Depois de mais de 1,5 milhões de unidades vendidas em duas décadas, a nova Fiat Strada chega maior, melhor, mais bonita, equipada, segura, com mais capacidade de carga e, infelizmente, bem cara. O painel também decepcionou – e muito.
Enquanto um se diz “mito” e desgoverna, aqui temos um verdadeiro mito, fenômeno, ícone, referência da categoria, rival a ser batido, ganha pão da marca e muitos outros apelidos que eu poderia dar. Fato é que a FCA, finalmente, atualiza a sua picape, que há mais de 20 anos estava na primeira geração.
Uma das mais importantes alterações de um veículo nos 44 anos da Fiat no Brasil, a nova Strada conta com três versões (Endurance, Freedom e Volcano), tem visual externo inspirado na Toro, painel quase copiado do Mobi e pode custar até R$ 84.990 (você não leu errado).
Preços público sugeridos da nova Strada
- Fiat Strada Endurance cabine simples 1.4 Fire – R$ 63.590
- Fiat Strada Endurance cabine dupla 1.4 Fire – R$ 74.990
- Fiat Strada Freedom cabine simples 1.3 Firefly – R$ 69.490
- Fiat Strada Freedom cabine dupla 1.3 Firefly – R$ 77.990
- Fiat Strada Volcano cabine dupla 1.3 Firefly – R$ R$ 79.990
Qualidades do passado unidas ao novo, com quatro portas
Um dos méritos do projeto foi manter as principais qualidades da picape – versatilidade, qualidade, confiança, robustez e custo-benefício no uso de trabalho – aliado a novidades para quem deseja um veículo mais moderno e seguro para o dia a dia, a família e o lazer.
Além disso, a marca inova mais uma vez ao apresentar a inédita configuração cabine dupla com quatro portas para uma picape compacta – homologada para cinco passageiros.
Mini Toro?
Definitivamente a nova Strada não inova visualmente falando como a sua irmã maior, a picape Toro (veja acima), inovou. Mas o seu resultado final ficou legal – bem melhor do que a geração anterior.
Dianteira
Na dianteira, o capô tem um vinco que remete para a grade central, que conta com o logotipo da Fiat e com uma pequena flag com as cores da bandeira da Itália, que compõe a nova identidade visual a partir de agora.
Os faróis de LED afilados tem luzes DRL (Daytime Running Light). Segundo a Fiat, “o conjunto ótico produz 1.700 lúmens, cerca de 20% mais luminosidade que seu principal concorrente” – provavelmente a Saveiro, da Volkswagen.
Lateral e traseira
Na lateral, destaque para a linha de cintura mais alta e para o fim da estranha “briga” entre a caixa de roda e o bocal do tanque de combustível.
Na traseira, as lanternas são muito inspiradas na Toro, invadindo as laterais, enquanto a tampa da caçamba ficou bem equilibrada – bem legal mesmo.
Duas opções de cabine
A nova Strada é vendida com duas oções de cabine, que trazem novidades.
Como comentei, a cabine dupla agora conta com quatro portas e pode levar até cinco pessoas, todas com apoios de cabeça e cinto de três pontos.
Chamada de “cabine plus”, a picape com cabine simples teve o seu interior ampliado, seguindo o mesmo conceito que a Chevrolet adotava com o “Max Cab”. A “velha” Strada cabine simples conta com 49 litros com o estepe atrás dos bancos para acomodação de bagagem e demais objetos. A nova Strada triplica a capacidade com seus 151,2 litros – muito porque o estepe agora fica debaixo da caçamba.
Com isso, a opção com cabine estendida, que sempre foi a mais bonita da linha, deixa de ser ofertada.
Nova base de desenvolvimento
A total renovação da Strada 2021 começa com a plataforma MPP, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da nova picape.
Com 10% a mais de rigidez torcional e com a utilização de aços nobres em hot stamping e aços de alta resistência em 90% de sua base (under body), o modelo ficou mais seguro.
Nova suspensão
Por meio da plataforma MPP, também foi possível abrigar novas suspensões dianteira e traseira pensando na melhoria do conforto e da dirigibilidade do veículo. Há novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, e novo eixo traseiro.
Agora a nova Strada tem altura do solo de até 21,4 cm, ângulo de entrada de até 24º e ângulo de saída de até 28º.
Mais carga
O novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba, que cresceu em volume e capacidade na cabine simples: 1.354 litros (154 l a mais) e 720 kg (15 kg a mais) – cabine dupla manteve os 844 litros e 650 kg.
A movimentação de carga agora é facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola sem perder robustez, já que suporta cargas de até 400 kg. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo.
O vão de carga também é modular e recebeu trilhos para acessórios da Mopar, como divisórias e cargo box, além de contar com quatro ganchos inferiores e superiores, que tornam o espaço preparado para diferentes funções.
Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga – solução que não me agrada, pois, infelizmente, facilita o roubo e dificulta a troca.
Motores da nova Strada
1.4 8V
A versão Endurance, não importando a cabine, é equipada com o confiável e superado motor 1.4 8V Fire, de quatro cilindros, que gera 85 cv potência a 5.750 rpm e 12,4 mkgf de torque a 3.500 rpm com gasolina e 88 cv e 12,5 kgfm com etanol, nos mesmos giros.
Essa motorização é bem mais simples e dá conta do recado para o dia a dia, pensando no trabalho. Mas tenha muita paciência em ultrapassagens e, principalmente, quando a picape estiver carregada. E não se importante em parar no posto com certa frequência.
1.3 8V
As versões Freedom e Volcano contam com o propulsor 1.3 8V Firefly, também de quatro cilindros, que entrega 101 cv a 6.000 rpm e 13,7 mkgf a 3.500 rpm com o combustível fóssil e 109 cv a 6.250 rpm e 14,2 mkgf a 3.500 rpm com o derivado da cana-de-açúcar.
Sobre o 1.3, segundo a Fiat, “trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro” – bem diferente do 1.4.
1.3 x 1.8
Com a Strada 1.3, em praticamente todos os casos, você não sentirá saudades do motor 1.8 16V EtorQ, que sempre bebeu muito e nunca entregou o desempenho que poderia. Muito disso porque a nova estrada 1.3 é cerca de 80 kg mais leve do que a antiga 1.8.
Apenas com a picape carregada o consumidor sentirá saudades (mesmo) do propulsor maior por causa do torque.
Fiat Strada por dentro
As portas dianteiras se abrem em 70º e as traseiras em 80º, facilitando o acesso.
Por dentro, algumas coisas ficaram bem legais, como o novo ar-condicionado e o aumento do espaço interno dianteiro e traseiro, no caso da versão cabine dupla – até três adultos de estatura mediana conseguem ter conforto atrás.
A cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil para os mais variados usos. A nova plataforma também permitiu a instalação de material fono-absorvente, contribuindo para o silêncio à bordo, junto com o funcionamento do motor 1.3 Firefly – bem diferente do ruidoso propulsor 1.4 Fire.
Painel é pura decepção
Mas o interior carrega um dos principais decepções da nova Strada: o painel. Quase uma cópia do encontrado no Mobi, ele pode até dar certo na versão menos cara, Edurance.
Mas, comprar um veículo que chega a R$ 85.000 e levar para casa o painel de um Mobi é de lascar. Tudo bem que algumas melhorias foram feitas, como no volante e no porta treco do lado direito, mas a minha decepção com esse aspecto foi gigante.
Controles de tração e estabilidade
A nova plataforma da picape permitiu novas suspensões, direção com assistência elétrica progressiva (nas versões 1.3 – ainda tem a antiga e superada hidráulica na 1.4), faróis de LED e, principalmente, controles de estabilidade, tração, bloqueio eletrônico de diferencial (E-Locker TC+) e assistente de rampa, que facilita a partida em subidas íngremes – todos de fábrica.
- E-Locker (TC+): em situações de off-road leve, auxilia em manobras em terrenos escorregadios e com a roda patinando. Ao acionar a tecla TC+, o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65 km/h.
- ABS Off-Road: o mesmo TC+ ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem do veículo quando é necessário o acionamento do ABS em superfícies deformáveis (areia, terra, brita, neve), permitindo o travamento da roda por breves instantes e formando “cunhas” de material na frente da roda. Esse material melhora a aderência dos pneus e a manobra, reduzindo a distância de parada em piso de pouca aderência.
Duas portas, dois airbags; quatro portas, quatro airbags
Enquanto as versões com cabine simples têm apenas dois airbags, todas as opções com cabine dupla têm quatro airbags de série, além de cintos de segurança frontais com pré-tensionadores e limitadores de carga, bancos que protegem os ocupantes do efeito chicote (whiplash) na coluna cervical em acidentes e apoios de cabeça para todos.
Proteção de crianças e pedestres
Na cabine dupla, a proteção para crianças conta com Isofix complementada por Top Tether, ancoragem superior que impede a rotação de cadeira infantil.
Além disso, toda a área frontal do veículo recebeu alguns cuidados de proteção ao pedestre. Segundo a Fiat, o indivíduo fica protegido nas partes baixa e alta das pernas, assim como também a cabeça, ao ter o corpo amortecido pelo capô.
Nova central multimídia UConnect
Com o atraso causado pela pandemia, e com o spoiler dado pela Toro, uma das principais novidades da nova Strada chega só agora (óbvio que junto com a picape): a nova central multimídia Uconnect 7”.
Com uma tela sensível ao toque de 7″, traz Apple CarPlay e Android Auto com projeção sem fio (wireless). É possível parear até dois smartphones. O sistema foi desenvolvido pela FCA no Brasil e permite integração com de navegação via Waze e Google Maps; música (Streaming | MP3); reconhecimento de voz (Siri | Google Voice); leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário.
Personalização
A tela é personalizável e exibe controle de todas as funções do veículo. Além disso, tem baixo reflexo diurno e brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplas conexões via Bluetooth e conta com computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.
Fiat Strada Edurance cabine simples (1.4) – R$ 63.590
- Airbag duplo frontal (motorista e passageiro)
- Alertas de uso de cinto de segurança do motorista
- Apoia-pé para o motorista
- Apoios de cabeça com regulagem de altura
- Ar-condicionado
- Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Computador de bordo
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Conta-giros
- Controles de estabilidade e tração (com bloqueio eletrônico de diferencial (E-Locker)
- Direção hidráulica
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Grade de proteção no vidro traseiro
- Grade frontal na cor preta
- Hill Holder (ativa o freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Indicador de marchas
- Indicador digital do nível de combustível
- Limpador e lavador do para-brisas
- Luz de iluminação da caçamba
- Luz de leitura
- Luzes de posição diurnas
- Maçanetas e retrovisores externos na cor preta
- Moldura dos para-lamas
- Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
- Porta objetos nas portas
- Porta-escadas
- Predisposição para Rádio
- Retrovisores externos com comando interno mecânico
- Revestimento do vão de carga
- Roda em chapa na cor chumbo 5.5 x 15′ + pneus 195/65 R15
- Suspensão elevada
- Tomada 12V
- Volante com regulagem de altura
Fiat Strada Edurance cabine dupla (1.4) – R$ 74.990
- 4 Portas
- 4 airbags: duplo frontal e laterais
- Alerta de uso do cinto de segurança passageiro
- Alertas de uso de cinto de segurança do motorista
- Alça de segurança lado passageiro
- Apoia-pé para o motorista
- Apoios de cabeça com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura
- Ar-condicionado
- Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Computador de bordo
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Conta-giros
- Controles de estabilidade e tração (com bloqueio eletrônico de diferencial (E-Locker)
- Direção hidráulica
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Grade de proteção no vidro traseiro
- Grade frontal na cor preta
- Hill Holder (ativa o freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Indicador de marchas
- Indicador digital do nível de combustível
- Limpador e lavador do para-brisas
- Luz de iluminação da caçamba
- Luz de leitura
- Luzes de posição diurnas
- Maçanetas e retrovisores externos na cor preta
- Moldura dos para-lamas
- Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
- Porta objetos nas portas
- Porta-escadas
- Predisposição para rádio
- Protetor de cárter
- Retrovisores externos com comando interno mecânico
- Revestimento do vão de carga
- Roda em chapa na cor chumbo 5.5 x 15′ + pneus 195/65 R15
- Suspensão elevada
- Tomada 12V
- Volante com regulagem de altura
Fiat Strada Freedom cabine simples (1.3) – R$ 69.490
- Airbag duplo frontal (motorista e passageiro)
- Ajuste do banco do motorista
- Alarme
- Alertas de uso de cinto de segurança do motorista
- Apoia-pé para o motorista
- Apoios de cabeça com regulagem de altura
- Ar-condicionado
- Capota marítima
- Chave com telecomando
- Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Comandos de áudio no volante
- Computador de bordo
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Conta-giros
- Controles de estabilidade e tração (com bloqueio eletrônico de diferencial (E-Locker)
- Detalhes externos na cor do veículo
- Direção elétrica
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- Faróis de neblina
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Grade de proteção no vidro traseiro
- Grade frontal na cor preta
- Hill Holder (ativa o freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Indicador de marchas
- Indicador digital do nível de combustível
- Limpador e lavador do para-brisas
- Luz de iluminação da caçamba
- Luz de leitura
- Luzes de posição diurnas
- Moldura dos para-lamas
- Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
- Porta objetos nas portas
- Porta-escadas
- Porta-luvas iluminado
- Retrovisores elétricos
- Revestimento do vão de carga
- Rodas em liga leve 15′ + pneus 195/65 R15
- Rádio com entrada USB
- Sensor de pressão dos pneus
- Suspensão elevada
- Terceira luz de freio
- Tomada 12V
- Travas elétricas
- Vidros elétricos dianteiros
- Visor de 3,5′ TFT no painel
- Volante com regulagem de altura
Fiat Strada Freedom cabine dupla (1.3) – R$ 77.990
- 4 Portas
- 4 airbags: duplo frontal e laterais
- Ajuste do banco do motorista
- Alarme
- Alerta de uso do cinto de segurança passageiro
- Alertas de uso de cinto de segurança do motorista
- Alça de segurança lado passageiro
- Apoia-pé para o motorista
- Apoios de cabeça com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura
- Ar-condicionado
- Capota marítima
- Chave com telecomando
- Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Comandos de áudio no volante
- Computador de bordo
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Conta-giros
- Controles de estabilidade e tração (com bloqueio eletrônico de diferencial (E-Locker)
- Detalhes externos na cor do veículo
- Direção elétrica
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- Faróis de neblina
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Grade de proteção no vidro traseiro
- Grade frontal na cor preta
- Hill Holder (ativa o freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Indicador de marchas
- Indicador digital do nível de combustível
- Limpador e lavador do para-brisas
- Luz de iluminação da caçamba
- Luz de leitura
- Luzes de posição diurnas
- Moldura dos para-lamas
- Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
- Porta objetos nas portas
- Porta-escadas
- Porta-luvas iluminado
- Protetor de cárter
- Retrovisores elétricos
- Revestimento do vão de carga
- Rodas em liga leve 15″ + pneus 195/65 R15
- Rádio com entrada USB
- Sensor de pressão dos pneus
- Suspensão elevada
- Terceira luz de freio
- Tomada 12V
- Travas elétricas
- Vidros elétricos dianteiros
- Visor de 3,5′ TFT no painel
- Volante com regulagem de altura
Fiat Strada Volcano cabine dupla (1.3) – R$ 77.990
- 4 Portas
- 4 airbags: duplo frontal e laterais
- Ajuste do banco do motorista
- Alarme
- Alerta de uso do cinto de segurança passageiro
- Alertas de uso de cinto de segurança do motorista
- Alça de segurança lado passageiro
- Apoia-pé para o motorista
- Apoios de cabeça com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura
- Ar-condicionado
- Bancos em revestidos em “couro” e tecido
- Barras longitudinais no teto
- Capota marítima
- Central multimídia com tela touchscreen de 7”
- Chave com telecomando
- Cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Comandos de áudio no volante
- Computador de bordo
- Console central com porta-objetos e porta-copos
- Conta-giros
- Controle eletrônico de estabilidade
- Câmera de ré
- Detalhes externos na cor do veículo
- Direção elétrica
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
- Faróis de neblina
- Faróis em LED
- Follow me home
- Freios ABS com EBD
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Grade de proteção no vidro traseiro
- Hill Holder (ativa o freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Indicador de marchas
- Indicador digital do nível de combustível
- Limpador e lavador do para-brisas
- Luz de iluminação da caçamba
- Luz de leitura
- Luzes de posição diurnas
- Moldura dos para-lamas
- Para-choque traseiro com estribos antiderrapantes
- Porta USB adicional
- Porta objetos nas portas
- Porta-escadas
- Porta-luvas iluminado
- Protetor de cárter
- Retrovisores elétricos
- Revestimento do vão de carga
- Rodas em liga leve 15″ + pneus 205/60 R15 ‘ATR’
- Santoantonio
- Sensor de estacionamento
- Sensor de pressão dos pneus
- Suspensão elevada
- Tampa da caçamba com nova tecnologia
- Tapetes
- Terceira luz de freio
- Tomada 12V
- Travas elétricas
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros
- Visor de 3,5′ TFT no painel
- Volante com regulagem de altura
- Volante revestido em couro
Opcionais
A gama da Nova Strada dispõe de pacotes de opcionais para atender variados gostos do consumidor.
