
Há dois anos, descobri o segredo do Chevrolet Onix ser o carro mais vendido do Brasil. Até hoje, ele continua líder, vendendo muito, tanto 0 km, quanto no mercado de seminovos. Mas, entre as versões disponíveis, quais delas são as mais comercializadas e quais são as que mais desvalorizam?
Versão LT: mais vendida
De acordo com a Fenabrave, de janeiro a maio de 2018, o hatch compacto da General Motors foi o carro mais vendido do Brasil, com 73.403 unidades.
Entre o mix ofertado hoje pela empresa, as versões de entrada, Joy (com visual antigo), e intermediária, LT, representam cerca de 65% dos emplacamentos dos veículos 0 km.
Eu entendo esse número, afinal, o Onix Joy atrai pelo preço, enquanto o LT se destaca pelo melhor custo/benefício de toda linha – disparado. Veja como é o mix, segundo a Chevrolet:
Versão 2019 | Motor | Mix de vendas |
Chevrolet Onix LT | 1.0 e 1.4 | 35% |
Chevrolet Onix Joy | 1.0 | 30% |
Chevrolet Onix LTZ | 1.4 | 20% |
Chevrolet Onix Activ | 1.4 | 10% |
Chevrolet Onix Advantage e Effect | 1.4 | 5% |
Versão LT: a que mais e menos desvaloriza
Coincidentemente, quando falamos de revenda ou de comprar um seminovo, a versão LT também é a que menos e que mais desvaloriza nos primeiros dois anos – período em que o automóvel normalmente perde mais valor.
Um estudo realizado pela KBB Brasil revelou que a versão do Onix que menos desvaloriza é a LT 1.0, que perde apenas 7% no primeiro ano e 14% no segundo ano de uso (21% em dois anos).
Por outro lado, caso o comprador opte pelo Onix LT 1.4 automático, ele perderá 15% no primeiro ano e 22% no segundo – impressionantes 37% em dois anos. Prova de que, nesse caso, vale mais investir no Onix LTZ automático.
Confira o levantamento completo da KBB Brasil:
Versão | 0 KM | 2018 | 2017 | Desvalorização da linha 2018 em relação à 2019 | Desvalorização da linha 2017 em relação à 2019 |
Chevrolet Onix Activ 1.4 | R$ 57.290 | R$ 53.000 | R$ 49.820 | 8% | 15% |
Chevrolet Onix Activ AT6 | R$ 62.490 | R$ 57.000 | R$ 53.580 | 10% | 17% |
Chevrolet Onix Effect 1.4 | R$ 53.900 | R$ 49.000 | R$ 46.060 | 10% | 17% |
Chevrolet Onix Joy 1.0 | R$ 41.290 | R$ 37.500 | R$ 35.250 | 10% | 17% |
Chevrolet Onix LT 1.0 | R$ 43.990 | R$ 41.000 | R$ 38.540 | 7% | 14% |
Chevrolet Onix LT 1.4 | R$ 48.990 | R$ 44.000 | R$ 41.360 | 11% | 18% |
Chevrolet Onix LT 1.4 AT6 | R$ 53.990 | R$ 47.000 | R$ 44.180 | 15% | 22% |
Chevrolet Onix LTZ 1.4 | R$ 54.990 | R$ 49.000 | R$ 46.060 | 12% | 19% |
Chevrolet Onix LTZ 1.4 AT6 | R$ 59.990 | R$ 55.000 | R$ 51.700 | 9% | 16% |
*: AT6 = câmbio automático de seis marchas
Achei curioso que as versões Activ e Effect não são as que mais desvalorizam, levando em consideração que elas não são tão populares de acordo com o mix de venda do modelo.
De todo modo, o Chevrolet Onix é uma excelente escolha do mercado nacional, ainda mais depois das mudanças aplicadas na linha 2017 e do aumento da segurança estrutural da linha 2018.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Realmente é muito curioso o carro que tem o menos Mix de Vendas da linha ser o que menos desvaloriza anualmente… Agora falando sobre o Onix LT, eu concordo que o custo benefício é enorme e isso é muito bem refletido na quantidade de vendas e como é bem falado…