “Agendar Serviço”, o FordPass abre uma tela para escolha do dia, horário, consultor e serviço. O app informa as revisões já realizadas e os itens que serão substituídos na próxima tela, com o respectivo valor. Para quem tem o contrato de manutenção Ford Protect, que não vale a pena, o valor aparece zerado.

Recall

O aplicativo também informa as manutenções programadas para o veículo e, se ele for envolvido em algum programa de recall, avisa e fornece instruções.

Ao finalizar o agendamento, o cliente recebe uma confirmação por e-mail e poderá salvar o horário em seu calendário pessoal, bem como avaliar sua satisfação com a experiência do agendamento – sem dúvida muito melhor do a experiência de não receber retornos das concessionárias.

Também é possível cancelar ou reagendar o atendimento pelo FordPass.

Serviço sem sair de casa

O aplicativo também dá acesso ao “Serviço Sem Sair de Casa”, com a escolha da concessionária, data e hora de retirada do veículo na casa do cliente.

O preço é cobrado conforme a distância da concessionária: até 15 km, custa R$100 e, de 15 a 30 km, sai por R$140. O cliente pode verificar pelo aplicativo quando o veículo der entrada na concessionária e o tempo estimado de entrega.

“O agendamento de serviço online faz parte da transformação digital da Ford. Ele traz uma nova experiência para o cliente, com comodidade e transparência, informando o que será feito no veículo, tudo na palma da mão”, completa Elton Miraveti.

Nota do FordPass na Play Store do Android
Nota do FordPass na Play Store do Android: 2,2 em 5

FordPass: muitas reclamações no Android e no iOS

Quando fui selecionar os links das lojas do Android e da Apple para colocar aqui, notei como o FordPass tem avaliação baixa nos dois sistemas. Até hoje (27/08), temos:

  • Play Store (Android): média de 2,2 em 5 (572 avaliações)
  • App Store (Apple): média de 2,5 em 5 (82 avaliações)

A principal reclamação, como é normal nos apps, é o fato do FordPass não funcionar direito – ter muitos bugs.

Nota do FordPass na App Store do iPhone (Apple)
Nota do FordPass na App Store do iPhone (Apple): 2,5 em 5

Resposta padrão

Outra reclamação comum dos clientes Ford com o aplicativo é que eles só recebem uma resposta padrão ao fazer um comentário na loja virtual.

Um caso incrível é esse abaixo, em que a pessoa fala exatamente isso e ele recebe uma mensagem padrão como resposta.

Reclamações sobre o FordPass na Play Store do Android
Reclamações sobre o FordPass na Play Store do Android: Ford deu resposta padrão

Pensei em entrar em contato com a assessoria de imprensa da Ford para perguntar sobre isso. Mas, como não tive resposta nos e-mails que enviei nos últimos 18 meses, desisti.

Resumo da Obra

Corrigir a “não comunicação” eliminando ainda mais a possibilidade de comunicação parece paradoxal, e é! Mas é uma tendência, ainda mais em tempos de pandemia.

Talvez o FordPass poderia, embora muito pouco provável, ter evitado que eu vendesse o meu Ka tão precocemente.

Espero que o aplicativo e suas possibilidades ajudem, de verdade, os clientes da marca! Pois, não quero que ninguém seja obrigado a passar pela péssima experiência que eu passei.

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