Dando uma pausa em notícias envolvendo o novo Coronavírus, hoje é dia 4/4 ou, como muitas marcas off-road gostam de chamar, “dia 4×4”! Várias delas, como a Mitsubishi, sempre se vangloriam na data de hoje. Troller também já colocou as manguinhas de fora. Mas, quem dá as cartas nesse momento é a Jeep, que produziu um vídeo e um infográfico interessantes para celebrar os seus 79 anos de vida.
Brincadeira recente na internet
Antes de falar da marcante história da Jeep, acompanhe esse vídeo com uma brincadeira musical que pega no pé dos principais defeitos do Renegade, especialmente o 1.8 flex: consumo altíssimo de combustível, falta de desempenho e porta-malas pequeno.
A marca sabe dos problemas e já conseguiu ampliar duas vezes o porta-malas do veículo (260 litros inicialmente e hoje com 320 l). Agora, o desempenho do motor 1.8 16V E.TorQ só vai melhorar quando esse propulsor for trocado pelo esperado 1.3 16V turbo, que deve ser mais leve, potente e econômico.
Sobre a falta de capacidade off-road citada no vídeo, essa não concordo muito não. Já vi Renegade diesel fazendo cada coisa, especialmente quando tem os pneus adequados.
Entre os pontos positivos, obviamente não citados no vídeo acima, estão o acabamento, a segurança e a lista de equipamentos de série, além da oferta de (caras) versões com tração nas quatro rodas e motor diesel.
História
A Jeep nasceu num dos momentos mais obscuros da história da humanidade, nas trincheiras da Segunda Guerra Mundial. Ela, ajudou na industrialização do Brasil e tornou-se sinônimo autenticidade.
De lá para cá, já são quase oito décadas de muita história para contar neste 4 de abril, dia comemorado internacionalmente pela referência numérica à categoria 4×4.
Para celebrar o “Jeep Day”, a marca preparou uma celebração especial integrada com um filme de aproximadamente quatro minutos, produzido pela Conspiração Filmes, sobre sua trajetória e estreita ligação com o off-road e o Brasil e um infográfico com momentos em que comprova porque não é só um SUV.
“O Jeep Day é uma data celebrada em todo o mundo para aproximar ainda mais a marca dos consumidores. Sinônimo de aventura, a Jeep tem muito o que comemorar por seus números no Brasil. Além disso, queremos estar cada vez próximos dos consumidores. Assim, nossa ideia é propor um dia de aventura e diversão, propósitos da marca, mesmo que dentro de casa. Queremos enaltecer o senso de comunidade para a legião de mais de 450 mil clientes que já fazem parte da nação Jeep e para os que ainda estão por vir”, afirma Alexandre Aquino, gerente-sênior do Brand Jeep para a América Latina.
No início deste ano (até começar a pandemia do Covid-19) a Jeep manteve o ritmo de vendas (diretas), ultrapassou a marca de 250 mil unidades do Renegade, lançado há cinco anos, e registrou a liderança do Compass no segmento de SUVs médios, sendo a marca responsável por 22% do total de SUVs em geral vendidos no Brasil.
Já foram comercializadas quase meio milhão de unidades Jeep no Brasil, segundo maior mercado da marca no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Filme Jeep Day
Infográfico com linha do tempo
Feito como uma linha do tempo, o infográfico mostra sete bons motivos para a Jeep comemorar o “Dia 4×4” como se fosse o seu próprio aniversário. Sete porque é o número de fendas da grade dianteira de todos os modelos Jeep em produção.
Entre os principais momentos desta história, a composição relembra fatos como o início da produção do Jeep CJ-5 no Brasil, em 1957, e a inauguração do Polo Automotivo Jeep, em 2015, em Pernambuco.
Parabéns, Jeep!
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Minha esposa tem um Renegade Longitude 2018. O carrinho é ótimo para o dia a dia. Rodamos em média 60 km por dia em circuito misto e ele faz 8.1 com etanol. (Valor do comp. de bordo) . Como sou alto o seu teto elevado trás conforto. Compramos porque na época era o melhor custo benefício com 7 air bags. Curtimos viagens curtas próximo de BH nos fins de semana e confesso que não tem carro melhor para fazer isso. Em Ouro Preto ele roda legal. Com certeza o novo motor (o antigo bebe, mas é confiável) aliado ao câmbio CVT (prefiro esse) trará mais conforto. Só lembrando que este é o único SUV compacto que tem a plataforma desenvolvida para ele ao contrário dos demais. Além disso, sua carroceria é única. De repente se na nova geração esticarem o entre eixos um pouquinho já vai fazer diferença. O Jeep tem defeitos sim, mas também muitas virtudes. Não é atoa que é o líder da categoria.