Quando o Renault Logan foi lançado no Brasil, entre as suas principais características, quatro chamavam muita atenção: o ótimo espaço para os ocupantes e para a bagagem; os preços competitivos; o acabamento simples e a feiura.
Bastante ciente disso, a marca francesa não precisou trabalhar muito nos dois primeiros pontos (especialmente o 1º), focando suas energias para melhorar os dois últimos aspectos – sem muito sucesso (especialmente o visual). Mas, agora, com a nova geração do sedã, que será lançada na segunda quinzena de novembro, parece que os franceses finalmente terão um Logan grande por dentro, com bom acabamento, bonito e com preços competitivos – assim espero!
Como a própria Renault diz, “você já conhece esse carro; mas não vai acreditar o quanto ele ficou irreconhecível”. Definitivamente é esse o sentimento, uma vez que a marca “incluiu” algo que o Logan nunca teve: beleza. Embora não tenha atingido a “excelência de design”, sem dúvida suas linhas ficaram muito melhores. A dianteira é o ponto alto do design, enquanto a traseira ficou bem melhor, finalmente combinando com o restante do veículo.
Por dentro
Por dentro, além do acabamento mais refinado, o novo Logan terá novo volante com comandos de som (finalmente saem da coluna de direção) e central multimídia no painel (praticamente o mesmo sistema que já equipe a linha Renault no Brasil atualmente). O quadro de instrumentos também será novo, com iluminação azul.
Veja mais alguns detalhes do painel no vídeo abaixo do Symbol europeu (como o novo Logan é chamado em alguns mercados no velho continente).
Debaixo do capô, o motor 1.0 16V flex deverá receber as melhorias apresentadas com o Clio. Essa motorização desenvolve 77 cv de potência e 10,14 mkgf de torque com gasolina e 80 cv e 10,5 mkgf com etanol. O propulsor 1.6 8V (98/106 cv e 14,5/15,5 mkgf) permanece como está, enquanto o 1.6 16V (107/112 cv e 15,1/15,5 mkgf) pode receber melhorias (embora seja pouco provável) no ano que vem (quando deverá ser lançado por aqui).
Em termos de equipamentos, podemos espera, no mínimo, a mesma lista do Logan 2013/2013, que ficou mais completo e seguro. A versão de entrada, Authentique, deve ter cinto de segurança regulável em altura, desembaçador do vidro traseiro, bloqueio de ignição por transponder, brake light, ar quente, vidros verdes, conta-giros, alarme sonoro de advertência de luzes acesas, pára-sol do passageiro com espelho de cortesia, entre outros itens, além de, finalmente, freios com sistema ABS e airbag duplo.
A intermediária, Expression, tem deverá ter os itens acima mais direção hidráulica, volante com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, entre outros.
Já o Logan Dynamique 2014, o “mais refinado”, deverá ter os equipamentos já citados, além de faróis de neblina, sistema CAR – travamento automático a 6 km/h; computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, vidros traseiros elétricos, retrovisores externos elétricos, entre outros itens.
Preços
Mas todas as novidades terão um custo extra para o consumidor. O novo Renault Logan deverá chegar ao mercado nacional com acréscimo de preço variando entre R$ 800 e R$ 2.000 dependendo da versão e da lista de opcionais. Atualmente, o sedã francês (2013) tem valores variando entre R$ 27.500 (Authentique 1.0), R$ 36.695 (Expression 1.6) e R$ 41.250 (Expression 1.6 automático).
A produção do Logan 2014 já começou no complexo industrial de São José dos Pinhais, no Paraná e as vendas começa no em novembro. O câmbio automático deve ficar para 2014, quando chega o novo Sandero, em junho.
Em relação ao bom espaço interno, ele está garantido com a manutenção da distância entre-eixos (2,63 metros). Por fora, o novo Logan cresceu de 4,288 m para 4,34 m. O volume do porta-malas permanece o mesmo: ótimos 510 litros.
Com as mudanças, o novo Renault Logan 2014 conseguirá enfrentar ainda mais rivais, “combatendo” um número ainda maior de sedãs, como Chevrolet Classic, Prisma e Cobalt; Fiat Siena e Grand Siena; Hyundai HB20S; Volkswagen Voyage; Toyota Etios Sedan; entre outros.
falam no LOGAN e passam um Filme do SYMBOL????
Por essas e outras continuarei com meu VOYAGE 1.6 CONFORTLINE ,principalmente por não copiar NINGUEM no Mercado
Oi Pedro. Isso está explicado no texto: “Veja alguns detalhes no vídeo abaixo do Symbol europeu (como o novo Logan é chamado em alguns mercados no velho continente).”
na verdade o voyage é uma copia do gol, que tem a cara do fox, que é idêntico ao spacefox, que lembra o jetta, que parece o passat… e assim vai… volkswagen: ótimos carros, mas sempre muito parecidos.
Parabéns Renault! Copiando a traseira do GOL G5 e Onix (que copiou o Gol) e assim copia a humanidade!
Tenho um Renault Logan Authentic 2012; com a chegada do modelo 2013/2014, fiquei muito interessado em fazer a troca, desde que não seja necessário desembolsar um valor desproporcional.
Então prepara o bolso porque até onde eu sei carro da renault perde valorização na revenda.
Comprar carro ja quer dizer preparar bolso, não tem esse que não desvalorize menos que 10% ao ano não.
Quem fez a besteira de retirar o agradável Megane de linha com motor 1.6 16V e colocar um Logan 1.6 8V, com certeza não vai melhorar muito a não ser a casca e a “maquiage” continuam atrasadíssimos em tecnologia como injeção direta, comando variável de válvulas e outras coisas mais. As montadoras em geral só mudam a estética e equipamentos supérfluos de conforto
Perder preço todos perdem. Mas comparei com os concorrentes e até perdeu menos que a maioria.
O atual VOYAGE algum dia chamou-se FOX e …
Se continuar embolando a aceleração não dá né Renault….. só conheço Logan com este problema.
Parabéns, Parizzi! Adorei o post e acho que esse carro vai fazer muito sucesso!
Gostei desse carro, Renato Parizzi. E acho que conseguirei comprar um. Valeu a dica.
Realmente, a Renault tem o dom de conseguir fazer os carros mais feios das ruas (Clio, Logan, etc). Este novo Logan parece mais bonito que o antecessor, pelo menos nas fotos e filme.
Porque não contratam um designer decente ? A Hyundai fez isso. Contratou os designers da Mercedes e o resultado todo mundo conhece.
Sim… contratou o cara da Mercedes e cobra mais de R$40.000,00 por um hatch, o carro da Renault desvaloriza mais pois o brasileiro é burro e adora comprar gol “pelado” e Hyundai por “status”.
Marcelo, vc está coberto de razão!
Toda razão Marcelo. O povo brasileiro é BURRO e ainda pensa q Volkswagen tem carro melhor. Kkkkkk, “sabe de nada inocente”
Tenho logan a 6 anos ( a cada 2 anos troco pelo mesmo e sou só elogio ) desvalorização todas as marcas tem.
Queria descobrir quem foi que preparou essa matéria….anuncia um modelo de um carro repaginado e apresenta o vídeo de outro.
Afinal, qual o modelo apresentado, Logan ou Symbol????
Almir, a explicação está no meio do texto: “Veja alguns detalhes no vídeo abaixo do Symbol europeu (como o novo Logan é chamado em alguns mercados no velho continente).”
Tenho um Logan automático 2012 e não veja a hora de trocar pelo novo modelo! A Renault desta vez se superou! Parabéns!
Eu tenho um renault 2006 e quero muito trocar pelo logan, porém achei o preço meio salgado, mas gostei muito do carro em questão de conforto e porta malas.
Tenho um Logan automático faz três anos. Excelente carro, não deu problema de nada, só colocar combustível e rodar. Dizem que o Logan é feião, mas eu já sou tiozão, então “tá tudo bão”. Principalmente agora que comprei o novo Logan 2015. Lindão, embora eu… continue feião !
Excelente carro meu pai comprou o novo logan 2015 exclusive easy’r, o carro é lindo econômico espaçoso o melhor custo benefício se comparado ao prisma, etios hb20s voyage cobalt etc… Os acessórios são ótimos Bluetooth câmera de ré banco de couro o mais top da categoria conseguimos o carro por 51.500 taxa zero para pagar em até 50x sem juros. Simplesmente a melhor negociação feita. Outros sedãs com os mesmo acessórios chegavam a 60 mil reais. Estou super satisfeita. Primeira vez que compramos um carro da renaut.