Lançado em maio do ano passado como linha 2014, o Lexus CT 200h acaba de ficar menos caro no Brasil. O hatch médio passa a ser vendido por R$ 127.000 na versão Eco e por R$ 145.950 na opção Luxury, ambas disponíveis nas concessionárias Lexus – (ainda) apenas em São Paulo. Mas como a marca japonesa, que pertence à Toyota, conseguiu reduzir valores de um carro importante em época de dólar em alta?
A resposta é simples. Segundo a Lexus, para o ajuste de tabela, foram considerados o benefício de importação para híbridos, anunciado no final de 2014 pelo Governo Federal, e o retorno da taxa de IPI para veículos até 2.0 movidos à gasolina, em vigor desde o início deste ano. Imagino que, sem o retorno do altíssimo IPI para veículos, o hatch japonês teria um preço ainda menos caro.
Equipado com o Lexus Hybrid Drive, o CT 200h apresenta consumo de combustível de 15,7 km/l em estrada e 14,3 km/l em perímetro urbano, segundo números do Inmetro, o que garantiu ao modelo nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Preço – 21/05/2014 | Preço – 14/02/2015 | |
Lexus CT 200h ECO | R$ 134.000 | R$ 127.000 |
Lexus CT 200h Luxury | R$ 154.000 | R$ 145.950 |
O CT 200h utiliza dois motores: um a gasolina e outro elétrico, que juntos geram potência combinada de 136 cv. A energia excedente do motor a combustão e o sistema de freios regenerativos acumulam energia a cada frenagem, auxiliando no carregamento do propulsor elétrico.De acordo com a Lexus, o silêncio e a baixa manutenção são outros destaques da motorização elétrica que equipa o modelo.
O veículo oferece quatro modos de condução: normal; Eco, que privilegia o motor elétrico; Sport, com ênfase no motor a combustão para uma performance mais agressiva; e EV, que utiliza exclusivamente o motor elétrico e gera emissão zero de carbono. Em todos os modos, o CT 200h conta com o apoio do câmbio automático CVT.
No quesito segurança, nota 10: oito airbags, sendo duas bolsas frontais e duas de joelhos, airbags laterais para motorista e passageiros dianteiro e traseiro e airbag tipo cortina; além de ABS com EBD, controle de estabilidade (VSC) e assistente para arranque em subida (HAC).