Lambanças sucessivas com o Focus; New Fiesta apertado e caro; Fusion que demorou para evoluir; câmbio Powershift como uma fonte permanente de problemas (e desvalorização de carros)… mas se tem um modelo da marca que deu certo nos últimos anos, e que ficou ainda melhor, é o Ford Ka 2019.
Mesmo com o erro grosseiro ocorrido na linha 2018, quando a marca lançou o modelo 2018 duas vezes (primeira e segunda), a linha 2019 parece chegar para apaziguar os ânimos e dar sequência ao excelente momento do ótimo carro no Brasil.
Design do Ka 2019
O design do Ka 2019 tem novas grades, para-choques com grafismo em “C” e outras alterações que, segundo a marca, aumentaram a sua eficiência aerodinâmica. Na prática, o resultado ficou até bom, em especial na dianteira – prefiro a traseira do modelo 2018 hatch e do 2019 do sedã.
O design foi antecipado com a marca apresentou o seu “CUV” FreeStyle, o Ka vestido para aventuras urbanas.
O interior da linha 2019 exibe um acabamento um pouco melhor, com novos materiais de revestimento, texturas e cores que criam um ambiente um pouco mais agradável.
A linha oferece sete opções de cores modernas e elegantes: as sólidas vermelho Arpoador e branco Ártico (R$ 600), a metálica prata Dublin (R$ 1.350) e as perolizadas cinza Moscou (R$ 1.350), cinza Copenhagen (R$ 1.350), preto Bristol (R$ 600) e marrom Trancoso, esta última exclusiva do FreeStyle.
Nova central multimídia do Ford Ka 2019
Finalmente o Ka tem um som de verdade, e não mais aqueles sistemas ruins, confusos e com telas pequenas e de difícil visualização.
A central multimídia SYNC 3 conta com uma tela flutuante capacitiva de 6,5″, sensível ao toque e posicionada na parte superior do painel, o que favorece a visibilidade e o manuseio. Ela poderia ser um pouco virada para o motorista, e não tão “reta” para o meio do carro.
A novidade é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, permite o espelhamento do Waze e o acesso a vários aplicativos com comandos de voz. Ela é acompanhada de duas entradas USB no console, algo muito bem-vindo.
Carroceria reforçada
A Ford aproveitou para refinar também outros aspectos do Ka. A carroceria recebeu reforços estruturais e aço de alta resistência para aumentar a rigidez torcional e a segurança – mas ainda não foi desta vez que ganhou barras de proteção lateral (um absurdo!).
A suspensão traz uma nova calibração e a cabine oferece melhor nível de silêncio com a adoção de um pacote que inclui para-brisa acústico. Isso é realmente notado pelo motorista que conhece o Ka.
Mas onde foram parar os controles de tração e estabilidade para as versões 1.0?
Motores do Ford Ka 2019
Dos dois motores disponíveis para o Ka 2019, um delas é uma grande novidade.
O novo propulsor 1.5 12V Ti-VCT flex de três cilindros desenvolve 128 cv de potência e 15,6 mkgf (153 Nm) de torque com gasolina e 136 cv e 16,1 mkgf (158 Nm) com etanol. Essa motorização anda muito bem e tem um consumo interessante de combustível.
Já o 1.0 12V bicombustível também de três cilindros gera 80 cv de potência de 10,2 mkgf (100 Nm) de torque com o combustível fóssil e 85 cv e 10,7 mkgf (105 Nm) com o derivado da cana-de-açúcar. Esse propulsor tem um desempenho “justo” e tende a beber relativamente pouco.
Consumo Ford Ka 2019
Consumo – Linha 2019 (fonte: Inmetro) | Cidade | Estrada | ||
Etanol | Gasolina | Etanol | Gasolina | |
Ford Ka 1.0 | 9,2 km/l | 13,4 km/l | 10,7 km/l | 15,5 km/l |
Ford Ka 1.5 | 8,4 km/l | 12,5 km/l | 10,3 km/l | 15,0 km/l |
Ford Ka 1.5 automático | 7,8 km/l | 11,0 km/l | 10,1 km/l | 14,2 km/l |
Ford Ka 1.5 automático Titanium | 7,6 km/l | 10,9 km/l | 10,1 km/l | 14,0 km/l |
Ford Ka Sedan 1.0 | 9,2 km/l | 13,4 km/l | 10,7 km/l | 15,5 km/l |
Ford Ka Sedan 1.5 | 8,4 km/l | 12,5 km/l | 10,3 km/l | 15,0 km/l |
Ford Ka Sedan 1.5 automático | 7,8 km/l | 11,0 km/l | 10,1 km/l | 14,2 km/l |
Ford Ka Sedan 1.5 automático Titanium | 7,6 km/l | 10,9 km/l | 10,1 km/l | 14,0 km/l |
Novo câmbio manual
Complementando as novidades no conjunto mecânico, a Ford passa a disponibilizar um novo câmbio manual, de cinco marchas, que é cerca de 3 kg mais leve do que o anterior. A nova caixa MX65 conta com dupla sincronização nas primeira, segunda e terceira marchas, além da ré sincronizada.
