Depois de chegar à Strada, agora é a vez dos Fiat Doblò, Weekend e Idea receberem a interessante e cara série especial Adventure Extreme. A novidade traz alterações externas e central multimídia completa aos modelos da linha aventureira da marca. Assim como a picape, uma pena que os preços da “aventura extrema” continuem ser ajudar, mesmo com o contra valor na casa de 22% em relação aos itens que compõem o pacote comprados separadamente.
Mas, repito o que venho dizendo há meses: preços altos não são exclusividade da Fiat. Chevrolet Cobalt 2016 é um outro exemplo. Confira quanto custa cada modelo da série especial da companhia ítalo/mineira, lembrando que, desde o seu lançamento, a Strada “extra aventureira” já ficou mais cara:
Em 10/03/2016 | Preço Adventure | Preço Adventure Extreme |
Fiat Doblò | R$ 80.230 | R$ 84.370 |
Fiat Idea | R$ 65.610 | R$ 70.380 |
Fiat Strada Cabine Estendida | R$ 63.390 | R$ 66.679 |
Fiat Strada Cabine Dupla | R$ 69.940 | R$ 73.229 |
Fiat (Palio) Weekend | R$ 66.410 | R$ 70.180 |
De acordo com a Fiat, a série especial Adventure Extreme chega ao mercado para o cliente que busca o conceito aventureiro, tanto para o lazer quanto para o dia a dia. Mas o interessado precisa, realmente, estar muito animado, por exemplo, para pagar quase R$ 85.000 num Doblò e mais de R$ 70.000 num veículo derivado do Palio (Fire), como é a perua Weekend.
Pelo menos a central multimídia é bem legal. Ela é um item comum entre os modelos e conta com câmera de ré, tela de 6,2” sensível ao toque, com TV digital, navegador, Bluetooth, rádio AM/FM, DVD, CD Player, entradas USB e auxiliar, que faz chamadas telefônicas. Os veículos têm ainda controle dos comandos no volante.
Curiosamente, no Doblò, fica a impressão de que a central multimídia tem uma antiga tela de tubo de imagem (aquelas tvs grandonas do passado) devido ao formado do painel. Veja nas fotos. Pelo menos a multivan é a que conta com a melhor posição das saídas de ar centrais do painel, que são muito baixas na dupla Idea e Weekend (e na Strada também).
Em termos visuais, Doblo, Idea e Weekend recebem com a série especial novas (e bonitas) rodas de liga leve de 16″, grade dianteira e moldura dos para-choques com pintura exclusiva, badge Extreme e uma cor inédita nos modelos Adventure: Branco Kalahari. Mas cada modelo recebeu uma caracterização e equipamentos específicos. Veja abaixo:
Fiat Weekend Adventure Extreme
- Moldura dos para-choques dianteiro e traseiro escurecida;
- Grade frontal escurecida;
- Faróis de máscara negra;
- Protetor de soleira escurecido;
- Friso da tampa traseira escurecido;
- Rede porta-objetos no porta malas;
- Bolsa porta-objetos no encosto dos bancos dianteiros,
- Sobre tapetes exclusivos Extreme;
- Volante em Couro com Comandos da Central Multimídia.
Fiat Idea Adventure Extreme
- Moldura dos para-choques dianteiro e traseiro escurecida;
- Grade frontal escurecida;
- Faróis de máscara negra;
- Moldura dos faróis de neblina escurecida;
- Rede porta-objetos no porta malas;
- Vidros elétricos traseiro com one touch e antiesmagamento;
- Sensor de estacionamento;
- Sobre tapetes exclusivos Extreme.
Doblò Adventure Extreme
- Moldura dos para-choques dianteiro;
- Grade frontal escurecida;
- Sobre tapetes exclusivos Extreme;
- Volante em Couro com Comandos da Central Multimídia.
Ao vivo, o resultado visual ficou legal, especialmente no (Palio) Weekend. O Doblò ficou curioso, enquanto o Idea ficou até atraente, embora aventura não seja muito a sua praia (esteticamente falando).
Todos contam com motor 1.8 16V E.TorQ, que ainda não virou EVO, e desenvolve 130 cv de potência com gasolina e 18,4 mkgf de torque com gasolina e 132 cv e 18,9 mkgf com etanol.
Esses preços cobrados pela FIAT por seus modelos “aventureiros” e super ultrapassados e medíocres, é algo realmente fora de qualquer realidade e principalmente foge de qualquer mínimo de inteligência que alguém possa ter!!
e INACREDITAVEL! q em pleno 2016 modelos 2017 a fiat ainda faça carros de 20, 15 anos e cobrando absurdos por eles, tem q ser muito idiota pra cair nessa… por 80mil hj prefiro muito mais um golf mesmo sendo manual e 1.6 16v MSI
Com estes preços absurdos, prefiro comprar um S.U.V. usado!!
Apesar de ter tido 3 carros da FIAT e nenhum deles ter me dado dor de cabeça, todos tinham o espetacular motor 1.8 da GM. Neste motor E-TORQ eu não confio muito e por isto estou fora. Se tivesse um motor melhor, eu colocaria na minha Lista.
sem fanatismo, mas o e.torq 1.8 e melhor q o velho 1.8 familia 1 da GM
Quem tem Bravo, Palio Adventure e Siena aqui na empresa não concorda com o Sr. Todos dizem que o motor é fraco e que o outro era bem melhor.
frotista nao olha pra potencia, somente pro torque, peças e confiabilidade do motor. o e.torq ta longe de ser o melhor motor mas ele e de FATO melhor q o jurassico 1.8 F1 1994…
Êstou troncando por outro idea adventure extreme . Todas as marcas de sua falha, mas cada individuo tem seu gosto , e respeito a todos. Sinto muito que o pais leva a soma de R$ 15.000,00 em imposto. Um abraço a todos.