Com o conceito T-ROC, Volkswagen mostra como serão os seus SUVs no futuro

Volkswagen-T-ROC-SUV-concept-01

A Volkswagen está exibindo mundialmente, pela primeira, durante o Salão Internacional de Genebra , na Suíça, que começou na última terça e que acaba no dia 16 de março, o T-ROC, carro-conceito que mostra como serão os SUVs da marca no futuro.

Com a conformação do Golf, posicionado um degrau abaixo do Tiguan, o T-ROC dá sequência à série formada pelos conceitos CrossBlue (EUA), CrossBlue Coupé (China) e Taigun (Índia). Segundo a Volkswagen, as impactantes características do modelo em exibição em Genebra incluem design de vanguarda, dianteira com faróis de LEDs e teto em duas metades removíveis.

Volkswagen-T-ROC-SUV-concept-04

A Volks aposta mesmo no segmento de SUVs. “Com o Touareg e o Tiguan, a Volkswagen conta com dois dos mais bem sucedidos utilitários esportivos feitos na Europa. No futuro, a maior fabricante de carros da Alemanha vai expandir consideravelmente sua linha de produtos, com novos modelos em várias categorias”, disse a marca no comunicado à imprensa..

O T-ROC segue uma nova linha de design e estilo, com o desenho mais “musculoso”, com destaque para a dianteira que, do meu ponto de vista, é moderna com “ares retrôs”. A traseira é mais convencional e bem mais próxima as veículos da marca alemã. Bem que o Taigun poderia ter mais inspiração no T-ROC…

O veículo conceito de duas portas também combina as características de um utilitário esportivo com tração integral com a “liberdade” de um conversível por causa do seu curioso teto.

Volkswagen-T-ROC-SUV-concept-06

Sua parte do meio se divide em duas metades, que podem ser removidas e guardadas no porta-malas, relativamente semelhante ao que acontece com o recém anunciado “nacional” Jeep Renegade. Câmeras na frente e atrás, respaldadas por faróis de LEDs, aumentam o campo de visão do motorista.

Impulsionado com um motor turbodiesel com injeção direta de 184 cv, o T-ROC é equipado com três diferentes modos de direção: “Street”, “Off-road” e “Snow”. Os parâmetros do trem de força 4MOTION, do câmbio DSG (com dupla embreagem) com sete marchas, dos freios ABS, Hill Start Assist (assistente de saída em rampa) e Hill Descent Control (controle de descida) variam de acordo com o modo selecionado. O consumo do motor 2.0 TDI é de apenas 20,4 km/l (ciclo europeu), enquanto seu torque máximo chega a 38,77 kgfm (380 Nm).

Volkswagen-T-ROC-SUV-concept-02

A carroceria do veículo foi projetada com base na nova estratégia modular (MQB) da Volkswagen. Graças à construção com peso leve, o SUV pesa apenas 1.420 kg. Entre os itens mais marcantes do carro estão os balanços (dianteiro e traseiro) relativamente curtos e as rodas de liga leve com 19 polegadas em pneus 245/45 – excelente para o conceito, mas totalmente inadequadas para as “belas” ruas brasileiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *