Recentemente, descobri o segredo do Onix ser o carro mais vendido do Brasil nesse ano até o momento. Agora, a Chevrolet foi além e evoluiu o seu hatch, que conseguiu ficar ainda melhor na linha 2017. O mesmo vale para o Prisma. Mas, assim como no Cruze, foi uma pena a marca ter chutado o balde completamente, deixando a sua dupla dinâmica muito cara.
Mesmo com valores salgados, variando entre R$ 44.890 (!!!) e R$ 59.590 (!!!) para o Onix e entre R$ 53.590 (!!!!) e R$ 64.690 (!!!!) para o Prisma, a General Motors fez o suficiente para manter o hatch na liderança e o sedã brigando na parte de cima da tabela. Para isso, ela atacou exatamente onde os seus dois modelos mais penavam: economia de combustível e ergonomia. Além disso, a GM aproveitou para acrescentar mais algumas coisas.
Visual
A primeira alteração que chama a atenção é o visual do Onix 2017 e do Prisma 2017. A dianteira foi completamente reformulada, com faróis maiores, novos para-choques e grade, que segue a linha de design mundial da Chevrolet. O capô lembra um pouco o do Peugeot 208.
Na traseira, as lanternas foram redesenhadas e o para-choque é novo. O sedã tem ainda um aerofólio de gosto bastante duvidoso (mas melhor do que o do Cobalt). Nas laterais, destaque para as novas rodas cinzas.
Na prática, o conjunto melhorou, dando a atualizada que o Onix precisava. O mesmo vale para o Prisma, que foi, intencionalmente, influenciado pelo Cruze 2017. A traseira de ambos mudou pouco, mas para melhor, enquanto a dianteira foi alterada de maneira mais expressiva, reduzindo o estilo mais norte-americano e adotando um visual mais europeu, o que é bem-vindo.
Boas melhorias internas
Por dentro, as melhores novidades são a correção do grosseiro erro de ergonomia da porta do modelo, que agora conta com puxadores das portas dignos, e a atualização da central multimídia MyLink, que conta com uma tela melhor e novos botões (mais eficientes). Os modelos têm ainda alterações de acabamento e do revestimento dos bancos.
Toda linha Onix e Prisma 2017 sai de fábrica agora com o sistema OnStar, que varia de função de acordo com a versão. Mas um dos pontos que mais me agradou foi a adoção da direção elétrica em todas as configurações. Além de facilitar a vida do motorista, pois a direção fica mais leve, esse sistema poupa o motor, pois elimina a bomba hidráulica, o que ajuda na redução do consumo de combustível.
Finalmente mais economia de combustível
O fato de, no passado, a Chevrolet se recusar a participar do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, era um claro sinal de que seus carros tinham média de consumo ruim. Mas, agora, com a proximidade da chegada do ano de 2017 e das novidades que envolvem o Inovar-Auto, a marca resolveu se mexer. Depois do Cruze, que deixou de ser um beberrão e ganhou um motor 1.4 turbo bem mais eficiente, a novidade agora chegou aos carros menores.
Onix e Prisma são os primeiros da linha Chevrolet no Brasil a adotar o “sistema ECO”, que consiste em um conjunto de soluções adotadas pela marca para melhorar a performance, as emissões e a eficiência energética (consumo).
As mudanças englobam motor, transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e até o uso de materiais mais nobres para redução de peso. Junto com o Onix e o Prisma 2017 estreiam a atualização dos propulsores 1.0 8V e 1.4 8V, agora SPE/4 ECO, com powercell (peças internas móveis) e acessórios mais modernos.
O conjunto de pistões, bielas e anéis, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreu alterações. O módulo eletrônico, responsável por controlar as diversas funções do motor, está 40% mais rápido e potente. Novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote.
O time de engenheiros da GM se dedicou para reduzir o peso e elevar a rigidez estrutural do Onix e do Prisma. Com isso, mais de 100 componentes foram retrabalhados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços, o que reduziu o peso da dupla, em média, 30 kg.
