O que esperar dos 8 lançamentos da Ford no Brasil em 2015

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Depois de algumas apostas erradas e de “dormir” no ponto em diversos momentos nos últimos 15 anos, a Ford segue se reestruturando para não perder a ainda cômoda quarta posição entre as marcas que mais vendem veículos no País. Para evitar que Hyundai, Renault e Toyota a ultrapassagem, a companhia norte-americana prepara 8 lançamentos para o Brasil em 2015. O que podemos esperar deles?

A Ford se moveu em 2014 e aposentou o “no meio do caminho” Fiesta e lançou o novo Ka e a sua variação sedã, o Ka+. Agora, como parte do seu plano de investimentos de R$ 4,5 bilhões que se encerra num futuro próximo, os norte-americanos preparam oito lançamentos com “temperatura diferentes” para o Brasil.

FRIO

Novo Edge
A nova geração do Edge, mostrada como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo, chegará ao Brasil em 2015. O utilitário recebeu uma renovação mais acentuada, evoluindo em diversos aspectos, menos no preço, que continuará caro. Pelo menos teremos novos equipamentos, como mais airbags (para os joelhos dos passageiros dianteiros, por exemplo), além do motor V6 2.7 EcoBoost.

MORNO

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Nova picape Ranger
Um pouco mais interessante do que o Edge será a atualização da picape Ranger, informação antecipada pela marca num vídeo exibido há poucas semanas (print acima). O modelo vai ganhar visual mais próximo ao do irmão SUV Everest, ou seja, com um pouco menos de “ar de modernidade” e um pouco mais de “ar robusto”. O interior também terá mudanças, mas nada exagerado é esperado. Eventuais evoluções mecânicas podem acontecer, mas são menos prováveis.

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Novo Everest
Se a Ranger chegará inspirada no Everest, o novo SUV grandalhão da Ford também será lançado no Brasil em 2015. A expectativa é que o veículo seja  oferecido com pelo menos uma das três opções de motorização a seguir: 2.0 Ecoboost a gasolina, e 2.2 e 3.2 Duratorq TDCi a diesel – sempre podendo ser associados à transmissão manual ou automática de seis marchas. Preço alto, bom espaço interno e estilo chamativo serão suas atrações para brigar com o também caro Chevrolet Trailblazer (esse parte de R$ 148.000 por aqui).

EcoSport reestilizado
O EcoSport ainda vive dias de glória no Brasil, embora seus concorrentes comecem a ganhar corpo cada vez mais. O Renault Duster já é um adversário presente, enquanto o Tracker é totalmente ausente por causa do preço absurdo pedido pela Chevrolet (a partir de R$ 84.150 (já falei sobre isso aqui). No ano que vem, teremos Jeep Renegade, Peugeot 2008, Honda HR-V e mais alguns oponentes que podem abalar as estruturas do Ford.

Mas a marca norte-americana não ficará parada e já prepara a primeira reestilização da nova (atual) geração do EcoSport por aqui. As mudanças deverão dar mais fôlego ao modelo. São esperadas leves mudanças estéticas e evoluções no interior. As alterações estão previstas para o final de 2015, com chance de acontecerem em 2016.

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Ford Focus 2015

Focus reestilizado
Sem dúvida, essa é uma notícia quente: teremos a linha Focus com visual atualizado no Brasil em 2015. Mas por que deixei essa informação em “morno”? Simples: é uma homenagem a quem comprou o carro há pouco tempo e ficará com o visual defasado.

Além do visual que você vê logo acima,  hatch e sedã terão melhorias no acabamento interno, seguindo exatamente as versões vendidas fora do País. Teremos em 2015 o micro Fusion (Ka+), o mini Fusion (New Fiesta Sedan), o médio Fusion (Focus Sedan) e o Fusion (Fusion). Que bom que o Fusion não é feio.

QUENTE

Motor 1.0 EcoBoost
Com 80 cv de potência (a 6.500 rpm) e 10,2 kgfm de torque (a 3.500 rpm) com gasolina e 85 cv (6.500 rpm) e 10,7 kgfm (4.500 rpm) com etanol, a Ford lançou o motor 1.0 12V de três cilindros da Ford fez em 2014 no Brasil, mas deixou para trás dois dos seus aspectos mais interessantes: o turbocompressor e a injeção direta de combustível. Mas, para 2015, a motorização 1.0 deverá receber essas evoluções e o sobrenome de EcoBoost, podendo dar as caras para a nova linha EcoSport e, também, para o New Fiesta.

Acho a ideia da chegada do propulsor 1.0 EcoBoost bem interessante, mas confesso que não sei como esse ele se encaixaria em relação aos motores 1.5 16V e 1.6 16V. Veja como eles são semelhantes:

. 1.0 12V EcoBoost: 125 cv e 17,3 kgfm (números aproximados);
. 1.5 16V flex: 107/111 cv  e 14,8/15 kgfm;
. 1.6 16V flex: 110/115 cv e 15,7/15,9 kgfm (EcoSport); 125/130 cv e 15,4/16 kgfm (New Fiesta); e 131/135 cv e 16,2/16,7 kgfm (Focus).

All-New-Ford-Mustang-2015.EcoBoost

Novo Mustang
Que turista que nada. A presença do novo Mustang no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014 foi um termômetro para medir a aceitação do público e, pelo visto, ela foi bem positiva. A marca deve anunciar, pela primeira vez (!), a venda de forma oficial do bólido no Brasil. Provavelmente disponível apenas na versão topo de linha GT, com o enorme motor V8 5.0 de 440 cv de potência e 55,1 kgfm de torque, com transmissão automática de seis velocidades, o novo Mustang chegaria na casa dos R$ 250.000 para brigar com o Chevrolet Camaro. Mais quente do que isso não tem jeito.

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