Em quase 12 anos do De 0 a 100, essa é a primeira vez que compartilho publicamente um carro que tenho na minha garagem: acabei de comprar um Ford Ka SE Plus 2019. A partir disso, pergunto: será que fiz uma boa escolha?
Por que o Ka SE Plus 1.0?
Eu queria trocar o meu veículo anterior por um carro um pouco maior e mais espaçoso para um motorista alto, como eu. Além disso, queria um carro mais moderno e com motor 1.0 mais eficiente, uma vez que o preço do combustível no Brasil está absurdo.
Olhei então várias opções no mercado e o Ka me apresentou o melhor custo/benefício, especialmente a versão SE Plus, que oferece, de série, ar-condicionado, direção, trava, retrovisores e vidros elétricos; capa dos retrovisores e maçanetas externas na cor do veículo; faróis de neblina; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; sensor de estacionamento traseiro; sistema Sync 3 com tela de LCD com 6,5″, multifuncional e touchscreen, com conectividade com Apple Car Play e Android Auto, conexão Bluetooth, duas entradas USB e comandos no volante; airbag duplo, freios com sistema ABS, ajuste de altura do banco do motorista e do volante; entre outros itens.
Leia também: Meu Ford Ka – Concessionária Roma Ford parece não querer muito contato comigo
Mas não vir com alarme de série (preferencialmente que sobe os vidros) é um ponto negativo.
Mas bom espaço interno e ausência de fechadura externa no porta-malas também fizeram a diferença – aspectos que pesaram diretamente na escolha.
Também pesou o fato do Ka ser o carro mais barato de manter entre os sete mais vendidos do mercado, segundo a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, considerando os custos que incidem sobre o veículo no período de três anos de uso: tributos, combustível e gastos de manutenção, como troca de óleo, pneus, lavagem e manutenção preventiva, até a depreciação na revenda.
Motor do Ford Ka SE Plus 2019
Eu queria um carro com um motor menor do que o meu anterior e que fosse mais eficiente em termos de consumo. Ainda que o Ka seja meio gordinho, com três cilindros e sem tanquinho de partida a frio, o propulsor 1.0 12V bicombustível do Ford Ka SE Plus 2019 parece promissor.
Ele desenvolve 80 cv de potência de 10,2 mkgf de torque com gasolina e 85 cv e 10,7 mkgf com etanol. São números até bons, mas que considero “justos” para mover os 1.037 kg do modelo, sem contar os passageiros.
Seu tanque leva bons 51 litros enquanto o porta-malas tem capacidade para razoáveis 257 litros (categoria “exige”, pelo menos, 280 l) – Ford priorizou o espaço para os passageiros sacrificando o de bagagem.
Primeiras impressões
Os primeiros contatos com o Ka têm sido bons. Carro fácil de dirigir, com a direção leve e bom espaço interno. A média de consumo, com etanol, na cidade, está em 7,2 km/l – razoável para o início, com tendência a melhorar com o passar do tempo.
O novo câmbio da linha 2019 se mostrou mais eficiente do que o usado até a linha 2018, com engates mais fáceis e precisos. O reforço estrutural aplicado na carroceria do Ka 2019 também fez bem ao veículo, que está mais gostoso de dirigir, parecendo mais “sólido”.
Agora, o fim da picada é o Ka SE Plus, o topo de linha do 1.0, não ter alarme de série. Tão ruim quanto é o fato de algumas concessionárias nem terem o dispositivo para instalar como acessório no início de setembro de 2018. Rede Ford realmente despreparada.
Outras opções
O Ka entrou na disputa com o Nissan March, Chevrolet Onix, Fiat Argo, Volkswagen Polo e Hyundai HB20. O HB20 foi o primeiro a ser descartado por causa da falta de confiança nas concessionárias da marca em Belo Horizonte e pelo espaço interno muito ruim para o motorista muito alto (por isso nem entrou no vídeo acima).
O segundo a sair do páreo foi o March SV: concessionária pouco amigável em termos de negociação e veículo aquém do esperado pelo preço pedido. Embora eu adore o March e, pela segunda vez, tenha considerado ter um, o valor agregado do Ka foi bem superior ao do simpático Nissan.
O carro mais vendido do Brasil foi o terceiro a cair: a concessionária Líder BH fez uma proposta excelente num Onix LT, valorizando bem o meu carro na troca, mas o fato de eu bater a cabeça no teto do Chevrolet, no banco do motorista, matou o modelo.
Esse também foi o problema do Argo Drive, além do fato da concessionária Automax, onde fui, ter feito a pior avaliação inicial do meu carro que seria usado na troca, e olha que ele era um Fiat! Uma vergonha!
Favorito para a minha garagem, o Polo foi o último a ser descartado: preço alto e falta de ajuste de altura do volante (tornando a posição de dirigir muito ruim) mataram o ótimo hatch da Volks no meu caso.
Negociação
Sobrou então o Ka. Estive na Pisa, na Forlan e na Roma Ford (antiga BH Ford), todas em Belo Horizonte (MG), para conversar.
Na Pisa, os descontos oferecidos para o Ka eram limitados e não ficou muito claro para mim o que poderia ser feito em termos de formas de pagamento e possíveis “brindes”.
Na Forlan, mais uma vez parecia que faltou ânimo para quem me atendeu em realmente querer me vender o carro. Isso já havia acontecido nessa revenda anos antes, quando quis comprar um Focus (e acabei comprando o Civic).
A Roma Ford Lourdes foi a mais amigável e a negociação durou cerca de 15 dias. Como eu tinha uma proposta melhor do Onix, pedi para eles a igualassem ou melhorassem, e foi isso que fizeram, resultando na compra.
Próximo capitulo
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Eu ficaria com o argo , e procuraria outra concessionária , automax e horrível o atendimento , devido essa experiência terrível hoje não sou mais cliente Fiat mais sim VW , concessionária Auto Lafaiete atendimento nota 10.
Boa compra com escolha direcionada para conforto, veículo com teto mais alto, e custo. Fiquei surpreso com o consumo de etanol na cidade. Tenho um HRV a dois anos e o computador de bordo vem indicando 7.1 com etanol na cidade tb em BH. Provavelmente com o tempo vc deve conseguir bem mais que isso. Agora ficaria na dúvida entre um Argo e o próprio KA. Mas as promoções da Ford para o KA estão muito boas. Não é à toa que é o segundo veículo mais vendido. Posta pra gente sua relação com o novo carro.
Oi Gustavo! O carro está com 700 km rodados, por isso o consumo ainda não está dos melhores. A tendência, realmente, é melhorar. Ainda não rodei com gasolina para medir e cheguei a conseguir médias melhores com etanol, como 7,3 km/l e 7,8 km/l, como também tive médias piores, como 6,5 km/l e 6,8 km/l. Já estou postando novos conteúdos sobre o carro, como a primeira impressão do pós-venda da concessionária. Depois virá um teste mais completo, um episódio do Teste do Alto e um vídeo sobre a película que coloquei no carro (não necessariamente nessa ordem). Um abraço!
Aluguei um Ka ano passado e fui para búzios , o consumo foi excelente na rodovia no álcool.
eu ja dirigi pela localiza o march, ônix e ka e posso dizer q dos 3 me senti melhor no ka. portanto fez sim a melhor escolha ate os 50mil. esse polo de entrada e bom mas muito caro pro q oferece enquanto o ka já vem completo e so perde no design e espaço interno pro polo. qto ao ônix eu tmb considero um excelente carro de entrada mas sofre do msm mal de quem e alto e já teve classic e o prisma derivado de celta… espaço ruim pra cabeça por causa do banco alto msm na regulagem mais baixa. tirando esse defeito o ônix e ka são as melhores compras entre os carros de entrada.
Ótima sua matéria sobre escolha do Ford KA. Quero ver o que ocorreu com o pós venda…abc
Desculpa, mas acho que tenha se confundido com a postagem do consumo em 7,2 km/l, ou esse Ka certamente está com algum problema.
A média é muito superior (mesmo no álcool).
Tenho um Ka do mesmo modelo, antes de adquirir pesquisei e aluguei por uma semana, tudo para ter a certeza do consumo, “que era minha maior preocupação”.
Sugiro que refaça o teste ou acione a garantia do seu Ka.
