Em time que está ganhando não se mexe, certo? No caso da indústria automotiva, isso também acontece, mas algo sempre muda: o preço. Foi o que aconteceu com o Ford Ka 2018, que não recebeu nenhuma alteração, mas ficou mais caro. A única novidade é a versão “aventureira” Trail, que finalmente foi lançada.
Então, primeiro falando do que não mudou, todas as versões do Ka são as mesmas, mantendo os mesmos equipamentos, visual, motores, os mesmos números de potência e torque. Isso vale para o hatch e para o sedã, Ka+.
Ou seja, todos a linha Ka 2018 sai, de série, com airbag duplo frontal, quatro tapetes de borracha, abertura elétrica do porta-malas, ajuste de altura da coluna de direção, ar-condicionado, chave canivete com controle remoto, sistema ISOFIX, direção elétrica, faróis dianteiros escurecidos, freios ABS com EBD; indicador de troca de marcha no painel; limpador e desembaçador do vidro traseiro; maçanetas e espelhos retrovisores externos na cor do veículo; My Connection com comandos de voz (rádio AM e FM com conexão USB, Bluetooth e para iPod) e My Ford Dock; palhetas do tipo “Flat-Blade”; trava elétrica das portas com controle remoto; vidros elétricos dianteiros um toque p/ baixo/cima (motorista); banco traseiro bipartido 60/40; cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos, entre outros itens.
Motores e câmbio
Tudo igual debaixo do capô. O 1.0 12V de três cilindros desenvolve 80 cv de potência e 10,2 mkgf de torque com gasolina e 85 cv e 10,7 mkgf com etanol, enquanto o 1.5 de quatro cilindros gera 105 cv e 14,6 mkgf com o combustível fóssil e 110 cv e 14,9 kgfm com o derivado da cana-de-açúcar.
A única opção de câmbio é a manual de cinco marchas. A Ford continua insistindo em não oferecer transmissão automática para o Ka e para o Ka+, item que praticamente todos os concorrentes já tem. Pior para a marca oval azul…
Ka Trail, o “aventureiro”
A única novidade de verdade da linha 2018 é a nova versão “aventureira” Trail, que foi mostrada no Salão do Automóvel do ano passado. Visualmente, o modelo tem faixas especiais nas laterais e traseira, rack de teto, molduras nas caixas de rodas, faróis de neblina, maçanetas e retrovisores na cor cinza Londres, apliques nos para-choques e lanternas traseiras fumê. A cabine vem com bancos revestidos em couro sintético e tecido, pedais de alumínio, soleira protetora na porta e tapetes personalizados.
É o kit de design básico para qualquer hatch que queira parecer pronto para aventuras. Ruim não ficou, mas poderia ter ficado bem mais legal. Mas, com certeza, a Ford preferiu não gastar demais nessas alterações em virtude do mercado retraído.
Mudanças mecânicas “off-road”
O Ka Trail teve sua altura em relação ao solo ampliada em 3,1 cm (para 20 cm), recebeu novas molas e amortecedores, barra estabilizadora dianteira maior, eixo traseiro mais rígido e novos coxins do motor com amortecimento hidráulico. Os freios ABS também foram recalibrados e recertificados, assim como a direção elétrica.
Fecha o pacote o uso agora de pneus Pirelli ATR 185/65 R15 de uso misto: – 50% em estrada e 50% fora de estrada; ótimos para trilhas e ruins para a cidade, pois sacrificam o consumo de combustível em virtude da maior aderência.
Tudo isso para ser capaz de enfrentar trilhas leves com mais facilidade, além das nossas “belas” ruas das cidades.
Confira os preços do Ka, Ka Trail e do Ka+ 2018
- Ford Ka SE 1.0 – R$ 43.760 (antes custava R$ 43.290)
- Ford Ka SE Plus 1.0 – R$ 46.390 (R$ 45.650)
- Ford Ka Trail 1.0 – R$ 47.690
- Ford Ka SEL 1.0 – R$ 50.590 (R$ 49.790)
- Ford Ka SE 1.5 – R$ 48.090 (R$ 47.390)
- Ford Ka SE Plus 1.5 – R$ 50.490 (R$ 49.750)
- Ford Ka Trail 1.5 – R$ 51.990
- Ford Ka SEL 1.5 – R$ 54.690 (R$ 53.890)
- Ford Ka+ SE 1.0 – R$ 46.790 (antes custava R$ 46.290)
- Ford Ka+ SE Plus 1.0 – R$ 49.490 (R$ 48.790)
- Ford Ka+ SEL 1.0 – R$ 53.590 (R$ 52.790)
- Ford Ka+ SE 1.5 – R$ 51.290 (R$ 50.490)
- Ford Ka+ SE Plus 1.5 – R$ 53.790 (R$ 52.990)
- Ford Ka+ SEL 1.5 – R$ 57.890 (R$ 56.990)
- Ford Ka+ SEL Plus 1.5 – R$ 60.690 (R$ 59.790)
Resumo da obra
Você pode até pensar em essa elevação de valores é justificada em virtude da inflação, mas, ainda assim, isso não é suficiente se lembrarmos como os carros no Brasil, em linhas gerais, estão caríssimos, pois amontadoras preferem lucrar o máximo possível por unidade vendida do que lucrar mais pelo número de carros comercializados.
Definitivamente o aumento de preços da linha 2018 não se justifica, pois o Ka não recebeu absolutamente nenhuma melhoria; ou seja, o consumidor só perdeu com essa piora da relação custo/benefício do bom carro da Ford. Se, pelo menos, controles de tração e estabilidade fossem de série em toda linha Ka…
Já o Ka Trail chega para compor a oferta da marca, aproveitando que o brasileiro adora ter um carro que parece ser para aventuras. É uma opção até legal, mas não vale a compra porque ficou cara demais. Melhor pagar R$ 1.500 na agora mais cara versão SE Plus.