
Ainda com vendas muito boas, mas sem o mesmo vigor de outros tempos, o Jeep Renegade 2019 chega na hora certa, como um produto melhor, mais moderno, mais maduro, mas que, infelizmente, não evoluiu onde mais precisava.
Erro: conjunto mecânico continua igual
Infelizmente, o Jeep Renegade continua oferecendo o mesmo conjunto mecânico. A motorização a diesel, com transmissão automática de nove marchas, não mudou desde 2015, quando o modelo foi lançado – e é muito boa.

Mas não posso repetir as minhas palavras para o motor 1.8, mesmo depois da melhora da linha 2017. Não ter evoluído o “coração bicombustível” do SUV é, disparado, o maior erro da linha 2019. Aparentemente, não vale mais aprimorar ($$) o propulsor da família E.TorQ, pois, segundo rumores, o modelo da Jeep deverá receber a motorização turbo da linha Firefly no futuro.
O Renegade 1.8 flex continua com desempenho (no máximo) mediano e bebendo bem mais do que deveria, tudo isso graças à excelente, segura e pesada estrutura do veículo. Veja:
Modelo | Motor | Peso |
Jeep Renegade Sport | 1.8 16V flex | 1.413 kg |
Jeep Renegade Sport automático | 1.8 16V flex | 1.448 kg |
Jeep Renegade Longitude automático | 1.8 16V flex | 1.480 kg |
Jeep Renegade Limited automático | 1.8 16V flex | 1.527 kg |
Jeep Renegade Longitude automático | 2.0 16V diesel | 1.641 kg |
Jeep Renegade Trailhawk automático | 2.0 16V diesel | 1.674 kg |
A Jeep poderia ter, pelo menos, colocado o Renegade 2019 uma dieta. Se o Sport manual já é complicado, imagina a sofrência de quem dirige um Renegade Limited flex…
Motores do Renegade 2019
O motor 1.8 16V E.torQ Evo VIS desenvolve 135 cv de potência a 5.750 rpm e 18,8 mkgf de torque a 3.750 rpm com gasolina e 139 cv e 19,3 mkgf com etanol nos mesmos regimes de giro.
Já o propulsor 2.0 16V a diesel desenvolve 170 cv a 5.750 rpm e 35,7 mkgf a 1.750 rpm.

Visual quadrado moderno
Não parece tanto, mas o Renegade 2019 foi reestilizado. Confesso que isso me preocupava, mas o trabalho feito pela Jeep foi muito bom! O modelo manteve o seu estilo quadrado e robusto, mas ficou mais moderno e atraente.
A grade frontal, com as sete fendas, é nova. Nas versões Limited e Trailhawk, os faróis agora são de LED, tanto os principais quanto os de neblina, bem como as luzes diurnas (DRL) – bem alinhado com o da nova geração do Wrangler, “ícone máximo da marca” segundo ela mesma.
Esse conjunto de iluminação, com alcance mais de 50% superior ao padrão atual (de lâmpadas halogenas), também está disponível como opcional nas opções Longitude.

Nas versões Flex, outra novidade é o para-choque dianteiro, que proporciona ao modelo ângulo de ataque (entrada) de até 28° (chegando a 30º nas opções Diesel), o que aumenta a capacidade para enfrentar quaisquer adversidades que venham pela frente – inclusive aquelas rampas e garagens nas quais o Renegade, infelizmente, sempre raspava a sua dianteira.
“Sapatos novos” e detalhes das corres do Renegade 2019
Sempre de liga leve, as rodas ganharam novos desenhos em toda a linha 2019 do Renegade, com destaque para o Limited, que exibe aros de 19″, medida que, além exclusiva no segmento, é péssima para as nossas ruas esburacadas e caríssima para reposição (incluindo o pneu).
Quando o Renegade Limited é Cinza Antique, os contornos das aberturas da grade dianteira e as rodas são grafite. Se o veículo é na cor Deep Brown (disponível apenas nesta versão), tais detalhes ostentam acabamento bronze, com a grade grafite. Nas demais tonalidades do Renegade Limited, a grade, as rodas e outros pontos são em prata acetinado. Há duas novas pinturas: Jazz Blue e Billet Silver, esta exclusiva para os Longitude.

Traseira melhorou e porta-malas cresceu
Nunca achei a tampa traseira do Renegade um problema. Mas muita gente reclamava dela. Por isso, a Jeep fez uma alteração, acrescentando uma maçaneta externa, que, de acordo com a marca, torna a abertura mais “fácil e ergonômica”.
Outra coisa que mudou, graças à adoção do estepe temporário (o famoso “pneu fino”), foi o porta-malas. Se antes você tinha vergonha de usá-lo, agora ele subiu para razoáveis 320 litros – 47 l a mais. Segmento exige, pelo menos, 400 litros.
A exceção é o Trailhawk, que manteve o estepe full size por conta de sua “vocação maior para o fora de estrada”, mantendo também o porta-malas com uma capacidade ridícula: 273 litros.

Multimídia com mais recursos e tela maior
De série a partir das versões Longitude, o Renegade 2019 passa a contar com a maior tela multimídia da categoria: 8,4″. Ela faz parte do mesmo sistema Uconnect aplicado no “irmão maior”, Compass. Com ela é possível parear o smartphone por meio das interfaces Android Auto e Apple Car Play, para acessar pelo monitor do veículo aplicativos de navegação, como Google Maps e Waze e de música, a exemplo do Spotify e Deezer, apenas para citar alguns.
O Uconnect 8,4” permite ainda acessar as funções do ar-condicionado remotamente, por toques no monitor ou por comandos de voz. Segundo a Jeep, o tempo de resfriamento da cabine do Renegade 2019, em qualquer versão, ficou 20% mais rápido, graças a melhorias no sistema.

Multimídia com tela pequena
Nas configurações Sport 1.8 Flex, com câmbio manual ou automático, o Renegade 2019 tem de série o Uconnect 5”, com tela de toque e câmera de ré incorporada. A segunda entrada USB, que ficava dentro do porta-objetos central, agora está voltada para os passageiros traseiros, “democratizando” a utilização.
Painel do Jeep Renegade 2019
Ainda no painel, que tem um dos melhores acabamentos do segmento, a Jeep fez algumas mudanças. Os comandos do ar-condicionado são novos, bem como os porta-objetos, mais numerosos e espaçosos. Tanto o que fica à frente da alavanca do câmbio quanto o posicionado entre as poltronas, onde se abriu um novo nicho, para acomodar itens como um telefone celular.
Nas versões Diesel, o botão giratório do Selec-Terrain subiu um pouco para gerar mais amplitude na área ao redor.

Preços do Jeep Renegade 2019
A versão Custom, a antiga de entrada, pelo visto, deixou de existir. Pelo menos nada foi dito sobre ela na linha 2019 e, no site da marca, consta o preço da 2018: R$ 72.990.
O lado bom foi que a Jeep percebeu que era possível reduzir o preço do Renegade e fez isso na linha 2019, tornando o acabamento Sport novamente atraente. Confira:
- Jeep Renegade 1.8 Flex AT6 (exclusivo para PCD) – R$ 69.999
- Jeep Renegade Sport 1.8 Flex – R$ 78.490 (redução de R$ 7.000)
- Jeep Renegade Sport 1.8 Flex AT6 – R$ 83.990 (redução de R$ 8.000)
- Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex AT6 – R$ 96.990 (valor igual)
- Jeep Renegade Limited 1.8 Flex AT6 – R$ 103.490
- Jeep Renegade Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 125.490
- Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 136.390
Como reduziu o preço? Além de compensações na linha de montagem, as versões Sport perderam alguns equipamentos que antes eram de série, como alarme, sensor de estacionamento traseiro e faróis e lanternas de neblina.
Versões e equipamentos do Jeep Renegade 2019

Jeep Renegade Sport 2019
A versão Sport 2019 vem equipada, de série, com ajuste de altura e profundidade do volante; apoia-braço com porta-objetos; ar-condicionado; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível; computador de bordo; airbag duplo frontal; suspensão independente nas quatro rodas; freio a disco nas quatro 4 rodas com ABS, EBD e ESS (auxílio de frenagem de emergência); controles de tração, estabilidade (ESC) e anticapotamento; freio de estacionamento eletrônico; assistente de partida em rampa (HSA); direção elétrica; Isofix – pontos de fixação para assentos infantis (2 traseiros); piloto automático; retrovisores (com repetidor), travas e vidros elétricos (nas 4 portas), Stop&Start; tomada 12V; sistema de monitoramento indireto dos pneus (iTPMS), cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos; alarme; banco do passageiro rebatível com porta-objeto sob o assento; comandos do sistema de áudio e Bluetooth no volante; faróis de neblina; rack do teto; sensor de estacionamento traseiro; sistema de áudio Uconnect 5″ com 6 alto-falantes, entradas USB dianteira e traseira e câmera de ré; e rodas em liga-leve ato 16” e pneus 215/65 (AT6: aro 17″ e pneus 215/60), chave canivete, estepe de uso emergencial, ganchos de fixação de carga no porta-malas, entre outros.
Jeep Renegade Longitude 2019 – 1.8 flex AT6 e 2.0 diesel AT9 4×4
Itens da Sport AT6 com a adição de sistema multimídia Uconnect 8,4“, ar-condicionado de duas zonas com controle pelo monitor ou comandos de voz; novas rodas de liga leve aro 18” (pneus 225/55); alarme, banco do passageiro dianteiro rebatível; bancos revestidos parcialmente em couro com costura Ski Gray; faróis e lanterna traseira de neblina; sensor de estacionamento traseiro; tapetes em carpete e volante revestido em couro.

Jeep Renegade Limited 2019 – 1.8 flex AT6
Vem com os equipamentos do Longitude e ainda com faróis principais e de neblina de LED, luzes diurnas de LED, airbags laterais, de cortina e um para os joelhos do motorista (totalizando sete bolsas), novas rodas de liga leve aro 19″ (pneus 225/55); sensores crepuscular e de chuva; retrovisor interno eletrocrômico; Keyless entry’n’go; painel de instrumentos de 7″ colorido e configurável
Jeep Renegade Trailhawk 2019 – 2.0 diesel AT9 4×4
alavanca do câmbio com revestimento em couro; bancos revestidos parcialmente em couro com costura na cor vermelho rubi; estepe full size; faróis de xenon; faróis e lanterna traseira de neblina em LED; ganchos de reboque vermelhos (dois dianteiros e 1 traseiro); controle eletrônico de velocidade em descidas (HDC); molduras do painel e console na cor vermelho rubi, preto e metal Diamond; protetores do tanque de combustível, assoalho, cárter e transmissão; rack do teto na cor cinza e na cor preta; rodas em liga aro 17” (pneus 225/60 all terrain); suspensão off road com altura mais elevada do solo e tapetes em borracha.

Mopar: revisões e pós-vendas
Marca mundial de pós-vendas da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), a Mopar oferece uma promoção das três primeiras revisões grátis para quem adquirir um Renegade 2019 até 31 de dezembro de 2018 (compras de pessoa física).
A marca manteve o programa de manutenção com as revisões mais espaçadas do segmento: são realizadas a cada 12.000 km nas versões flex e a cada 20.000 km nas configurações diesel. Dessa forma, enquanto modelos concorrentes pedem seis revisões até 60.000 km, o SUV da Jeep exige o mesmo serviço cinco (flex) ou três vezes (diesel).

Cinco anos de garantia?
Além disso, por meio do programa Mopar Vehicle Protection (MVP), é possível contratar mais um ou dois anos de extensão de garantia, com duas opções de cobertura e planos a partir de R$ 2,08 por dia. Assim, o Renegade pode chegar a 5 anos de garantia (igual ao Hyundai Creta, que oferece essa garantia sem nenhum tipo de plano adicional).
Outro produto dentro do MVP é a Revisão Sob Medida. O cliente monta o próprio plano de revisões, chegando até 96 mil km para o Renegade flex e 100 mil km para o Renegade diesel. Há desconto de 5%, também se evitam os reajustes semestrais. O valor pode ser financiado junto com o veículo pelo Jeep Bank, diluindo o custo nas parcelas do veículo. Para completar, os produtos MVP são ligados ao chassi do veículo, aumentando a valorização na revenda.

Resumo da obra
As mudanças da linha 2019 devem manter o Renegade em alta por mais algum tempo, especialmente o bem-vindo corte de preço. O modelo continua agradando pela robustez, visual, acabamento e lista de equipamentos – e agora tem um porta-malas com volume aceitável.
Mas o SUV da Jeep sofre com a falta de força e com o alto consumo do motor 1.8 flex – o mais popular do mix de vendas. E esse problema deverá ser corrigido pela FCA num futuro, no máximo, de médio prazo.
Você compraria?
Agora, respondendo a quem me perguntou se eu compraria um, minha resposta é provavelmente não, pois, até R$ 90.000, por exemplo, prefiro investir nos concorrentes que oferecem mais espaço.
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Minha esposa tem um Longitude 2018. Escolhemos esse devido a preferência dela e da possibilidade de incluir o kit segurança compreto com 7 Air Bags. É muito confortável, mas falta motor. O consumo está em 8.4 no etanol e percurso médio de 70 km por dia misto rodovia/cidade. Como rodamos bem optamos por ele devido às revisões mais espassadas 12 em 12 mil km. Esta com 13 mil rodados e até o momento sem ocorrências.
mim apaixonei por esses jeep,carro dos meus sonhos,amei de verdade.
eu ainda vou pensar em comprar_lo
Quer mais espaço? Compre uma Kombi.. ( resposta ao site )
Jeep Renegad Limit turbo diesel 2019, excelente carro em tudo. Apesar de ter motor diesel não tem o barulho dos carros a diesel.