Mantendo toda a sua beleza de sempre e bom acabamento, a Fiat Toro 2021 chega ao mercado com mudanças na lista de equipamentos. Enquanto seus preços assustam, o potente, beberrão e “tapa-buraco” motor 2.4 dá adeus.
Antes de falar das novidades, vamos ver quais são as versões e os seus respectivos altos preços da linha 2021:
- Fiat Toro Endurance 1.8 Flex MT5 – R$ 99.990
- Fiat Toro Endurance 1.8 Flex AT6 – R$ 105.990
- Fiat Toro Freedom 1.8 Flex AT6 – R$ 117.990
- Fiat Toro Endurance 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 137.990
- Fiat Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 149.990
- Fiat Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 162.690
- Fiat Toro Ranch 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 169.990
- Fiat Toro Ultra 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 171.990
Ajuste de equipamentos
As versões topo 2021 da picape Toro, Ranch e Ultra, passam a contar, de série, com airbags laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, totalizando sete bolsas infláveis.
Com capacidade de carga que chega a 1.000 kg, a caçamba do modelo agora dispõe de luz com novo posicionamento no compartimento para privilegiar a iluminação com a capota marítima fechada.
Outra mudança na gama diz respeito à versão Volcano, que recebeu, como item de série, revestimento de “couro” nos bancos.
Fiat Toro 2021: nova central multimídia UConnect 7
Outra novidade é a nova central multimídia UConnect 7, item de fábrica a partir da versão Freedom, vinda da nova Strada e uma resposta à central VW Play do novo Volkswagen Nivus.
Com uma tela sensível ao toque de 7″, traz recursos como Apple Carplay e Android Auto com projeção sem fio (wireless). O sistema foi totalmente desenvolvido pela Fiat, o que, segundo a marca, “melhorou de forma significativa a experiência do usuário com o veículo, tornando mais práticas funções dos smartphones” – só testando mesmo para saber.
Mais detalhes da central multimídia UConnect 7
- Navegação via Waze e Google Maps;
- Música (Streaming | MP3);
- Reconhecimento de voz (Siri | Google Voice);
- Leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo;
- Integração com calendário
- Resolução: 1280 x 768 pixels (HD)
- CPU: 2.100 GHz
- Memória RAM: 2 GB
- Memória interna: 16 GB
Lista de equipamentos de série
Fiat Toro Endurance 2021 – R$ 99.990
A versão de entrada, Endurance, equipada com motor 1.8 flex e câmbio manual de cinco marchas, vem equipada com novas rodas de 16″ (pneus 215/65),0 grade de proteção do vidro traseiro e santantônio, chave com telecomando, ar-condicionado, direção elétrica; vidros e travas elétricas; freios ABS com EBD; controles eletrônicos de tração e estabilidade; Hill Holder; airbag duplo frontal; protetor de caçamba, cruise control (piloto automático), entre outros.
Essa configuração também oferece câmbio automático de seis marchas (R$ 105.990). Acima dela encontra-se a motorização 2.0 turbodiesel (R$ 137.990) – acoplada à transmissão automática de nove velocidades e com tração 4×4 – que acrescenta controle de descida (HDC), protetor de cárter e skid plate integrado ao para-choque dianteiro.
Fiat Toro Freedom 2021 – R$ 117.990
Antes versão de entrada e hoje intermediária, a Freedom 2021, que tem propulsor 1.8 flex e câmbio automático de seis marchas, tem os itens da Endurance com adição de volante revestido em “couro” com aletas para troca de marchas (paddle shift); reconhecimento de voz; ar-condicionado dual zone; apoio de braço central dianteiro com porta-objetos, barras longitudinais no teto, capota marítima, faróis de neblina com sistema Cornering, porta-escada; retrovisores externos elétricos com Tilt Down; rodas de liga leve de 16″ (pneus 215/65), sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, entre outros.
Com motorização 2.0 turbodiesel e transmissão automática de nove velocidades (R$ 149.990), acrescenta rodas de liga leve de 17″ com pneus ATR de uso misto (225/65).
Fiat Toro Volcano 2021 – R$ 162.690
Ex-topo de linha, a versão Volcano, que recebeu como item de série revestimento de “couro” nos assentos, agora é oferecida apenas com motor 2.0 turbodiesel e traz os itens da Freedom além de banco do motorista com regulagem elétrica; quadro de instrumentos com display de 7″ colorido com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa; porta-objetos debaixo do banco do passageiro; console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos; sensor de pressão dos pneus, faróis com sistema DRL, Keyless entry’n’go; partida remota; retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos (Tilt down / rebatimento / luz de conforto); rodas em liga leve de 18″ (pneus 225/60) e sensores crepuscular e chuva.
