Mais caros, Fiat Siena EL e Idea 2015 têm poucas novidades. Sedã melhora a ergonomia “de série”

Fiat-Idea-Adventure-2015

Exatamente como aconteceu com Palio e Grand Siena, e diferente do feito com o Linea, Idea e Siena EL chegam à linha 2015 com poucas novidades e, infelizmente, mais caros. Enquanto a minivan trouxe apenas uma evolução pouco significativa, o sedã teve a sua ergonomia melhorada “de serie”.

Na linha 2014, o Idea recebeu mínimas mudanças visuais e ganhou alguns equipamentos de série – alterações bem-vindas, mas insuficientes para enfrentar os principais concorrentes do segmento, Chevrolet Spin e (novo) Honda Fit. Para 2015, o modelo tem novo rádio Connect com a função Áudio Streaming, que permite ao cliente conectar seu celular com o sistema de áudio do carro, via Bluetooth, e tocar suas músicas armazenadas nestes aparelhos. Ele chega de série na versão Adventure e como opcional nas outras. Só isso.

Preços2014*2015
Fiat Idea Attractive 1.4 8VR$ 43.290R$ 46.400
Fiat Idea Essence 1.6 16VR$ 45.370R$ 48.620
Fiat Idea Adventure 1.8 16VR$ 52.400R$ 56.800

*: Valores da linha 2014 não contemplavam o aumento do IPI ocorrido em janeiro desse ano.

Se o Idea 2015 deixou bastante a desejar e ainda ficou mais caro, o Siena EL teve aumento de preços, mas compensou com uma notável melhora na ergonomia e, por consequência, no conforto do motorista e na segurança dos ocupantes, afinal, o condutor dirige melhor. Tudo isso porque o sedã, não importando a motorização, vem agora, de série, com ajuste de altura do volante e do banco do motorista.

Fiat-Siena-EL-2015-1.4

Além disso, o Siena EL 2015 sai de fábrica com sensor de estacionamento traseiro, novas cores de acabamento interno e detalhes em preto na alavanca do freio de mão e no câmbio. Fechando as novidades, o modelo tem um novo kit de opcionais chamado Stile, composto por faróis com máscara negra, spoiler na tampa traseira na cor do veículo, rodas de liga leve 14” e faróis de neblina.

Os motores do Siena continuam os mesmos. O 1.0 8V desenvolve 73 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 75 cv e 9,9 mkgf com etanol, enquanto o 1.4 8V gera 85 cv de potência a 12,4 mkgf de torque com gasolina e 86 cv e 12,5 mkgf com etanol.

O espaço interno limitado e o ótimo porta-malas, com 500 litros de capacidade, permanecem os mesmos. O Fiat Siena EL 1.0 tem preço sugerido de R$ 32.070 (R$ 710 a mais) e o EL 1.4 tem valor sugerido de R$ 35.220.

Fiat-Siena-EL-2015

Além dos itens acima, toda linha Siena EL vêm equipada, de série, com apoios de cabeça para todos os ocupantes, airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, banco traseiro rebatível, bancos dianteiros com regulagem milimétrica do encosto, bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, brake light, calotas integrais, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível; computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro); conta-giros, desembaçador do vidro traseiro temporizado, espelho no para-sol lados motorista e passageiro; Fiat Code 2ª geração; Follow me home; indicador digital do nível de combustível e gradual de temperatura da água; minissaias laterais na cor do veículo; My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); pára-choques na cor do veículo; retrovisores externos com comando interno mecânico; revestimento porta-malas completo; rodas de aço estampado 5.5 x 14″ + Pneus 175/65 R14; tomada 12V; vidros climatizados verdes, entre outros.

Fiat-Siena-EL-2015-painel
Ajuste de altura do banco e do volante são itens de série do Fiat Siena EL 2015

O Siena EL continua sendo a principal aposta da Fiat no duelo contra o Chevrolet Classic, que custa a partir de R$ 30.090, mas entrega menos porta-malas (390 litros). O sedã italiano vai manter a sua contribuição para a família Siena (composta também pelo irmão Grand) continuar vendendo bem.

Já o Idea caminha para o seu final a passos lentos. As mudanças da linha 2014 foram boas, mas insuficientes para torná-lo, novamente, um protagonista na sua categoria. As alterações do modelo 2015 foram praticamente inexistentes, o que é ruim para o mercado e para os fãs da minivan.

Comentários

  • pedro rt disse:

    a fiat deveria acelerar logo o extenso cronograma de lançamentos q vai começar entre agosto e setembro desse ano e q vai ate 2018 em lançar o sucessor pra idea/palio weekend e um pro siena EL q parece q sera um “novo prêmio”

  • O siena el é o carro bom que traz espaço , potencia ,conforto, economia de combustivel e baixo custo de manutenção e seguro; Só prefiro com motor 1.4 que anda mais que 1.0. Tomara que esse carro reestiliza de novo…

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *