O Volkswagen Gol não foi “apenas” o carro mais vendido do Brasil em 2013 (pelo 27° ano consecutivo), ele foi também o veículo mais anunciado e buscado na internet. A Volkswagen manteve a unanimidade no pódio e se consagrou – pelo segundo ano consecutivo – como a marca mais buscada. Além do hatch, Golf e Saveiro, nessa ordem, completaram o top 3 nas buscas. Honda Civic e Chevrolet Corsa também foram muito procurados.
Os dados foram divulgados pelo MercadoLivre Classificados de acordo com pesquisas feitas no site durante os 12 meses do ano passado.
Apesar dos três primeiros lugares terem sido iguais aos de 2012, o ranking de 2013 trouxe algumas novidades. A picape S10 e o sedã médio Astra apareceram no ranking de mais buscados pela primeira vez. Enquanto isso, o Camaro sumiu das buscas da plataforma em 2013. Dessa forma, a marca Chevrolet conquistou cinco posições no ranking dos dez mais buscados.
Ao compararmos esse ranking com o divulgado pela Fenabrave dos dez carros seminovos e usados mais vendidos em 2013, percebemos uma forte similaridade. O Gol prova que é preferência nacional: ocupa o primeiro lugar nas duas classificações. Do restante dos carros que compõem as listas, apenas dois veículos que estão no ranking do MercadoLivre Classificados não aparecem na lista Top 10 da Fenabrave, o Golf (2º lugar) e o Astra (10º).
| MercadoLivre | Fenabrave |
1° | Volkswagen Gol | Volkswagen Gol |
2° | Volkswagen Golf | Fiat Uno |
3° | Volkswagen Saveiro | Fiat Palio |
4° | Honda Civic | Chevrolet Corsa |
5° | Chevrolet Corsa | Chevrolet Celta |
6° | Chevrolet Vectra | Ford Fiesta |
7° | Chevrolet Celta | Volkswagen Fox |
8° | Fiat Palio | Chevrolet Classic |
9° | Chevrolet S10 | Fiat Siena |
10° | Chevrolet Astra | Fiat Strada |
Já no ranking de anúncios, Chevrolet, Volkswagen, Fiat e Ford foram as marcas mais frequentes no ano. Não por acaso, elas são conhecidas como as “quatro grandes” e são as montadoras que mais vendem no Brasil há anos.
Sobre a pesquisa do MercadoLivre, achei curioso o fato do Astra, Corsa e Vectra aparecerem com tanto destaque. Mesmo fora de linha, o trio mostra que ainda é bom de mercado.