Kia Optima 2015 chega com motor 2.0 e preço mais em conta. Versão 2.4 dá adeus

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Para aproveitar o imposto menos alto e tornar um dos carros mais bonitos do mercado nacional mais atraente para o público, a Kia confirmou a chegada do Optima 2015 com motor 2.0. Além do preço R$ 15.000 mais em conta, o modelo recebeu algumas alterações visuais.

Investindo no custo/benefício para tornar o seu sedã mais interessante e vendido no mercado brasileiro (de janeiro a julho de 2014 foram apenas 106 unidades emplacadas, segundo a Fenabrave), a marca coreana iniciou, na semana passada, a comercialização do Optima 2015 com motor 2.0 16V, à gasolina, que desenvolve 165 cv de potência a 6.000 rpm e 20,2 kgfm de torque a 4.600 rpm, unicamente com transmissão automática de seis velocidades com opção de troca de marcha sequencial (com paddle shift), por sugeridos R$ 99.900. Esse modelo substituí a versão com o propulsor Theta II 2.4, que era comercializado até agora por R$ 115.000.

A queda de desempenho poderá ser sentida, afinal o 2.4 tem 180 cv e 23,6 kgfm – 15 cv e 3,4 kgfm a mais. Entretanto, os R$ 15.000 a menos compensam pois, segundo pesquisa que fiz na internet, a diferença de rendimento entre as duas versões não deverá ser tão grande, afinal, o Optima 2.0 é 134 kg mais leve (1.417 kg X 1.551 kg)

O Optima 2.0 2015 trouxe ainda outras mudanças. As principais são visuais: a grade frontal é nova (embora parecida com a antiga), com faróis de neblina redesenhados; ponteira única do escapamento; lanternas traseiras maiores e mais envolventes; maçanetas externas na cor do veículo com filete cromado; e rodas de liga leve aro 18’’.

Entre a lista de equipamentos de série, destaque para espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos; banco do motorista com ajustes manuais de altura e distância e regulagem do apoio lombar elétrica; computador de bordo com controles no volante; console central com descansa-braço, porta objetos e porta-copos; iluminação especial no teto para console central e alavanca de câmbio; indicador de marchas no conjunto de mostradores; piloto automático com controles no volante; rádio CD/MP3 player com controle no volante, entrada auxiliar, USB e iPod; abertura elétrica interna da tampa de abastecimento e porta-malas (que tem 437 litros de capacidade); ar-condicionado automático digital com duas zonas; bancos, volante, manopla de câmbio e painéis laterais revestidos em couro; porta-luvas refrigerado; vidros elétricos; ajude de altura e profundidade do volante; airbags frontais, laterais e de cortina; câmera de ré com visor LCD de 3,5’’ no espelho retrovisor interno; freios a disco nas quatro rodas com ABS, EBD e BAS; controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (TCS); direção hidráulica (até hoje não é elétrica); modo Eco (otimiza a operação do sistema de transmissão, motor e ar-condicionado, proporcionando economia de combustível); luz diurna de navegação em LED; sensores de chuva e de estacionamento traseiro; sistema de assistência em aclives (HAC);  e sistema ISOFIX.

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