Brancos: Toyota Etios hatch e sedã ganham o pacote de acessórios White Pack

Toyota-Etios-XS-White-Pack-2016

Tentando dar uma movimentada no seu bom carro de entrada no Brasil, a marca japonesa acaba de lançar o White Pack para a linha Toyota Etios, um pacote de acessórios que torna uma das versões mais populares do modelo, XS 1.5, um pouco mais bem equipada. Será que vale o investimento?

Enquanto a Fiat aposta no Blackmotion para tentar dar uma diferenciada nos seus carros, a Toyota aposta em outra cor para “brilhar”. Como o próprio nome diz, o White Pack é exclusiva para o Etios e Etios Sedã na cor branco pérola (antes disponível apenas para os acabamentos superiores, como o XLS), uma vez que acrescenta frisos laterais personalizados na cor do carro, além de sensor de estacionamento, tapete para porta-malas, ou bandeja, no caso do sedã; travas e vidros (dianteiros e traseiros) elétricos.

Equipamentos

Fora isso, o modelo conta com os equipamentos normais que compõe a linha Etios XS hatch e sedã: ar-condicionado, direção elétrica, freios com ABS e EBD, airbag duplo frontal, alarme de advertência de portas abertas, faróis acesos e de cinto de segurança; maçanetas cromadas e bancos revestidos em tecido e material sintético; banco do motorista ajuste de altura, controle de áudio no volante, relógio digital e chave com comando de abertura e fechamento das portas; entre outros.

Motores

Debaixo do capô, nenhuma alteração. O motor 1.5 16V parece mais potente do que os modestos 92 cv de potência com gasolina e 96,5 cv com etanol (alcançados a 3.600 rpm) e 13,9 mkgf de torque a 3.100 rpm com qualquer combustível. Além do bom desempenho, o Etios hatch tem bom consumo na cidade e razoável na estrada. O sedã eu não avaliei.

ToyotaVersãoPreçoVersãoPreço
Etios 1.5XSR$ 46.490XS White ColorR$ 47.780
Etios Sedã 1.5XSR$ 49.190XS White ColorR$ 50.560

O valor dos acessórios do White Pack inclui o preço cobrado pela pintura branca perolizada (R$ 160 no hatch e R$ 180 no sedã). Mas será que vale a pena pagar R$ 1.290 a mais no hatch e R$ 1.370 no sedã pelos itens citados acima? Acho que sim, afinal, eles são bem úteis no dia a dia – embora possam ser encontrados mais baratos no mercado paralelo (com exceção da pintura), mas sem garantia de fábrica.

Mas me admira que equipamentos tão triviais, como travas e vidros elétricos, não fazem parte da lista de série de um veículo que custa mais de R$ 45.000 e que tenha um emblema tão imponente quanto o da Toyota no capô e no porta-malas.

Como todos os carros no Brasil, o Etios deveria custar bem menos, em especial se lembrarmos como é o seu painel. Ainda assim, é um veículo que deve sempre ser lembrado na hora da compra de carro nessa categoria, pois ele tem muito mais qualidades do que defeitos, como pude comprovar no teste que fiz do modelo emprestado por uma internauta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *