Um dos carros mais legais da história quase arruinou os Guardiões da Galáxia Vol. 2. O lendário Ford Mustang King Cobra, de 1978, por incrível que pareça, foi o protagonista da cena mais complicada de todo o filme! Entenda!
Guardiões da Galáxia Vol. 2
Missouri (EUA),1980: um jovem casal passeia no “Rei Cobra” ouvindo e cantando “Brandy You’re a Fine Girl”, da banda Looking Class. Os “tetos solares” do bólido e a voz de Meredith Quill (Laura Haddock) abafam o som do motorzão V8, que está debaixo do capô do veículo dirigido por Ego (Kurt Russell).
Para quem ainda não assistiu, essa é a cena de abertura do divertido filme Guardiões da Galáxia Vol. 2 (trailer acima, mas sem a cena que comentei – veja frames dela na galeria abaixo). Para um amante de carros, foi um prato cheio, pois vimos o icônico modelo da Ford desfilando pela telona. Mas quem poderia imaginar que gravar essa tomada foi a cena mais complicada de todo o longa metragem?
Um dia para tudo
O maior desafio cinematográfico não foi nenhuma cena de luta, batalha espacial, perseguição ou alguma outra tomada. Quem deu muita dor de cabeça para a produção do filme foi o Mustang King Cobra.
Pelo menos foi o que disse o cineasta e diretor do longa, James Gunn:
“O dia em que filmamos a abertura com Ego & Meredith Quill, o Ford Cobra quebrou duas vezes por um período de algumas horas. Em tempo de set, isso são oito anos. Nós tínhamos apenas um dia neste local de estrada e um dia com o helicóptero do qual filmamos a cena de abertura aérea. Então, eu estava tenso quando o pessoal tentou colocar o Cobra (pintado nas mesmas cores da nave Milano e do planeta de Ego) para funcionar novamente. O dia estava acabando, mas, eventualmente, conseguimos fazê-lo funcionar. As últimas filmagens não foram utilizadas porque estava ficando muito escuro. São dias como este que justificam porque não considero as filmagens a minha parte favorita de dirigir um filme”.
Ou seja, o venerado Ford Mustang King Cobra quebrou duas vezes no mesmo dia, atrapalhando as gravações do filme – e eles só tinham aquele dia para fazer a cena de abertura! Nem Hollywood estava de um carro com problemas mecânicos, não importa quase seja ele.
Ford Mustang King Cobra
O King Cobra de 1978 é considerado um dos mais icônicos Mustangs por causa do seu visual, com destaque para o teto e, principalmente, por ser uma série especial – foram apenas 4.313 unidades vendidas. Quem cresceu nos anos 1980 se lembra desse modelo nos filmes, brinquedos e, claro, nas ruas.
O curioso é que esse Cobra está longe de ser um desempenho de rei. Seu grande motor V8 5.0 desenvolvia apenas 135 cv de potência, suficientes para o modelo ser acelerado de 0 a 100 km/h em um pouco mais de 10,2 s e atingir 151 km/h de velocidade máxima.
Não perde a majestade
Mesmo sem alta performance e com direito a problemas técnicos assim, o Mustang King Cobra não perde a majestade, nem na vida real, nem no filme, que é divertido, embora o primeiro seja mais legal.