Oi Tiago. Em qual cidade você mora? Qual é a quilometragem do seu Ka? Pergunto isso porque Belo Horizonte não ajuda o meu Ka de jeito nenhum por causa da topografia. Meu carro tem 1600 km rodados. Um abraço!
A cidade, o motorista e a quilometragem são parâmetros de peso no consumo do mesmo carro!
Estou com pouco mais de 700km rodados e meu ka se plus na cidade faz 10,5!!!
Isso com etanol?
Assim como eu você dançou nosso carro não existe na tabela Fipe, se nós tivemos perca total nos vamos receber pelo SE, consulte e verá.
Cheguei nos 3.000km e senti uma melhora na economia da gasolina dentro da cidade, pois na estrada já achava bem econômico!Estou satisfeita mas o motor 1.5 teria sido uma melhor escolha…pensei na economia mas a “arrancada” é bem devagar…Achei estranho sua quilometragem pois o meu tá fazendo bem mais …em torno de 11 na cidade e nA estrada 16 km..talvez vc precise vê algo antes da revisão…
Oi Mari! Em qual cidade você roda com o carro? O meu sofre por ser 1.0 em Belo Horizonte.
Gente, estou indeciso entre o KA e Cronos, será meu primeiro carro e , portanto, não tenho muito conhecimento sobre carros. Poderiam opinar sobre qual é o melhor?
Tenho um KA SE Ano 2019 e tive outros modelos tbm , só uso gasolina aditivada , na cidade faz 14 , 5 km/L na estrada 19 ,5 a 20 dependendo da rodovia se duvidam façam o teste!! Ônix vem segundo e o pior em consumo HB20 !! ABRAÇO
Comprei o KA SE PLUS 2019 e dancei assim como vocês, nosso carro não EXISTE na tabela Fipe, falei com o representante do site da Fipe, ele respondeu que o problema é da Ford, que não passou o SE PLUS como modelo e sim como derivado do SE, para não pagar imposto, consulte a tabela Fipe e verá que nos perdemos dinheiro so por escolher o PLUS, em caso de ressarcimento de seguro vamos receber pelo SE….. FIPE e referência para todas as seguradoras ……..consulte ….
Eu achei o SE PLUS na FIPE (código de autenticação: tpgkccx2c98q / código FIPE: 003408-8)
Olá, estou interessado no la se plus 1.0, gostaria de saber como está o consumo do seu carro hoje, também moro em Belo Horizonte.
Obrigado.
Gente como entendo pouco de carro , estou precisando de ajuda. Estou querendo um carro sedan e estou na dúvida entre o ka sedan 1.0 se plus 2019 ou o Nissan Versa 1.0 conforto 2019. O que vocês acham, qual você escolheria? Preciso de ajuda.
Aluguel um ka se 2019 para testar. Na tela deu 7,5 km/l na cidade. Também fiz o teste na bomba/kilometragem e deu 11km/l. Tudo no etanol. O computador de bordo não é nada confiável.
Estou em dúvida entre o Ônix LT 1.0 2019 e o Fork Ka SE plus 2019/2020. Como é meu primeiro carro, poderiam me ajudar?
Acabei de comprar um ka Plus 1.0 estou na expectativa da economia.pois em designer ė nota 10.
Olá amigos, comprei recente te um Ka se Plus 1,5 aut. e fiquei muito desapontado com o consumo, míseros 5.2 com etanol na cidade. O consumo prometido e indicado pelo Inmetro foi um dos fatores que influenciaram na minha decisão de compra.
Sobre o que eu postei, será que eu conseguiria resolver fácil esse problema?
Oi, será qie nao poderia me ajudar? Estou pensando em comprar um desse, mas tenho zero conhecimento para carros!
Olá Renato, ótima matéria.
Reflete EXATAMENTE o que estou passando agora.
Quero trocar meu carro, e os carros levados em consideração são exatamente os mesmos, e ainda não fechei negócio, mas ficou claro pra também que neste momento a melhor escolha é o Ford Ka.
O carro é muito bom! Mas o pós-venda Ford, pelo menos em Belo Horizonte, é muito fraco. Já fechei a venda do meu Ka por causa disso. Mas, se o pós-venda Ford, na sua região, for, pelo menos, razoável, vale a pena.