Fiat Toro Ranch 2021 – R$ 169.990
Agora com sete airbags, a versão Ranch 2021 tem propulsor 2.0 turbodiesel e câmbio automático de nove marchas. Além de tudo da Volcano, ela tem bancos em “couro” marrom, pintura no mesmo tom na moldura do rádio, saídas de ar, alça da porta e volante; barra de proteção do vidro traseiro, engate reboque removível; interior escurecido (revestimento do teto e colunas, alça de segurança, porta-óculos); para-barros dianteiros e traseiros; e Welcome Movement com fundo de tela específico da série no quadro TFT de 7″.
Fiat Toro Ultra 2021 – R$ 171.990
Também com sete airbags, motor diesel e transmissão automática de nove velocidades, a versão Ultra, o Fiat mais caro da história, tem tudo da Volcano além da dynamic cover que, segundo a marca, “oferece ainda mais segurança para o conteúdo colocado na caçamba, melhor vedação contra infiltração de água”. A tampa é removível, o que facilitará caso o cliente queira carregar a caçamba com objetos maiores que sua capacidade quando fechada. O modelo também apresenta itens exclusivos que diferenciam a versão.
Fiat Toro 2021 – Opcionais
A Fiat disponibiliza alguns pacotes de opcionais:
Versão Endurance 2021
- Pack Convenience: faróis de neblina com sistema Cornering; porta-escadas; brake-light; sensor de estacionamento traseiro; retrovisores externos elétricos com sistema Tilt Down + setas de direção integradas.
- Pack Convenience Multimídia: câmera de ré; central multimídia com tela de 7” touchscreen; Apple CarPlay Wireless e Android Auto Wireless; comandos de voz Bluetooth, MP3, rádio AM/FM, entrada auxiliar, 2 portas USB; 6 alto-falantes; volante em “couro” com comando do rádio e telefone; 2 tweeters no painel.
- Start & Stop
Versão Freedom 2021
- Pack Stile: bancos revestidos parcialmente em “couro” e descanso de braço traseiro central com porta copos
- Pack S-DESIGN: apoia-braço central traseiro com porta-copos; santantônio; pintura cinza na capa dos retrovisores externos; grade superior dianteira e barras de teto; estribos laterais pretos; interior escurecido (teto e colunas); cor específica da moldura da central multimídia, saídas de ar, alças das portas e aros dos alto-falantes; bancos revestidos com mescla de couro e tecido; painel das portas dianteiras revestidos em “couro” com costura preta; volante e kit chaves; faixas adesivas no capô e tampa traseira da caçamba; rodas com pintura escurecida; badge; logos; identificação de versão/motor escurecidos no exterior
- Start & Stop
Versão Volcano 2021
- Pack Deluxe Safe: teto solar; 5 airbags adicionais (laterais, cortina e joelho do motorista)
- Pack Safety: 5 airbags adicionais (laterais, cortina e joelho do motorista)
Motor 2.4 Tigershark dá adeus
A linha 2021 também trouxe a aposentadoria do motor 2.4 16V Tigershark, única alternativa entre o anêmico e beberrão propulsor 1.8 16V E.TorQ Evo flex e a caríssima motorização 2.0 16V Multijet II a diesel.
Motor | 1.8 16V E.TorQ | 2.4 16V Tigershark | 2.0 16V Multijet II |
Potência diesel | – | – | 170 cv |
Potência gasolina | 135 cv | 174 cv | – |
Potência etanol | 139 cv | 186 cv | – |
Torque diesel | – | – | 35,7 mkgf |
Torque gasolina | 18,8 mkgf | 23,5 mkgf | – |
Torque etanol | 19,3 mkgf | 24,9 mkgf | – |
Peso | 1.619 kg | 1.704 kg | 1.779/1.788/1.871 kg |
Tudo bem que ele também bebia muito, como o irmão 1.8. Mas, pelo menos, entregava desempenho, algo que o E.TorQ nunca conseguiu da maneira certa.
Sem ele, o enorme buraco de preço entre as linhas está de volta, e ficou ainda maior. Se antes ele era de R$ 15.800, agora é de R$ 20.000.
Resumo da obra
Se beleza sempre foi o seu forte – continua a mais bonita disponível no Brasil hoje -, a picape Toro segue acomodada, apoiada nas suas qualidades, boas vendas e na falta de uma concorrência direta para evitar alterações profundas.
Com isso, a mudança mais necessária para o modelo ficará, mais uma vez, para depois: a troca do motor 1.8 E.Torq, que não dá conta do recado em nenhum quesito (nem em preço) – atrasada por causa da pandemia do novo coronavírus.
Vamos torcer para que a linha 2022 traga uma motorização mais eficiente para o utilitário da Fiat e, também, preço mais acessíveis – a picape Toro está muito cara!
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Duro é ver um carro desse porte por mais de 100 mil com apenas dois air bags. Até carros de entrada já tem mais que a Toro. Os 7 air bags deveriam ser de série. Mas a Fiat deve estar preocupada com o número de vendas e não com o número pessoas que poderiam ser salvas em caso de acidentes.
Compre um Volvo.
Todas muinto top e modernas. Parabéns para os engenheiros técnicos e fucionarios em geral pelas voluções…