Alugando carro na Localiza #2
Na primeiro post dessa série, a locação foi aprovada. Nesse segundo episódio, a situação não foi das melhores. Dessa vez o problema não estava nas pessoas, mas sim no automóvel, um Nissan March S 1.0 que deixou bastante a desejar, mas qual era o problema dele?
#2: Nissan March
Cheguei ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no meio da manhã de uma segunda-feira e fui direto guichê da Localiza. Eu tinha reservado um veículo da categoria econômico com ar-condicionado e, para esse dia, tinha pedido um Fiat Uno.
Depois de esperar na fila por cerca de 15 minutos, fui finalmente atendido. Como de costume, a Localiza não tinha disponível o carro que pedi. Eles me ofereceram então um Sandero 1.0 16V 2016 (espaçoso, fraco e beberrão) e um March 1.0, com seu espaço mais acanhado e seu econômico motor de três cilindros. Não tive dúvidas e fui de Nissan.
O carro
De longe já notei que o March estava diferente, mas não consegui perceber o que era. Ao chegar perto, observei que o modelo estava surrado – nitidamente um carro sem dono. O mais estranho era que ele tinha as calotas dianteiras com a logomarca da Nissan e as traseiras com a da Fiat – nunca tinha visto isso!
Abri então a porta do motorista e notei que o compacto fabricado em Resende (RJ) não secou direito depois da lavagem, uma vez que o cheiro de molhado ainda estava bem presente. Mas foi só abrir os vidros e deixar o ar circular para a situação melhorar.
Som e acabamento
Quando rodei a chave notei que o March já estava no seu ciclo final na Localiza, afinal, ele estava com mais de 25.500 km rodados. Essa “idade” toda podia ser vista no sistema de som com single din, que estava funcionando de maneira precária.
O acabamento também não era dos melhores, com painéis riscados e peças mal encaixadas. O porta-malas foi a principal fonte de ruído, uma vez que a tampa do bagageiro estava quebrada e mal presa, como vocês podem conferir no vídeo – quase uma escola de samba.
Avaliação | Nota/Informação* |
Loja | Campinas (SP) – Viracopos |
Diárias | Uma |
Processo de locação | 7 |
Tempo de espera na retirada | 6 |
Entregou o carro reservado? | Não |
Se não, a solução foi boa? | Entregaram outro da mesma categoria |
Situação do carro no ato da entrega | 3 |
Avaliação geral do veículo | 6 |
Tempo de espera na devolução | 7 |
Algum problema na devolução? | Não |
Se sim, qual? | – |
Precisou de van para ir/vir à/da loja? | Não |
Tempo de espera da van na “ida” | – |
Limpeza/Qualidade da van | – |
Tempo de espera da van na “volta” | – |
Limpeza/Qualidade da van | – |
Custo/benefício geral da locação | 7 |
De 0 a 100 | Nota geral da Localiza: 60 pontos |
*: Todo numero em algarismo que estiver na coluna da direita será uma nota. Se for por extenso, é uma informação.
Pelo menos o consumo não prejudicou
Se o acabamento estava ruim e o nível interno de ruídos elevado, o March compensou com um bom funcionamento do motor 1.0 12V de três cilindros (77 cv e 10 mkgf com qualquer combustível). Ele não me deixou na mão na estrada e fez um bom papel na cidade – sempre rodando sozinho e sem exigir muito do veículo.
De acordo com o computador de bordo do compacto, a média, com etanol, foi de 12,3 km/l na estrada na ida (entre Campinas e Sorocaba) e 11,4 km/l na volta. A diferença aconteceu principalmente por pequenas variações de velocidade (entre 100 km/h e 110 km/h), uso do ar-condicionado e temperatura.
Ainda assim, a média combinada foi de 11,85 km/l – boa, mas que poderia ser um pouco melhor pelas circunstâncias – porém compreensível pelo estado do veículo.
Devolução
Enchi o tanque de etanol e voltei para Viracopos. Fui até o guichê da Localiza e, diferente da retirada, a devolução ocorreu dentro do esperado. Nesse aeroporto não existe a necessidade de pegar uma van para ir e voltar da loja, o que é uma vantagem.
De 0 a 100 – nota da Localiza
Nesse segundo episódio, a Localiza merece 60 pontos em 100 pontos possíveis. É uma nota correta porque tive um atraso na retirada do veículo que, infelizmente, estava em situação quase degradante, com visíveis problemas de acabamento. Pelo menos ele compensou mecanicamente e até no consumo.
Resultado final: a locação na Localiza foi mediana, bem no limite entre ruim e média.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
Eu acho que esse March revela a existencia de uma parceria estrategica entre a FCA e a Renault-Nissan, que ninguem sabia!! hahaha
hahahahahahahahahahahahahahahahahaha
Futura fusão?