Endurance
- Pack Worker (R$ 2.500): alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível e banco do motorista com ajuste de altura;
- Pack Audio (R$ 1.500): rádio, autofalantes, porta USB frontal e volante multifuncional);
- Pack Multimedia(R$ 3.490): central multimídia Uconnect 7”, display digital de 3,5″ no painel de instrumentos, alto-falantes, duas portas USB, controles de áudio no volante parcialmente em “couro”, câmera de ré e sensor de estacionamento.
- Capota marítima (R$ 800)
- Calota Endurance (R$ 150)
Freedom
- Pack Teck (R$ 2.990): central multimídia Uconnect 7”, alto-falantes, câmera de ré e sensor de estacionamento;
- Protetor de cárter (R$ 200).
Volcano
- Rodas de liga leve de aro 16″ (R$ 2.500).
As poucas opções monocromáticas de cores e seus preços (altos) são:
- Pintura sólida: Preto Vulcano – R$ 0
- Pintura sólida: Branco Banchisa – R$ 900
- Pintura sólida: Vermelho Monte Carlo – R$ 900
- Pintura metálica: Prata Bari: R$ 2.300
- Pintura metálica: Cinza Silverstone: R$ 2.300
- Pintura perolizada: Branco Alaska: R$ 2.500
Garantia de até cinco anos
A nova Strada, pela primeira vez, passa a contar com três anos de garantia de fábrica – demorou, mas finalmente aconteceu! Além disso, a Mopar, marca de peças, acessórios, serviços e atendimento ao cliente da FCA, oferece planos da garantia adicional de 12 ou 24 meses, podendo chegar a até 5 anos de cobertura total – válido até para clientes profissionais.
Revisões
As três primeiras revisões da nova picape da Fiat custam:
- Motor 1.3: R$ 1.284,00
- Motor 1.4: R$ 1.336,00
Acessórios
Há mais de 50 itens originais para personalizar a nova Fiat Strada como estribos laterais, santantônio, engate para reboque, divisor de caçamba, suporte de bicicleta, bolsas de caçamba, suporte para escada e até suporte interno de estepe, para aproveitar ao máximo o espaço de carga da cabine simples.
Resumo da obra
Se a primeira geração foi um fenômeno (um verdadeiro mito), revolucionando o segmento, a segunda geração da Strada chega com uma clara e bem-vinda evolução. Como vocês viram, a picape ficou maior, melhor, mais bonita, equipada, segura e com mais capacidade de carga.
Mas ela ainda deixa espaço para evoluir em aspectos muito importantes:
- Painel: com o perdão da expressão, é broxante pagar R$ 85.000 num carro com o painel do Mobi – decepção pura;
- Preço: outro balde de água fria. Valores chegaram já carregados pelos recentes (e constantes) aumentos da indústria;
- Câmbio automático: a ausência de uma transmissão automática irá limitar uma fatia ainda maior de mercado para a picape da Fiat. Pelo menos a correção desse problema está no horizonte;
- Motor mais potente: o motor 1.3 aspirado deveria ser o de entrada, tirando o 1.4 de linha e abrindo espaço para um propulsor mais potente e interessante para a picape.
Ainda assim, a nova Strada vai vender igual pão quente porque é uma excelente picape.
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A Fiat fez bem o dever de casa. Atacou os pontos fracos da Strada antiga e a colocou ela anos luz na frente de outras. As picapes hoje são os carros chefe da Fiat no Brasil. Toro e Strada tem tudo para manter a Fiat competitiva. Com os novos motores problemas antigos, como o velho 1.8, vão ajudar mais ainda.
A FIAt aposta numa nova direção, jovem e audaz.
Ótima reportagem mas não gostei deste carro. é FATO!