Exatamente como aconteceu com Palio e Grand Siena, e diferente do feito com o Linea, Idea e Siena EL chegam à linha 2015 com poucas novidades e, infelizmente, mais caros. Enquanto a minivan trouxe apenas uma evolução pouco significativa, o sedã teve a sua ergonomia melhorada “de serie”.
Na linha 2014, o Idea recebeu mínimas mudanças visuais e ganhou alguns equipamentos de série – alterações bem-vindas, mas insuficientes para enfrentar os principais concorrentes do segmento, Chevrolet Spin e (novo) Honda Fit. Para 2015, o modelo tem novo rádio Connect com a função Áudio Streaming, que permite ao cliente conectar seu celular com o sistema de áudio do carro, via Bluetooth, e tocar suas músicas armazenadas nestes aparelhos. Ele chega de série na versão Adventure e como opcional nas outras. Só isso.
Preços | 2014* | 2015 |
Fiat Idea Attractive 1.4 8V | R$ 43.290 | R$ 46.400 |
Fiat Idea Essence 1.6 16V | R$ 45.370 | R$ 48.620 |
Fiat Idea Adventure 1.8 16V | R$ 52.400 | R$ 56.800 |
*: Valores da linha 2014 não contemplavam o aumento do IPI ocorrido em janeiro desse ano.
Se o Idea 2015 deixou bastante a desejar e ainda ficou mais caro, o Siena EL teve aumento de preços, mas compensou com uma notável melhora na ergonomia e, por consequência, no conforto do motorista e na segurança dos ocupantes, afinal, o condutor dirige melhor. Tudo isso porque o sedã, não importando a motorização, vem agora, de série, com ajuste de altura do volante e do banco do motorista.
Além disso, o Siena EL 2015 sai de fábrica com sensor de estacionamento traseiro, novas cores de acabamento interno e detalhes em preto na alavanca do freio de mão e no câmbio. Fechando as novidades, o modelo tem um novo kit de opcionais chamado Stile, composto por faróis com máscara negra, spoiler na tampa traseira na cor do veículo, rodas de liga leve 14” e faróis de neblina.
Os motores do Siena continuam os mesmos. O 1.0 8V desenvolve 73 cv de potência e 9,5 mkgf de torque com gasolina e 75 cv e 9,9 mkgf com etanol, enquanto o 1.4 8V gera 85 cv de potência a 12,4 mkgf de torque com gasolina e 86 cv e 12,5 mkgf com etanol.
O espaço interno limitado e o ótimo porta-malas, com 500 litros de capacidade, permanecem os mesmos. O Fiat Siena EL 1.0 tem preço sugerido de R$ 32.070 (R$ 710 a mais) e o EL 1.4 tem valor sugerido de R$ 35.220.
Além dos itens acima, toda linha Siena EL vêm equipada, de série, com apoios de cabeça para todos os ocupantes, airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, banco traseiro rebatível, bancos dianteiros com regulagem milimétrica do encosto, bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, brake light, calotas integrais, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível; computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro); conta-giros, desembaçador do vidro traseiro temporizado, espelho no para-sol lados motorista e passageiro; Fiat Code 2ª geração; Follow me home; indicador digital do nível de combustível e gradual de temperatura da água; minissaias laterais na cor do veículo; My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); pára-choques na cor do veículo; retrovisores externos com comando interno mecânico; revestimento porta-malas completo; rodas de aço estampado 5.5 x 14″ + Pneus 175/65 R14; tomada 12V; vidros climatizados verdes, entre outros.
O Siena EL continua sendo a principal aposta da Fiat no duelo contra o Chevrolet Classic, que custa a partir de R$ 30.090, mas entrega menos porta-malas (390 litros). O sedã italiano vai manter a sua contribuição para a família Siena (composta também pelo irmão Grand) continuar vendendo bem.
Já o Idea caminha para o seu final a passos lentos. As mudanças da linha 2014 foram boas, mas insuficientes para torná-lo, novamente, um protagonista na sua categoria. As alterações do modelo 2015 foram praticamente inexistentes, o que é ruim para o mercado e para os fãs da minivan.
a fiat deveria acelerar logo o extenso cronograma de lançamentos q vai começar entre agosto e setembro desse ano e q vai ate 2018 em lançar o sucessor pra idea/palio weekend e um pro siena EL q parece q sera um “novo prêmio”
diretores da fiat por favor aumentem o espaço interno da palio adventure ai sim eu compro uma ,no momento ela estar projetada só pra gente pequena !!!!
Francisco, esse um dos principais problemas de um projeto tão ultrapassado, criado para o mercado do final dos anos 1990.
a palio adventure é muito apertada internamente !!
Vem com ar de fábrica? O Siena EL 1.4?
O siena el é o carro bom que traz espaço , potencia ,conforto, economia de combustivel e baixo custo de manutenção e seguro; Só prefiro com motor 1.4 que anda mais que 1.0. Tomara que esse carro reestiliza de novo…