O que isso significa na prática? Engates mais preciso e redução do nível de ruído – algo perceptível no dia a dia.
Câmbio automático
A Ford passou a oferecer para o Ka 2019, finalmente (pela primeira vez), a opção do câmbio automático tanto para o hatch quanto para o sedã – algo muito esperado pelos consumidores -, a partir da versão SE.
Nada de Powershift ou automatizado! A transmissão do pequeno Ford é a tradicional, com seis marchas e conversor de torque integrado. Seu sistema de trocas é feito por controle eletrônico, com sete solenóides e acionamento hidráulico. Conta também com um sistema de aprendizado adaptativo que se ajusta ao estilo de condução do motorista para definir o momento ideal das trocas.
Boa durabilidade, mas nada de paddle shift
O resultado é o funcionamento eficiente e silencioso, que aumenta o prazer de dirigir e contribui para popularizar os carros automáticos no mercado brasileiro. Outra característica importante da nova transmissão é a durabilidade: segundo a Ford, por usar óleo de ultrabaixa viscosidade, não requer troca durante todo o período de vida útil estimada do veículo, de 240.000 km.
Para os motoristas que gostam de comandar as trocas manualmente, o câmbio dispõe da função SelectShift, que pode ser acionada por meio de botões pessimamente localizados na alavanca de transmissão, tanto no modo Drive (D) quanto no modo Sport (S).
Versões do Ford Ka 2019
O Ford Ka 2019, hatch ou sedã, é oferecido nas versões SE e SE Plus com motor 1.0 e transmissão manual, ou motor 1.5 e transmissão manual ou automática; além da Titanium 1.5 automática. As versões S 1.0 e FreeStyle 1.5 são exclusivas do hatch, enquanto a SEL 1.5 só é disponível no Sedan.
Ford Ka S 2019 (hatch)
O Ka Hatch S de entrada já vem com ar-condicionado, direção elétrica, trava elétrica das portas, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, vidro elétrico dianteiro, quatro alto-falantes, iluminação do porta-luvas, banco traseiro bipartido 60/40, cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, entre outros.
Ford Ka SE 2019 (hatch e sedã)
O Ka Hatch SE acrescenta rádio My Connection com Bluetooth, compartimento para celular no painel MyFord Dock e maçanetas e retrovisores na cor do veículo.
Ford Ka SE Plus 2019 (hatch e sedã)
O Ka Hatch SE Plus tem os equipamentos do SE além de central multimídia SYNC 3 com tela flutuante de 6,5″, duas entradas USB iluminadas, vidro elétrico traseiro, retrovisor elétrico, rodas de aço de 15″, sensor de estacionamento e faróis de neblina.
Ford Ka SEL 2019 (sedã) e FreeStyle (hatch)
O Ka Sedan SEL e o FreeStyle (hatch) têm todos os itens do SE Plus e recebem mais quatro airbags (totalizando seis), assistente de partida em rampa (HLA), bancos revestidos parcialmente em couro, câmera de ré, controles de estabilidade e tração, roda de liga leve 15” com pneus 195/55 R15 (185/60 no hatch) e Sistema de Proteção anticapotamento com sensor de deriva (ARP) – exclusivo do FreeStyle.
Ford Ka Titanium 2019 (hatch e sedã)
Topo de linha, vem equipado com tudo do SEL além de alarme volumétrico, bancos revestidos em couro e Ford Power – partida sem chave.
Preços Ford Ka 2019
Os preços da linha 2019 do Ka estão dentro do esperado para o mercado brasileiro atual, ou seja, caros. Praticamente todas as versões deveriam custar o valor do acabamento imediatamente anterior. Exemplo: SE Plus deveria ter o preço do SE.
Por isso, NEGOCIE bem quando for comprar, pois você pode conseguir um valor mais real, pois pagar mais de R$ 70.000 não faz sentido para um Ka Sedan (não mais chamado de Ka+, graças a Deus).
