
O maior corredor com postos de carregamento para carros elétricos do Brasil e a América Latina entrou em funcionamento há pouco tempo, na Rodovia Presidente Dutra, em São Paulo. Uma pena que essa realidade ainda ainda esteja muito longe da nossa de verdade.
A iniciativa é fruto de uma parceria do BMW Group Brasil e da EDP, com apoio da Ipiranga. As estações de recarga vão permitir, pela primeira vez, realizar uma viagem completa em veículo elétrico entre as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa beneficia também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.
O projeto recebeu cerca de R$ 1 milhão em investimentos totais para a instalação de seis equipamentos de carregamento rápido localizados em postos de combustível Ipiranga, num trecho de aproximadamente 430 quilômetros entre as duas capitais. Com o objetivo de assegurar total autonomia aos veículos eletrificados, as estações de recarga rápida foram posicionadas a uma distância máxima de 122 quilômetros entre si.
São Paulo e Rio de Janeiro
Segundo minhas fontes, a escolha pela estrada que liga as duas capitais do sudeste aconteceu, obviamente, por questões financeiras. O segundo motivo foi a qualidade da Dutra, rodovia que liga as cidades.
Minas Gerais, com a maior malha rodoviária do Brasil, e vários estados do nordeste, com suas fazendas eólicas, perfeitas para abastecerem estações elétricas para veículos, não foram considerados. Quem sabe no futuro?
430 km?
O “corredor elétrico” de 430 km é o maior da América Latina, embora seja muito curto se levarmos em consideração o tamanho da região. Ainda assim, é muito melhor olharmos para lado positivo: é o primeiro e pode abrir caminho para outros “corredores” no Brasil, na Argentina, no Peru, no Chile e em outros países.
Tempo de recarga
De qualquer forma, entre as capitais paulista e fluminense, o tempo estimado para o abastecimento de um veículo com bateria de 22kWh é de 25 minutos para 80% da carga.Tempo para fazer um lanche e um pit stop no banheiro.
O abastecimento poderá ser feito por até dois veículos ao mesmo tempo em cada estação. Para carregar, basta conectar o automóvel ou motocicleta, seja elétrico ou híbrido, e iniciar as operações no painel do carregador.
Os carregadores estão localizados nos seguintes postos:
Razão Social | Endereço | Cidade |
SÃO JORGE DO PARATEI A P E SERV LTDA | Rod Pres Dutra S/N Km 179 | Guararema (SP) |
AUTO POSTO GAP SÃO JOSÉ LTDA | Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 9500 | São José dos Campos (SP) |
POSTO CLUBE DOS 500 LTDA | Rod. Presidente Dutra, Km 60, S/N | Guaratinguetá (SP) |
POSTO ESTRELA DA DUTRA LTDA | Rod. Pres. Dutra, Km 06, S/N | Queluz (SP) |
COMERCIAL H KARL ALLERS LTDA (MAMAO) | Rod. Presidente Dutra, Km 74, S/N | Piraí (RJ) |
P ABAST ALLERS LTDA (NACIONAL) | Rod. Pres. Dutra, Km 237 | Piraí (RJ) |
Preço da recarga
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou recentemente uma regulação específica para o segmento, que prevê a possibilidade de livre negociação de preços de recarga. No caso do corredor instalado pelo BMW Group Brasil e EDP, o uso será gratuito nos primeiros meses de funcionamento. Custos e procedimentos ainda serão decididos entre as empresas participantes e aplicados somente a partir de 2019.
Gasolina X Elétrico
Como referência, na comparação com um automóvel abastecido com gasolina e consumo aproximado de 10 quilômetros por litro, em média, o custo de reabastecimento dos carros elétricos corresponde a aproximadamente um quinto do valor gasto com combustível para percorrer o mesmo trajeto.

O que diz a BMW
“O futuro da mobilidade premium é eletrificado, conectado, compartilhado e autônomo. Trazemos para o Brasil a realidade de tecnologia global em produtos e serviços para seguir na liderança do desenvolvimento de novas tecnologias. Esta ação, antecipa futuros produtos eletrificados do BMW Group, a serem lançados em breve, no Brasil”, diz Helder Boavida, Presidente e CEO do BMW Group Brasil.
A BMW comercializa no Brasil os modelos elétrico i3 e o híbrido i8, disponíveis desde 2014. A empresa também esteve à frente na instalação de infraestrutura para carregamento, sendo responsável, junto a parceiros estratégicos, por instalar 100 pontos de recarga no território nacional.
O que diz a EDP
“Ligar as duas maiores metrópoles brasileiras com este corredor elétrico constitui um marco significativo na adoção de uma tecnologia que marcará o futuro da mobilidade. A EDP, eleita recentemente como uma das empresas mais inovadoras do setor elétrico brasileiro, interpreta esta parceria com a BMW como um movimento de liderança na transição para uma economia de baixo carbono”, afirma Miguel Setas, presidente da EDP Brasil.
Lá no posto Ipiranga
A Ipiranga incorpora a expansão dos pontos de recarga com o objetivo de reforçar o conceito da sua rede. “Os postos Ipiranga são conhecidos por serem convenientes e práticos, com toda oferta de serviço que nossos clientes precisam ao se deslocar entre um ponto e outro. Esse novo serviço mostra que estamos evoluindo junto com a indústria de energia e reforça a completude de soluções que queremos proporcionar aos nossos clientes”, disse Jeronimo Santos, Diretor de Varejo da Ipiranga.
Resumo da Obra
Por mais que a legislação ainda não beneficie combustíveis alternativos no Brasil e que o investimento na compra de automóveis elétricos e híbridos não se pague nem em médio prazo, a inauguração desse “corredor elétrico” é uma ótima notícia!
Quem sabe não serve de estímulo para o desenvolvimento de toda a cadeia.
Minha curiosidade será saber quanto custará para abastecer nesses seis postos a partir de 2019.
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