A Toyota ultrapassou o impressionante número de 15 milhões de veículos híbridos (HEVs) vendidos em todo o mundo desde o lançamento do Prius, em 1997. Com isso, a marca reduziu as emissões de CO2 em mais de 120 milhões de toneladas até o momento se comparado com as vendas de veículos a gasolina equivalentes.
História
A decisão da empresa de desenvolver veículos híbridos começou há mais de 25 anos, quando Takeshi Uchiyamada, presidente da Toyota desde 2013, liderou uma equipe para apresentar “um carro para o século 21”, que reduziria as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes nocivos.
O Prius de primeira geração foi lançado em 1997 na época da assinatura do Protocolo de Kyoto, que deu um novo impulso ao movimento ambiental. Atualmente, são 44 modelos híbridos das marcas Toyota e Lexus vendidos globalmente.
Conheça os principais destaques do novo Toyota Corolla 2020 – 1º híbrido flex do mundo
Mais de 23 anos
Durante esse período, a Toyota viu a demanda por seus veículos híbridos disparar à medida que combinou essa tecnologia inovadora com o design emocional possibilitado pelo lançamento de sua plataforma global TNGA – usada no nosso Corolla, o primeiro híbrido flex da história.
Mais alternativas
Embora a Toyota acredite que os híbridos sejam uma parte essencial da gama futura de veículos eletrificados, 20 anos de experiência em eletrificação também contribuem para a estratégia de diversificação de trens de força da empresa.
Ela não vê um cenário único nesse quesito, mas um futuro em que as diferentes tecnologias eletrificadas, incluindo veículos híbridos e plug-ins (PHEV), movidos a célula de combustível (FCEV) e bateria elétrica (BEV), fazem parte.
“Obviamente, precisamos trabalhar duro para melhorar o desempenho da bateria e reduzir os custos (de BEVs), o que estamos fazendo. Mas devemos ter um plano até superar os obstáculos relacionados aos BEVs e FCEVs. Enquanto isso, podemos contribuir nosso trabalho com os HEVs”, afirma Shigeki Terashi, diretor da Toyota Motor Corporation.
Híbridos no Brasil
No Brasil, a história teve início em 2013 com a introdução do Prius, que teve 323 unidades comercializadas naquele ano. Com dele, a Toyota entrou de vez na “era da eletrificação” e passou a buscar e trabalhar pela popularização dos híbridos.
Esforço que, seis anos depois, rendeu um total de mais de 14 mil veículos híbridos vendidos pela Toyota no Brasil – Prius responsável por 6.836 unidades neste período (46% do total).
A estratégia da Toyota mirava a utilização do Prius como desbravador do mercado, a fim de multiplicar os benefícios da tecnologia e sua aplicação, preparando a hibridização de todo o portfólio brasileiro.
2019: próximo passo do plano
Então veio 2019, com a apresentação dos novos RAV4 e Corolla híbrido flex, único no mundo. Ambos fecharam com participação de 60% do total de modelos híbridos vendidos pela marca, com 3.161 unidades e 3.635 unidades, respectivamente.
Segundo a Toyota, “isso significa que, em menos de seis meses ao longo de 2019, ambos modelos obtiveram demanda exponencial, o que mostra que a tecnologia híbrida no País começa a ser mais conhecida e seus benefícios já são percebidos pelo consumidor brasileiro”.
Lexus
O crescimento da popularização da tecnologia também se deve ao desempenho e posicionamento da Lexus, que contribuiu com quase 2.000 unidades híbridas vendidas nesta década.
A divisão de luxo da Toyota tem participação fundamental nessa trajetória com um portfólio praticamente todo composto por veículos híbridos. Destaques são: NX 300h, UX 250h, CT 200h e ES 300h.
Juntas, Toyota e Lexus representam 74% de todo o mercado híbrido desde 2013, com 16.916 veículos.
Híbrido flex – MELHOR SOLUÇÃO
Do meu ponto de vista, um carro híbrido com tecnologia bicombustível (flex), como o Corolla, representa o melhor hoje e em futuro de curto e médio prazo!
Isso porque o carro não precisa ser recarregado na tomada (como um elétrico, que pode puxar a energia de uma fonte extremamente poluente e não renovável) e pode ser abastecido com etanol, combustível renovável e que emite muito menos gases.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem