Quando foi lançado, simpático, com preços premium e meio sem emoção, com um painel feio e de leitura difícil, o Toyota Etios não estava pronto no Brasil. Prova disso foram as vendas iniciais mornas. Até os artistas apareceram mais do que o carro nos comerciais de lançamento.
A marca então promoveu mudanças, que foram boas, mas não suficientes. Eu testei o modelo e pude provar que ele é excelente em vários aspectos. Pouco depois, a família cresceu com o curioso “aventureiro” Cross e com o “refinado” Platinum. Veio então a linha 2015, que melhorou bem o veículo, mas fiquei com a sensação que faltava “A” evolução que, infelizmente, também não apareceu na versões 2016.
2017, 2018 e 2019
Mas a linha 2017 fez o Toyota Etios atingir a sua maturidade, trazendo motores mais potentes e econômicos, novos equipamentos, transmissão manual de seis velocidades e o tão esperado câmbio automático (mesmo que apenas de quatro marchas).
Quando o modelo 2018 apareceu, falei que o Etios avançou e chegou “ao ponto”, pois, além da manutenção das novidades da linha 2017, a marca corrigiu alguns erros e deixou toda a família com o visual atualizado (melhor, mas longe de ser um primor).
Agora, na linha 2019, o Etios passa a sair de fábrica com controles de tração e de estabilidade para quase toda linha, deixando de fora, infelizmente, apenas a nova (e sem sentido de existir) versão de entrada X-STD.
Nunca o modelo teve tanto potencial de venda!
E no mercado?
Ao longo de sua trajetória, o Etios se tornou um dos modelos mais vendidos pela Toyota no Brasil, embora tenha demorado para embalar.
Em 2015, a marca comercializou 61 mil unidades no mercado interno, e exportou outras 22 mil para Argentina, Paraguai e Uruguai, fazendo com que a fábrica de Sorocaba (SP), onde o veículo é produzido, operasse acima da sua capacidade nominal, de 74 mil unidades por ano – antes da ampliação da capacidade produtiva para 108 mil unidades anuais.
Finalmente emplacou
No ano de 2017, a linha Etios superou a marca de 70 mil unidades (somando as carrocerias hatch e sedã) vendidas no território nacional, atingindo sua melhor performance desde o início das vendas.
No cenário internacional, as vendas do Etios ultrapassaram as 40 mil unidades no ano passado, na soma de todos os destinos: Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras, fazendo com que a fábrica de Sorocaba, mais uma vez, operasse acima da sua capacidade nominal, de 108 mil unidades por ano.
Números de mercado desde o lançamento
Analisando o levantamento feito pela OLX, reparo que o Etios realmente teve uma vida movimentada à medida que o brasileiro foi se acostumando com ele – graças também às evoluções que a Toyota aplicou no carro.
- Entre 2013 e 2017, a venda de Etios cresceu ano após ano (+232% ao ano);
- A venda de Etios em 2017 cresceu 54% se comparado ao ano anterior;
- A venda do primeiro trimestre de 2018 mostrou crescimento de 26% frente ao primeiro trimestre do ano passado;
- Desde 2013 até agora, 138.540 Etios foram anunciados na plataforma;
- 66% dos Etios vendidos na plataforma foram sedãs e 34% foram hatches.
Evolução do preço do Toyota Etios
Desde o início, preço nunca foi o forte do Etios. Entretanto, a relação custo/benefício melhorou consideravelmente com as evoluções do veículo. Ainda assim, o que a Toyota pede pela versão Platinum, não importa a carroceria, é alto demais.
Veja os preços e versões do Etios no decorrer dos anos:
Toyota / PREÇO | Linha 2014 (9/14) | Linha 2015 | Linha 2016 | Linha 2016 (4/16) | Linha 2017 | Linha 2018 | Linha 2019 |
Etios X-STD | – | – | – | – | – | – | R$ 47.270 |
Etios X 1.3 | R$ 37.960 | R$ 38.380 | R$ 40.890 | R$ 41.890 | R$ 43.990 | R$ 45.990 | R$ 48.400 |
Etios X 1.3 AT | – | – | – | – | R$ 47.490 | R$ 50.890 | R$ 53.440 |
Etios XS / X-Plus 1.5 | R$ 41.520 | R$ 42.620 | R$ 45.290 | R$ 46.490 | R$ 48.995 | R$ 51.190 | R$ 54.920 |
Etios XS / X-Plus 1.5 AT | – | – | – | – | R$ 52.495 | R$ 56.090 | R$ 59.960 |
Ready 1.5 AT | – | – | – | – | R$ 59.780 | R$ 59.840 | – |
Etios XLS 1.5 | R$ 45.090 | R$ 46.220 | R$ 50.290 | R$ 51.390 | R$ 53.895 | – | – |
Etios XLS 1.5 AT | – | – | – | – | R$ 57.395 | R$ 61.390 | R$ 64.640 |
Etios Platinum 1.5 AT | R$ 47.090 | R$ 49.120 | R$ 52.090 | – | R$ 62.490 | R$ 64.990 | R$ 67.690 |
Etios Cross 1.5 | R$ 48.240 | R$ 49.190 | R$ 53.390 | R$ 54.790 | R$ 57.395 | – | – |
Etios Cross 1.5 AT | – | – | – | – | R$ 60.895 | R$ 64.290 | – |
Etios Sedã X-STD 1.5 | – | – | – | – | – | – | R$ 52.110 |
Etios Sedã X 1.5 | R$ 42.030 | R$ 42.470 | R$ 45.190 | R$ 46.390 | R$ 48.495 | R$ 50.690 | R$ 53.240 |
Etios Sedã X 1.5 AT | – | – | – | – | R$ 51.995 | R$ 55.590 | R$ 58.270 |
Etios Sedã XS / X-Plus 1.5 | R$ 44.070 | R$ 45.190 | R$ 47.990 | R$ 49.190 | R$ 51.695 | R$ 53.990 | R$ 57.770 |
Etios Sedã XS / X-Plus 1.5 AT | – | – | – | – | R$ 55.195 | R$ 58.890 | R$ 62.820 |
Etios Sedã XLS 1.5 | R$ 47.740 | R$ 48.880 | R$ 53.090 | R$ 54.290 | R$ 56.795 | – | – |
Etios Sedã XLS 1.5 AT | – | – | – | – | R$ 60.295 | R$ 64.190 | R$ 67.320 |
Etios Sedã Platinum 1.5 AT | R$ 49.740 | R$ 51.780 | R$ 54.990 | R$ 57.050 | R$ 65.990 | R$ 68.390 | R$ 71.150 |
Resumo da obra
Depois de tantas bem-vindas e necessárias evoluções, a geração atual do Etios entra agora na sua fase final de vida. A Toyota mexeu na picape Hilux, no Corolla, no Prius e agora concentra todos os seus esforços no Yaris (que deverá mexer com as linhas Corolla e Etios) e, em paralelo, no SUV CH-R.
O próximo da fila será o Etios, que, na sua segunda geração, será mais moderno do que o atual carro. Ainda é cedo para dizer, mas se a nova geração chegar com a mesma qualidade mecânica e confiabilidade, além de trazer um visual mais bonito, mantendo preços razoáveis, com certeza a Toyota um veículo com ainda mais sucesso no Brasil.
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Será que o CH-R Híbrido vem?
Parece que sim, antes das versões “normais”.
Eu comprei o Etios antes dele virar modinha. Na época que ninguém queria saber dele…em agosto de 2015. Se tinha 6 vídeos dele sendo avaliado no YouTube é muito. Ainda ganhei desconto de 6 mil reais na compra.
A Toyota usa bloco de alumínio,velas de irídio,virabrequim de titânio,dual vvt-i, tuchos hidráulicos.Injeção sequencial DENSO!Uma bobina por cilindro, coletor de escapamento integrado ao cabeçote, partida com linha de combustível aquecida nas partidas a frio, baixa taxa de compressão em relação aos concorrentes ( menos atraso de ignição por parte da ECU). As peças e o carro em si são desenhadas de uma forma que diminui o atrito,vibrações,ruídos,trepidações,consumo e calor. E aumenta muito a durabilidade.O Calor se dissipa rápido. Não usa correia dentada,usa corrente. O Motor é feito para durar mais de 500 mil quilômetros. O motor ele na verdade,tem 136 cavalos. Mas a Toyota botou um limitador para diminuir as emissões. Os 965 quilos ajudam também.Além do duplo comando na admissão e no escape.É bem estável. E esses 965 quilos + freios bem dimensionados dão a ele o carro que freia em menor espaço do segmento.
Seus rivais tem motores MANCOS e barulhentos. Etios 1.5 consegue fazer 0 a 100 em 9,7 segundos Hatch e manual. Sedan 10. Outros nem sonham com isso. Sofrem em ultrapassagens. Vou nem falar nada. Motor com várias queixas de aquecimento e problemas na homocinética.
O Etios é super equipado. A Toyota antes que era criticada por não instalar ESP no Corolla,agora VIROU O JOGO! O Etios tem ESP e assistente de partida em rampa em TODAS as versões. Os rivais nem SONHAM com isso ou só tem na versão top de linha. Tem 5 cintos de 3 pontos e 5 encostos de cabeças para todos os ocupantes. Tem Painel em TFT, Indicador de Economia de combustível,indicador de temperatura do motor,tem 562 litros no porta-malas, tem ajuste elétrico nos retrovisores(Virtus aspirado nem sonha com isso). Ainda consegue fazer boas médias de consumo sem ser nada manco. É muito silencioso. O Acabamento não é soft touch,mas é bem encaixado e tem borrachas na fixação. Tem um tecidinho onde apoia o corpo.Até o porta-malas tem acabamento,nenhuma lata ou parte da carroceria aparece.Tem muito isopor no estepe pra não fazer barulho. Algo raro no segmento.Enquanto na Honda temos um City que a Honda fala na revisão que é normal e ainda te cobra uma grana para tirar os grilos, e não resolve o problema em definitivo..
Fiat e GM ainda usam blocos de ferro de 8 válvulas. Motores beberrões. Até a Dacia (Renault) um tempo também usava. As duas primeiras usam os mesmos blocos que usavam há 30 anos. Esse papo de “16 válvulas dá problema” Dá problema nada! A Maior parte dos carros premium usa motor assim desde os anos 80.