A Troller apresentou em São Paulo (SP) a nova geração do T4, que recebeu a sua primeira mudança completa desde quando foi lançado no mercado nacional há mais de 10 anos (na época com motor 2.0 8V AP da Volkswagen, a gasolina). Ainda sem preço oficial confirmado (será alto), o novo jipe chega com visual robusto e moderno, tração nas quatro rodas, câmbio manual de seis marchas e compartilha o mesmo motor 3.2 turbodiesel.
Sem dúvida, as linhas do novo T4 chamam a atenção. O design do modelo é praticamente igual ao carro conceito mostrado pela marca no último Salão do Automóvel de São Paulo. Analisando as fotos, percebo que ele mistura o atual (velho) T4, com uma pitada de Hammer e ligeira inspiração no Jeep Wragler.
Produzido na fábrica da Troller em Horizonte (CE), a nova geração do jipe da Troller tem para-lamas largos integrados à carroceria, o capô com porte central elevado, portas com soleiras na altura do piso e rodas de alumínio de 17 polegadas com pneus de uso misto. Na traseira, as lanternas são de LED.
O novo T4 vem com protetor frontal e estribos laterais integrados ao design da carroceria. No teto, uma grande novidade é o “sky-roof”: um teto solar com duas janelas envidraçadas que proporcionam iluminação da cabine e permitem a visualização externa. O modelo traz ainda bagageiro com barras transversais ajustáveis, aerofólio na tampa traseira com brake-light integrado, base para guincho integrada e tomada de ar em posição elevada – preparada para a instalação de snorkel.
Segundo a Troller, o T4 conta com uma “criativa paleta de cores externas” graças à aplicação da tonalidade cinza, identificada como “London Grey”, em partes da carroceria: no teto, grade dianteira, para-choques, estribos, tomada de ar e tampa traseira. Para a marca, “o contraste de cores evidencia o caráter esportivo do veículo, mostrando que está sempre preparado para enfrentar diferentes tipos de desafios”. Do meu ponto de vista, não funciona dessa forma, o que pode desagradar a muitas pessoas.
O interior do T4 tem um novo design e espaço interno parecido com o da atual geração: bom na frente e ruim para os mais altos (mais de 1,80 m). Segundo a Troller, foram usados materiais de fácil limpeza para o uso em diversas situações, como o entra e sai habitual em áreas de lama e poeira nas trilhas.
O motor 3.2 turbodiesel desenvolve 165 cv de potência a 3.500 rpm e torque de 38,7 mkgf entre 1.600 rpm e 2.200 rpm. O Troller T4 oferece 3 opções de tração: 4X2, para situações com boa aderência; 4X4 H (High), para terrenos de baixa aderência; e 4X4 L (Low), para situações que exigem muita força ou controle em baixa velocidade.
Entre os equipamentos disponíveis do T4, destaque para direção hidráulica, ar-condicionado digital duas zonas, trio elétrico, além dos obrigatórios freios com sistema ABS e airbag duplo frontal.
Como comentei no início, o preço oficial do modelo não foi divulgado. Mas, segundo o gerente de marketing, vendas e pós-vendas da Troller, Wilson Vasconcellos, em entrevista ao Terra, o valor deverá ser maior que o do T4 atual, que é de R$ 96.844. “Não tem como o valor ser o mesmo sendo que o utilitário agregou uma série de melhorias”, disse. Ou seja, na “melhor” das hipóteses teremos o novo T4 por R$ 99.990 nas lojas.