Sem novidades realmente novas, Fenatran 2017 se destaca pelo otimismo e pela Mercedes!

Mercedes Benz AMG GT R
Mercedes Benz AMG GT R

A Fenatran 2017, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, não teve muitas novidades na 27ª edição, sendo bem morna, sem nada realmente inédito. Pelo menos os fabricantes estão mais otimistas com o setor. Coube à Mercedes roubar a cena!

A maior parte dos fabricantes de veículos para transportes presentes no SP Expo, em São Paulo (SP), está bem mais otimista em relação à recuperação do mercado de transportes no Brasil. Mesmo em ano eleitoral, 2018 deverá ser melhor do que 2017 e 2016 para o segmento.

Mercedes-Benz AMG GT R

Entre as novidades exibidas no evento, coube à Mercedes-Benz chamar todas as atenções – mas não foi para os seus caminhões. A marca apelou e levou AMG GT R, seu absurdo e bonito esportivo!

Com motor V8 4.0 32V, bi-turbo, o bólido desenvolve assombrosos 585 cv de potência e 71,4 mkg de torque. Quase uma sacanagem da marca alemã com os outros fabricantes levar seu esportivo na Fenatran 2017. Bom para os visitantes, que quase precisaram usar um babador.

Sua cor verde reforçava seu visual agressivo, com duas portas, capô grande e traseira curta. Definitivamente o veículo mais bonito exposto no evento. O GT R será o safety car do Grand Prêmio Brasil de Fórmula 1, em Interlagos (SP), em novembro.

Estande da Mercedes Benz na Fenatran
Estande da Mercedes Benz na Fenatran 2017

Mercedes-Benz

A Mercedes mostrou ainda o seu lendário caminhão 1111, que serviu de inspiração para o novo Actros 2020, uma série especial de 21 unidades inspirada no 1111 dos anos 1960. A van Sprinter também foi apresentada como uma edição especial pelos 20 anos de história com 20 unidades para vendas.

A marca anunciou um investimento de R$ 2,4 bilhões para a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e R$ 70 milhões para o campo de provas, projetando que o mercado de caminhões cresça 20% em 2018.

Volvo

A Volvo deu grande destaque para o seu veículo autônomo, desenvolvido pela engenharia da marca na América Latina, que já está sendo usado no agronegócio. A companhia anunciou que investe, em média, US$ 2 bilhões em todo o mundo para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Assim como a Mercedes, a Volvo acredita no crescimento de 20% no mercado brasileiro de caminhões acima de 16 toneladas em 2018.

DAF

Talvez a principal novidade da DAF foi o anúncio da chegada Paccar Financial ao Brasil. Com um investimento de R$ 100 milhões, o “banco da fábrica” começará a operar no país em 2019.

Mas a DAF apresentou também dois novos caminhões para o segmento off-road, voltados para a operação de madeira e cana-de-açúcar: CF85 e XF105.

MAN/Volkswagen

O protótipo E-Delivery, primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido no Brasil, foi o principal assunto da MAN/Volkswagen. Originalmente apresentado no Innovation Day da companhia, na Alemanha, o veículo começará a ser testado pelo Ambev a partir de janeiro de 2018, em São Paulo (SP). A bateria é carregada em até 15 minutos.

Além da nova linha Delivery, com seu visual polêmico, a MAN/Volkswagen apresentou na Fenatran 2017 o Constellation 33.440 6×4 off road (protótipo para operações canavieiras); Constellation 32.360 6×4 (atividades de mineração e construção); Constellation Robust (vocacionais); e MAN TGX 29.480 6×4 Crossover.

Ford

A Ford valorizou muito o seu protótipo Cargo Connect, um caminhão com tecnologias capazes de tornar a condução mais segura e conectada (alerta de ponto cego, controle do farol inteligente, pesagem da carga, frenagem automática de emergência, entre outros).

Além disso, a marca apresentou o protótipo do boné que avisa quando o caminhoneiro dorme ao volante. O boné emite luz, vibra e faz um som quando o motorista entra em “estado de sono”.

A marca tem expectativa de crescimento entre 10% e 20% para o mercado de caminhões em 2018 no Brasil.

Estande da Scania na Fenatran
Estande da Scania na Fenatran 2017

Scania

Na Fenatran 2017, a Scania enfatizou as melhorias nos serviços (programas de manutenção, análise individual de crédito, Driver Support, Scania Driver Coaching, entre outros).

Além disso, foram lançados o Scania Heavy Tipper (para o transporte de cargas no setor de mineração – até 25% de carga útil), ampliação da linha rodoviária com motores de 450 cv e 510 cv e o V8 Super Rodotrem de 91 toneladas (segmentos canavieiro, florestal e grãos).

Iveco

A Iveco anunciou um investimento de US$ 120 milhões para o desenvolvimento de novos produtos para o mercado Latino Americano entre 2017 e 2019.

Além disso, a marca apresentou uma série especial do Hi-Way e do Daily que comemora 20 anos de atuação da marca no Brasil. A Iveco mostrou ainda o novo Daily City e duas novas versões do Tector, que chegam em 2018.

Peugeot

A grande novidade da Peugeot foi o lançamento do novo Expert, van com capacidade de carga de 1,5 toneladas. O veículo, produzido no Uruguai, começou a ser comercializado na Fenatran por por R$ 79.990. Em 2018, terá a versão para passageiros.

A nova geração do Boxer deve agitar o segmento dos utilitários de até 2.700 kg de capacidade de carga em 2018.

ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *