Finalmente ele chegou e com grande expectativa! Afinal, este o novo Toyota Etios o primeiro carro “de massa” da marca no Brasil. Tenho realmente visto muitas campanhas publicitárias do modelo na internet, em revistas, jornais e, principalmente, na TV – onde os “astros podem brilhar”. E, sobre as peças de televisão, dois aspectos chamaram a minha atenção.
Nesta imagem o carro aparece mais do que os artistas. A legenda da pequena foto do painel (canto inferior esquerdo) diz: “baixo consumo de combustível”, ao invés de “painel moderno do século 21” |
O primeiro é o grande números de artistas da música que fazem o comercial – Samuel Rosa, Pitty, Tony Bellotto, Marcelo Bonfá e PJ. Fiquei com a ligeira sensação do Etios estar abafado pelos artistas, ficando, em diversos momentos, em segundo plano. Até parecia o clipe de uma banda. Mas pode ser esse mesmo o plano da Toyota, já que o Etios não cativa ninguém no quesito emoção. E a canção, que fala das “curvas de Santos”, tem mesmo ligação para um japonês fabricado em Sorocaba (SP)?
Fotos: Toyota/Divulgação |
O segundo, como vocês perceberam pelo título, é a quase total ausência do painel do veículo nas campanhas de TV. Tudo bem que ele é horroroso, mas não achei que ele fosse desaparecer desta forma.
Reparem como o painel é “tímido”.
Clipe: As curvas da estrada de Santos + Chegou o novo Toyota Etios. Muito Prazer
Duração do vídeo: 3:36s
Número de vezes que o painel aparece: 5
1. Painel visto pelo lado de fora; dura cerca de 1 segundo (15s no vídeo)
2. Visão interna, com o painel no escuro, contra a luz; dura cerca de 1s (2:50s no vídeo)
3. Visão parcial do lado direito do painel; dura menos de 1s (2:59s no vídeo)
4. Visão parcial do lado direito do painel; dura cerca de 1s (3:04s no vídeo)
5. Visão bem fechada no painel de instrumentos; dura cerca de 1s (3:22s no vídeo) – Melhor visão do painel
Campanha – Chegou o novo Toyota Etios. Muito Prazer
Duração do vídeo: 64s
Número de vezes que o painel aparece: 2
1. Painel visto pelo lado de fora; dura cerca de 1 segundo (11s no vídeo)
2. Visão bem fechada no painel de instrumentos; dura cerca de 1s (44s no vídeo)
Campanha 30″ – Chegou o novo Toyota Etios. Muito Prazer
Duração do vídeo: 33s
Número de vezes que o painel aparece: 1
1. Visão bem fechada no painel de instrumentos; dura menos de 1s (20s no vídeo)
Este é o spot de TV mais comum que tenho reparado, seguido pelo de 15 segundos.
Campanha 15″ – Chegou o novo Toyota Etios. Muito Prazer
Duração do vídeo: 16s
Número de vezes que o painel aparece: 0
Encerrando o post, a partir de agora não vou criticar bem menos o bizonho painel do Etios, pois já fiz isso demais. Quero aguardar a recepção em número de vendas do modelo para ver como será a sua aceitação. Fecho com uma frase do internauta Enrico sobre o Toyota Etios: “É um carro que nasceu quase já pedindo uma reestilização”.
Concorrente recém lançado
Só para um efeito comparativo, vejam a propaganda de um minuto do novo Hyundai HB20. O painel aparece três vezes, sendo duas mais curtas (31s e 34s) e uma mais longa, por três segundos, no final (48s a 51s) – bem diferente da Toyota.
Realmente esta propaganda do Etios ficou (e muito) a desejar. Pois, a música e a proposta em geral não batem. Tá parecendo um lançamento de uma banda de música do que de um carro..Talvez seja intencional no sentido de disfarçar tantos defeitos do veículo.
eu não tinha reparado nisso quando via as propagandas do etios… agora só consigo reparar isso! não se a propaganda esconde os defeitos do carro ou se simplesmente esconde o carro!
Escondem por vergonha…hehehe
Perfeito Alex, perfeito…
E que vergonha!