Além disso, toda linha 1.0 e 1.4 do Onix e do Prisma passou agora a contar com câmbio manual de seis marchas (MT6), substituindo o de cinco, o que melhora o desempenho e o consumo. A caixa automática de seus velocidades permanece a mesma (apenas tem nova calibração)
Tudo isso, juntamente com freios mais eficientes energeticamente e pneus verdes, contribuiu para que o a dupla alcançasse, segundo a Chevrolet, até 18% de redução no consumo de combustível e, finalmente, depois de quase toda concorrência, recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet, isso tanto em versões 1.0 ECO quanto 1.4 ECO.
Potências e consumos
O antes ultrapassado e agora atualizado (mas sempre confiável) motor 1.0 8V SPE/4, de quatro cilindros, ganhou o sobrenome ECO e continua desenvolvendo os mesmos 78 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 80 cv e 9,8 kgfm com etanol.
O mesmo acontece com o propulsor 1.4 8V SPE/4 ECO, também de quatro cilindros, que gera iguais 98 cv de potência e 13 mkgf de torque com gasolina e 106 cv e 13,9 kgfm com etanol.
Compare a média de consumo da linha 2016 do Onix 1.0 manual de cinco marchas, 1.4 manual de cinco velocidades e 1.4 automático de marchas com a linha 2017 (1.0 e 1.4 manual de seis velocidades e 1.4 automático de seis marchas).
Chevrolet 2016 | Consumo etanol | Consumo gasolina | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Onix 1.0 manual | 7,8 km/l | 9,2 km/l | 11,5 km/l | 13,5 km/l |
Onix 1.4 manual | 7,9 km/l | 9,6 km/l | 11,5 km/l | 13,6 km/l |
Onix 1.4 automático | 6,9 km/l | 8,5 km/l | 9,9 km/l | 12,2 km/l |
Chevrolet 2017 | Consumo etanol | Consumo gasolina | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Onix 1.0 manual | 8,8 km/l | 10,5 km/l | 12,9 km/l | 15,3 km/l |
Onix 1.4 manual | 8,6 km/l | 10,2 km/l | 12,5 km/l | 14,9 km/l |
Onix 1.4 automático | 7,9 km/l | 9,6 km/l | 11,7 km/l | 13,9 km/l |
Onix 1.4 Activ manual | 8,3 km/l | 9,4 km/l | 12,4 km/l | 13,8 km/l |
Onix 1.4 Activ automático | 7,7 km/l | 8,6 km/l | 11,2 km/l | 12,6 km/l |
Compare a média de consumo da linha 2016 do Prisma 1.0 manual de cinco marchas, 1.4 manual de cinco velocidades e 1.4 automático de marchas com a linha 2017 (1.0 e 1.4 manual de seis velocidades e 1.4 automático de seis marchas).
Chevrolet 2016 | Consumo etanol | Consumo gasolina | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Prisma 1.0 manual | 7,8 km/l | 9,2 km/l | 11,5 km/l | 13,5 km/l |
Prisma 1.4 manual | 7,9 km/l | 9,6 km/l | 11,5 km/l | 13,6 km/l |
Prisma 1.4 automático | 6,9 km/l | 8,5 km/l | 9,9 km/l | 12,2 km/l |
Chevrolet 2017 | Consumo etanol | Consumo gasolina | ||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Prisma 1.0 manual | 8,9 km/l | 10,8 km/l | 13,1 km/l | 15,8 km/l |
Prisma 1.4 manual | 8,8 km/l | 10,7 km/l | 12,9 km/l | 15,4 km/l |
Prisma 1.4 automático | 8,1 km/l | 10,2 km/l | 11,9 km/l | 14,7 km/l |
Equipamentos
A versão de entrada da linha 2017 do Onix e do Prisma, LT 1.0, vem equipada, de série, com OnStar Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos tipo um toque, painel com velocímetro digital, bússola e alerta de mudança de marcha, sistema de áudio com Bluetooth e entrada USB, chave tipo canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, faróis com máscara negra, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, porta-revista no dorso do assento do carona, limpador e desembaçador traseiro, espelho nas sombreiras, sistemas antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança, rodas aro 14” com novas calotas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.
A versão LT pode vir com acabamento interno em dois tons (preto e cinza), sistema multimídia MyLink de segunda geração, volante com comandos de áudio e telefone, luz de cortesia no porta-luvas, abertura do porta-malas por controle remoto, retrovisor interno com botões de acesso ao OnStar e o pacote Protect do OnStar (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência).
Quando equipado com o propulsor 1.4 ECO, os modelos LT somam coluna de direção com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro com auxílio gráfico, adesivo da coluna B e rodas aro 15” com novas calotas.
Transmissão automática de seis velocidades com função Active Select que permite trocas também no modo manual, controlador de velocidade de cruzeiro e volante com revestimento premium estão disponíveis a partir desta configuração.
A versão LTZ 1.4 agrega detalhes internos e externos cromados, computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos com a função um toque, bancos com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada e LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar com o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).
Preços
Prepare os bolsos e confira os preços do Chevrolet Onix 2017:
Chevrolet | Preço linha 2016 | Preço linha 2017 |
Onix LT 1.0 manual | R$ 43.390 | R$ 44.890 |
Onix LT 1.4 manual | R$ 46.690 | R$ 49.590 |
Onix LT 1.4 automático | R$ 53.890 | R$ 54.790 |
Onix LTZ 1.4 manual | R$ 52.890 | R$ 54.490 |
Onix LTZ 1.4 automático | R$ 58.390 | R$ 59.790 |
Onix Activ 1.4 manual | – | R$ 57.190 |
Onix Activ 1.4 automático | – | R$ 62.290 |
Agora prepare a cirurgia para retirar um rim para pagar um Chevrolet Prisma 2017:
Chevrolet | Preço linha 2016 | Preço linha 2017 |
Prisma LT 1.4 manual | R$ 50.250 | R$ 53.690 |
Prisma LT 1.4 automático | R$ 57.890 | R$ 58.990 |
Prisma LTZ 1.4 manual | R$ 56.590 | R$ 58.690 |
Prisma LTZ 1.4 automático | R$ 61.990 | R$ 64.690 |
Resumo da obra
Gostei muito mesmo das mudanças efetuadas pela Chevrolet na linha 2017 do Onix e do Prisma. Melhorar a ergonomia, o MyLink e, especialmente, o consumo, além do visual, fizeram muito bem aos modelos, que irão continuar fazendo muito sucesso no Brasil. A versão “aventureira” Activ também é interessante, embora não compense – mas isso é assunto para outro post (por isso não falei muito dela aqui).
Mas a marca exagerou demais nos preços! É caro demais para um Prisma 1.4 partir de R$ 53.690 e para um Onix 1.0 custa iniciais R$ 44.890. Prisma LTZ 1.4 por R$ 64.690? Onix LTZ 1.4 por R$ 59.790? Não, obrigado… Prefiro carros de categorias superiores da própria Chevrolet ou de outras montadoras por esses preços.
Pelo menos esse erro é fácil resolver. Basta reduzir os valores para preços competitivos de mercado.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem
tmb acho o msm, prefiro pagar 60mil ou 70mil num cobalt do q 60mil ou 65mil num onix/prisma
caro pra carai kkkkkkkkkkkkkk
gm perdeu a vergonha
Faz tempo. Carros melhoraram, mas ainda devem em tecnologia.
o carro mais honesto desse segmento e o LOGAN/SANDERO ,sao completos, tem excelente espaço interno, portamalas e o motor 1.6. o sandero completo ta saindo por 49mil e o logan por 52mil
Concordo com você Pedro. Porém aqui em BH a correria dentada não dura 20 mil km. Isso acontece só com a Renault. Dizem que a culpa é do minério de ferro. Mas para uma montadora com anos de Brasil já deveria ter percebido o problema. Pergunte aos donos de Distrito.
Duster
Isso é complicado. Muito chato mesmo…
Renault não tem mais correia dentada no motor SCE, o Sandeiro ta muito top! Econômico, bonito e Forte (não da manutenção e anda bem)!!!
De admirar um automático com conversor de torque fazer 11,7 km/l na cidade com gasolina. Consumo tão bom quanto um CVT, com durabilidade superior.
Em termos de potência de motor ele continua a mesma coisa então?? Em relação ao Ká com 3 cilindros, vc diria que qual tem melhor desempenho??