- Ford Ka S 1.0 – R$ 45.990
- Ford Ka SE 1.0 – R$ 46.490
- Ford Ka SE Plus 1.0 – R$ 48.990
- Ford Ka SE 1.5 – R$ 52.490
- Ford Ka SE 1.5 automático – R$ 56.990
- Ford Ka SE Plus 1.5 – R$ 54.990
- Ford Ka SE Plus 1.5 automático – R$ 59.490
- Ford Ka FreeStyle 1.5 automático – R$ 68.490
- Ford Ka Titanium 1.5 automático – R$ 69.490
- Ford Ka Sedan SE 1.0 – R$ 49.990
- Ford Ka Sedan SE Plus 1.0 – R$ 52.490
- Ford Ka Sedan SE 1.5 – R$ 56.100
- Ford Ka Sedan SE 1.5 automático – R$ 60.600
- Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 – R$ 58.600
- Ford Ka Sedan SE Plus 1.5 automático – R$ 63.100
- Ford Ka Sedan SEL 1.5 – R$ 66.600
- Ford Ka Sedan Titanium 1.5 automático – R$ 71.600
Expectativas de mercado da Ford
De acordo com a marca oval azul, na evolução das tendências do segmento, o que mais chama a atenção é o avanço da conectividade nos veículos, hoje buscada por mais de 50% dos consumidores, e da transmissão automática, que há cinco anos era desejada por 5% dos clientes e agora chega a 30%.
Cresceu também de 1% para 5% o volume de compradores que querem atributos de utilitários nos carros dessa categoria.
Dimensões e números
Ford Ka hatch
- Comprimento: 3,941 m
- Largura: 1,911 m (com espelhos)
- Altura: 1,525 m (1,564 m FreeStyle)
- Entre-eixos: 2,49 m
- Porta-malas: 257 litros
- Tanque: 51 litros
- Peso: 1.033 kg (S 1.0); 1.037 kg (SE e SE Plus 1.0); 1.064 kg (SE e SE Plus 1.5); 1.086 kg (FreeStyle 1.5); 1.108 kg (SE e SE Plus 1.5 automático); 1.135 kg (FreeStyle e Titanium 1.5 automático).
Ford Ka Sedan
- Comprimento: 4,275 m
- Largura: 1,911 m (com espelhos)
- Altura: 1,525 m
- Entre-eixos: 2,49 m
- Porta-malas: 445 litros
- Tanque: 51 litros
- Peso: 1.045 kg (SE e SE Plus 1.0); 1.072 kg (SE e SE Plus 1.5); 1.084 kg (SEL 1.5); 1.115 kg (SE e SE Plus 1.5 automático); 1.135 kg (Titanium 1.5 automático).
Revisões do Ford Ka 2019
O Ford Ka 2019 é o carro mais barato de manter entre os sete mais vendidos do mercado, segundo a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, considerando os custos que incidem sobre o veículo no período de três anos de uso. O levantamento incluiu desde tributos, combustível e gastos de manutenção, como troca de óleo, pneus, lavagem e manutenção preventiva, até a depreciação na revenda.
Para o Ka, a Ford oferece e revisões com preço fixo. As três primeiras revisões anuais durante o período de garantia (3 anos) somam R$1.308 para os modelos com motor 1.0 e R$1.276 para os modelos 1.5.
O cliente também tem a opção de contratar um dos planos Ford Protect, com três, quatro ou cinco revisões, que nestes últimos casos ampliam a garantia original em mais um ou dois anos, respectivamente. Todos podem ter o valor incluído no financiamento.
Resumo da obra
Na há dúvida de que a Ford ouviu o consumidor e realmente melhorou a linha Ka em pontos antes questionados: acabamento, engates do câmbio, motor 1.5 ainda mais eficiente e, claro, oferta de câmbio automático e verdade – e não o problemático e esquecível Powershift.
Segurança também evoluiu, mas não entendo como um carro, em pleno século 21 e ano 2018, não tem barra de proteção nas portas. Também não entendo a estratégia de Ford de não popularizar os controles de tração e estabilidade também para as versões 1.0 , mais ou menos como acontecia na segunda parte da linha 2018.
Agora, o Ford Ka 2019 continua sendo uma das melhores opções de compra do segmento, pois tem um dos melhores espaços internos, é confiável, ganhou um sistema de som de verdade e uma interessante central multimídia, além da transmissão automática. Vai vender bem!
E, para 2020 (e não 2019 parte 2), que venha mais segurança, no mínimo, com controles de tração e estabilidade para toda linha.
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Ford k 2019
Defeitos grosseiros ar condicionad quebrado. A marchas travam o carro entra agua por baixo dos bancos traseiros agora se não fosse esses pequenos problemas seria ótimo ne .Mais com isso tdo é se torna um carro perigo de comprar por não ter estabilidade pra viajar e nem andar nas ruas
Responda Ford
Carro espetacular, conforto extremo, parabéns para a Ford!!!!
Muito silencioso e confortável para dirigir KA Sedan 1.5 SEL automático. Comando de voz, direção elétrica e outros mimos. O que não gostei é o consumo na cidade de 5,0 álcool e 6,5 gasolina, mas na estrada está muito bom com 10,5 álcool.