
Esse não é um duelo esquisito. Pelo contrário! Com a mais recente mudança de preços, Volkswagen Polo 1.0 e Move Up 1.0 disputam o mesmo comprador, que quer investir cerca de R$ 50.000 num carro. Enquanto um ataca pelo espaço, conforto e segurança, o outro contra-ataca com equipamentos, praticidade e economia de combustível.
E então, qual dos dois leva a melhor nesse duelo caseiro 2019?
- Chevrolet Onix X Chevrolet Agile
- Chevrolet Onix X Hyundai HB20
- Ford EcoSport X Renault Duster
- Ford New Fiesta Sedan 1.6 X Chevrolet Cobalt 1.8
- Nissan Versa X Chevrolet Cobalt
- Nissan Versa X Renault Logan
- Nissan Versa X Renault Symbol
- Nissan Versa X Fiat Grand Siena
- Peugeot 308 X Ford Focus
- Fiat Grand Siena Essence 1.6 X Fiat Linea Essence 1.8
- Nissan Kicks SV 1.6 CVT X Jeep Renegade Sport 1.8 AT6
- Honda Civic EXL 2.0 CVT x Toyota Corolla XEi 2.0 CVT
- Nissan Kicks SV 1.6 CVT X Honda HR-V EX 1.8 CVT
- Duelo “cruel”: Nissan Kicks S 1.6 CVT x Hyundai Creta Action 1.6 AT6
Preços e equipamentos
Move Up 2019
O Up deveria ser o veículo de entrada da linha Volkswagen no Brasil. Mas, definitivamente, preço nunca foi o seu forte. O modelo chegou mais caro do que o esperado e jamais brigou, de fato, com os outros carros de entrada do nosso mercado, como Fiat Mobi e Renault Kwid.
Mas a Volks deixou claro que não é isso que ela quer, especialmente depois da primeira (e única até agora) grande reestilização do compacto: ele ganhou mais equipamentos e tecnologia, mantendo o seu tamanho e praticamente o mesmo (alto) valor.
Na sua versão de entrada, Move, o Up custa R$ 51.290 com quatro portas e pintura sólida. Seu grande trunfo em relação ao Polo é a lista de equipamentos de série.

Principais equipamentos de série do Move Up 2019
Freios ABS com EBD e ESS (altera de frenagem de emergência); airbag duplo; cintos de segurança dianteiros e laterais traseiros de três pontos; três apoios de cabeça traseiros; palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico, direção elétrica; sistema de alarme com comando remoto (Keyless); sensores de estacionamento traseiro; banco do motorista com ajuste milimétrico de altura; 4 alto-falantes e 2 tweeters; alça de segurança dianteira no teto para passageiro; antena; ar-condicionado com filtro de poeira e pólen; chave tipo “canivete” com controle remoto; coluna de direção com ajuste de altura; computador de bordo; console central com porta-copo; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; encosto do banco traseiro rebatível; espelhos retrovisores externos na cor do veículo, com ajuste elétrico, luzes indicadores de direção integradas e função “Tilt-Down” (lado direito); faróis com máscara escurecida e moldura cromada; faróis de neblina; fixação de assento de criança com sistema ISOFIX / Top tether; iluminação no porta-malas; para-sol com espelho para o motorista e passageiro; rodas de liga leve aro 14″ com pneus de baixa resistência à rolagem 175/70 R14; sistema de som com rádio AM/FM, CD-Player, Bluetooth, MP3 e entradas USB / auxiliar / iPOD; suporte para celular; tampa do porta-malas com abertura elétrica “push button“; tomada 12V no console central; travamento elétrico das portas com controle remoto; vidros dianteiros elétricos; volante multifuncional revestido em couro, entre outros.
Polo 2019
O Polo contra-ataca apostando no seu conjunto, na segurança e, também, no preço. Sua versão de entrada, sem sobrenome, custa R$ 50.670 – isso mesmo, menos do que o Move Up.
Sua lista de equipamentos de série não é tão recheada e traz um pouco mais do que o trivial.

Principais equipamentos de série do Polo 1.0 2019
Freios ABS com EBD e ESS (altera de frenagem de emergência); quatro airbags (dois frontais e dois laterais); cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes; palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico, direção elétrica; sistema de alarme com comando remoto (Keyless); banco do motorista com ajuste milimétrico de altura; 4 alto-falantes; antena; ar-condicionado com filtro de poeira e pólen; banco traseiro com encosto rebatível; desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro; faróis duplos; fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX / Top tether; limpador do para-brisa com temporizador; maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo; para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro; rodas de aço aro 15″ com pneus 185/65 R15 e super-calotas; sistema de Infotainment “Media Plus” com rádio AM/FM, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e auxiliar; travamento elétrico e remoto das portas, porta-malas e tampa de combustível; vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” nos dianteiros; entre outros.
Polo X Up
Como vocês viram, o Move Up oferece uma lista de equipamentos superior, mesmo que isso custe (literalmente) um pouco mais. Por outro lado, o Polo tem preço mais baixo e vem menos equipado, embora não faça feio nos itens de série dessa disputa.
Por custar menos e oferecer mais itens de segurança, como quatro airbags e cintos de três pontos para todos, o Polo vence nesse quesito.
Resultado: Volkswagen Polo 1 x 0 Volkswagen Move Up

Desempenho e consumo
Polo e Up são equipados com o mesmo conjunto mecânico: câmbio manual de cinco marchas e o bom motor 1.0 12V de três cilindros da Volkswagen, que dispensa apresentações detalhadas e, também, o tanquinho de partida a frio.
Os números de torque são os mesmos, 9,7 mkgf com gasolina e 10,4 mkgf com etanol, enquanto os dados de potência são diferentes: enquanto o Up desenvolve 75/82 cv (g/e), o Polo é ligeiramente mais forte com etanol: 75/84 cv (g/e).

Diferença prática
Mas esses 2 cv extras, na prática, não fazem diferença. O Up anda mais e bebe menos do que o Polo. O principal motivo é o seu peso, 136 kg mais leve.
Up divertido
O motor 1.0 12V parece ter nascido para o Up – a harmonia é visível. O modelo é valente e divertido de dirigir, mantendo ótimas médias de consumo (veja abaixo). Seu câmbio também funciona bem, com engates precisos (na maioria das vezes).
Com menos de 3,70 m de comprimento, seu tamanho o torna mais prático na cidade, que é o seu ambiente de uso ideal, embora não faça feio na estrada.

Polo honesto
Já o Polo 1.0 12V pode ser considerado honesto. Anda até bem e não bebe muito, valendo o mesmo que falei acima sobre a transmissão (igual à do Up). Mas ele fica sempre atrás do irmão (mais velho e menor) em desempenho e consumo.
Mesmo maior, seu uso urbano também é ótimo, sendo um carro mais bem acertado na estrada do que o Up. Por ser mais baixo e “sentado”, o estilo de condução do Polo me agrada mais.
Ainda assim, Up ganha nesse quesito.
Volkswagen Move Up 1.0
- Potência: 75 cv a 6.250 rpm (g) e 82 cv a 6.250 rpm (e)
- Torque: 9,7/10,4 mkgf (g/e) a 3.000 rpm
- Comprimento: 3,689 m
- Largura: 1,645 m
- Altura: 1,504 m
- Entre-eixos: 2,421 m
- Porta-malas: 285 litros
- Tanque: 50 litros
- Peso: 922 kg
- Consumo (Inmetro): 9,6 km/l (e) e 14,2 km/l (g) na cidade // 10,6 km/l (e) e 15,3 km/l (g) na estrada
Volkswagen Polo 1.0
- Potência: 75 cv a 6.250 rpm (g) e 84 cv a 6.350 rpm (e)
- Torque: 9,7/10,4 mkgf (g/e) a 3.000 rpm
- Comprimento: 4,057 m
- Largura: 1,751 m
- Altura: 1,468 m
- Entre-eixos: 2,565 m
- Porta-malas: 300 litros
- Tanque: 52 litros
- Peso: 1.058 kg
- Consumo (Inmetro): 8,8 km/l (e) e 12,9 km/l (g) na cidade // 10 km/l (e) e 14,3 km/l (g) na estrada
Resultado: Volkswagen Polo 1 x 1 Move Up

Espaço, acabamento e conforto
Up briga só num quesito
Esse é ponto do duelo que menos favorece o Up e que pesou no resultado final. Por ter uma distância entre-eixos menor (apenas 2,421 m), seu espaço interno é bastante limitado. Por causa disso, o conforto fica prejudicado.
Levando em consideração o tamanho, o porta-malas do modelo é bom: 285 litros (Polo leva 300 litros).
Pelo menos seu acabamento melhorou a partir da linha 2018. A Volks colocou um quadro mais digno com a qualidade do carro, com três mostradores maiores e com uma tela de 3,5″ que mostra uma série de informações; painel com iluminação de led e volante semelhante ao do Golf, que, além da boa pegada, tem comandos do som, viva-voz e computador de bordo.

Polo Sapão
Do Golf também veio a referência de espaço interno do Polo, mas não da atual geração do modelo, mas sim da IV, o famoso “Sapão”. Ou seja, o Polo tem espaço e conforto muito superiores ao Up.
O acabamento é mais simples do que o esperado, mas ainda com vantagem para o Polo, que leva esse quesito do post e sacramenta a sua vitória.
Resultado: Volkswagen Polo 2 x 1 Move Up

Visual
Como sempre repito, visual é um quesito subjetivo e que não vale nota. O Polo tem um conjunto que me agrada bem mais, sendo mais moderno e agressivo. Sua dianteira é o ponto alto, enquanto a traseira, por parecer cópia de vários outros carros da marca, não agrada tanto.
A linha 2018 trouxe a nova linguagem global de estilo da Volkswagen ao Up. A dianteira ficou um pouco mais protuberante e agressiva, enquanto a traseira teve suas lanternas reestilizadas. Ainda assim, seu design não mudou tanto, mantendo o estilo “Mini Kombi”, mesmo que em menor proporção em relação à saudosa vovozona.
Resumo da obra
O Move Up 1.0 2019 é um veículo equilibrado, prático, bem urbano, que também vai bem na estrada, econômico e que anda bem. Sua lista de equipamentos é boa, mas seu valor de compra não ajuda.
E o preço mais baixo, associado a mais espaço, conforto e segurança deu a vitória ao Polo 1.0. Mesmo menos equipado em relação ao irmão menor e mais velho, entre os dois Volkswagen, vale mais a pena investir no novo compacto premium da marca.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Entre esses dois prefiro o VW Fox com motor 1.0 12v para rodar em BH. Pena que não fabricam mais.