O que esperar do Toyota Corolla 2019?

Toyota Corolla GLi 2019
Toyota Corolla GLi 2019 ficou menos caro

O Toyota Corolla 2019 acabou de chegar às 250 concessionárias da marca em todo o Brasil. Líder incontestável de vendas e um dos melhores carros fabricados em solo nacional, o modelo chegou com mínimas novidades. Logo, o que podemos esperar dele?

Novidades 2019

Bem, o sedã médio continua oferecendo as mesmas versões e motorizações: GLi 1.8, XEi 2.0 CVT, XRS 2.0 CVT e e a topo de linha Altis 2.0 CVT.

A principal novidade na linha 2019 do Corolla está no reposicionamento de preço da versão GLi, que possui acabamento em couro e passou a ser comercializada por R$ 89.990 – o valor anterior era de R$ 92.690. Com a redução, a Toyota espera “intensificar a competitividade da opção de entrada da gama no mercado brasileiro”.

Essa versão foi testada aqui pelo De 0 a 100 no ano passado:

Corolla XEi 2019 muda por dentro

A outra mudança aconteceu na configuração XEi 2019, a mais vendida do portfólio Corolla, que passa a adotar acabamento interno na cor preta. Na prática, o resultado agrada, pois tudo ficou mais sóbrio.

Painel do Toyota Corolla XEi 2019
Painel do Toyota Corolla XEi 2019: interior ficou mais escuro

Cores do Corolla 2019

O Corolla 2019 continua sendo comercializado nas monocromáticas cores de sempre: branco perolizado, prata supernova, cinza granito, preto eclipse, vermelho granada, e na nova cor marrom urban. O Corolla XRS pode ser encontrado apenas nas cores branco polar e preto eclipse.

Motores do Corolla 2019

A linha Corolla 2019 mantém duas opções de motor: 1.8 16V Dual VVT-i DOHC, que rende 139 cv a 6.000 rpm e 17,7 mkgf de torque a 4.200 rpm com gasolina e 144 cv e 18,4 mkgf com etanol, nos respectivos mesmos regimes de giro; e 2.0 16V Dual VVT-i DOHC, que desenvolve 143 cv a 5.600 rpm e 19,4 mkgf a 4.800 rpm com gasolina e 154 cv a 5.800 giros e 20,3 mkgf a 4.800 giros com etanol.

Veja abaixo a nova tabela de preços da linha Corolla 2019

ModeloVersãoPreços
Corolla 2019GLi Couro 1.8R$ 89.990
XEi 2.0R$ 105.690
XRS 2.0R$ 111.270
Altis 2.0R$ 118.850

Toyota ainda mais Apple

O Corolla continua mais semelhante do que nunca com o iPhone! Não, eu não fiquei louco. Confira no vídeo abaixo:

 O que esperar do Toyota Corolla 2019?

Espere a mesma qualidade mecânica, conforto ao rodar, espaço interno interessante, porta-malas com boa capacidade (para a categoria), pós-venda que agrada, baixa desvalorização, fácil revenda – isso não muda há anos.
Mas saiba que, cada vez mais, o Corolla está se “segmentando”, pois, com a diminuição de preço, a versão GLi couro 1.8 CVT ficou mais atraente, enquanto a XEi 2.0 CVT continua sendo a “carro chefe da linha”.
Toyota Corolla XEi 2019
Toyota Corolla XEi 2019

O mesmo não se pode dizer das outras duas versões. É realmente uma pena que o Corolla Altis 2019 também não tenha sido “atingido” pela redução de preço como a GLi, pois seu valor beira impressionantes R$ 120.000.

Praticamente mesmo acontece com o “esportivo” XRS, passando de R$ 110.000 – não vale a compra porque o Corolla XEi é uma escolha muito mais equilibrada e racional.
Toyota Corolla XEi 2019 automático CVT
Toyota Corolla XEi 2019 é vendido com motor 2.0 e câmbio automático CVT

Resumo da obra

Enquanto o Chevrolet Cruze continuar um bom produto, mas inferior ao Corolla; enquanto a Ford continuar errando com o Focus Sedan (Fastback ou qualquer que seja o nome); enquanto o Citroën C4 Lounge continuar tímido; enquanto a Hyundai insistir em vender o Elantra de maneira equivocada; enquanto o Jetta não receber algum tipo de protagonismo pela Volkswagen; e, especialmente, enquanto Honda Civic (por capacidade produtiva) e Nissan Sentra (por importação) forem limitados no Brasil, o sedã médio da Toyota continuará intocável na liderança.
Mas isso por absoluta qualidade e merecimento.

Comentários

  • Ricardo disse:

    Lembrando que esta versão comparada com a anterior 2017 já conta com o tão esperado controle de tração. Um outro mimo que poderia alavancar as vendas seria teto solar a partir da versão XEi como ocorre em outros países. Enquanto isto, nos contentamos em trocar mimos por confiança na marca, qualidade do produto e baixa manutenção.

  • Paulo Cesar disse:

    Troquei o Honda Civic 2.0 LXR 2014 pelo Corolla XRS 2019, todos ótimos carros, mas o Corolla corre muito e tem um Motor que sobra. O XRS é lindo!

    • Maximus disse:

      Fiz o mesmo, e estou morto de arrependido. A central do Corolla é inútil e antiquada. Sinceramente, eu só não troquei por outro civic, porque a honda desvalorizou muito meu civic. A diferença foi de R$ 9 mil, aí não dá! A Toyota reduziu o preço do XEi para R$ 96k; e a honda nada fez. Não dá. Mas que o civic é infinitamente melhor do que o Corolla, eu não tenho dúvidas.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *