Hyundai/Divulgação |
Hyundai HB20 e Toyota Etios foram lançados recentemente querendo fazer um grande “estrago” no segmento de carros compactos. O coreado aposta no visual moderno e na garantia de cinco anos para emplacar, enquanto o japonês se apoia no espaço interno, nos motores acima de 1.0 e na confiabilidade da marca para fazer sucesso. Mas ambos sofrem do mesmo mau: são muito caros!
Pelo menos foi esta a constatação que tive depois de observar o resultado da enquete que ficou no ar no De 0 a 100 durante uma semana, com a pergunta “Você gostou dos preços do Hyundai HB20 e do Toyota Etios?”. Das pessoas que votaram, quase 60% não gostaram dos preços do HB20 e do Etios, os considerando veículos caros. E apenas 5,3% dos votantes gostaram dos valores.
Toyota/Divulgação |
O Hyundai tem preços sugeridos que variam entre R$ 31.995 e R$ 47.995, enquanto o Toyota tem preços sugeridos com variação entre R$ 29.990 e R$ 42.790 para o hatch e R$ 36.190 e R$ 44.690 para o sedã – valores das versões mais simples e mais caras de cada modelo, sem opcionais.
Leia também
. Bonitinho, mas ordinário: este é o novo Hyundai HB20
. Com preços “premium”, Toyota lança o simpático Etios, que não cativa em nada no quesito emoção
Entre os que gostaram parcialmente dos preços, pouco mais de 20% consideraram os valores do HB20 interessantes e os do Etios caros. Já aproximadamente 15% dos votantes acharam o inverso: o Toyota tem bons preços, enquanto o Hyundai é caro.
Você gostou dos preços do Hyundai HB20 e Toyota Etios?
- Não. Achei os dois caros – 67 votos (59,29%)
- Sim, mas só do Hyundai HB20 – 23 votos (20,35%)
- Sim, mas só do Toyota Etios – 17 votos (15,04%)
- Sim, dos dois – 6 votos (5,3%)
- Total: 113 votos
Meu voto na enquete foi para a opção “Não, Achei os dois caros”. E fico pensando quando o IPI voltar – se é que ele vai voltar neste ano, ainda mais depois do novo acordo automotivo. Mas, caso a situação volte como a que tinhamos antes da redução, os “novos” preços do Hyundai HB20 e do Toyota Etios seriam (somando 10% para os 1.0 e 7% para os 1.3, 1.5 e 1.6):
Hyundai HB20 1.0 Comfort: R$ 31.995 R$ 35.194
Hyundai HB20 1.0 Comfort Plus: R$ 33.995 R$ 37.394
Hyundai HB20 1.0 Comfort Style: R$ 37.995 R$ 41.794
Hyundai HB20 1.6 Comfort: R$ 36.995 R$ 39.584
Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus: R$ 38.995 R$ 41.724
Hyundai HB20 1.6 Comfort Style: R$ 42.995 R$ 46.004
Hyundai HB20 1.6 Comfort Style Automático: R$ 45.995 R$ 49.214
Hyundai HB20 1.6 Premium Manual: R$ 44.995 R$ 48.144
Hyundai HB20 1.6 Premium Automático: R$ 47.995 R$ 51.354
Hatch
Toyota Etios 1.3 – R$ 29.990 R$ 32.089
Toyota Etios 1.3 X – R$ 33.490 R$ 35.834
Toyota Etios 1.3 XS – R$ 38.790 R$ 41.505
Toyota Etios 1.5 XLS – R$ 42.790 R$ 45.785
Sedã
Toyota Etios 1.5 X – R$ 36.190 R$ 38.729
Toyota Etios 1.5 XS – R$ 41.490 R$ 44.394
Toyota Etios 1.5 XLS – R$ 44.690 R$ 47.818
Estes preços mais altos não são exclusividade da Toyota e da Hyundai. Entre os vários que já comentei aqui, quero citar outros dois carros que considerei bem caros quando foram lançados: Ford New Fiesta hatch e Chevrolet Cruze Sport6.
Mas, se mesmo custando tão caro existe fila de espera, o que poderíamos esperar se os preços fossem mais justos?
Parizzi, dá uma olhada nessas fotos desse site: http://www.blogdoanderson.com/2012/09/29/toyota-lanca-etios-em-conquista/
Veja a foto do Etios com o capô aberto.
Putz, SEM PINTURA!
Que tosco! Isso é fabricação de Celta com preço de Cruze…
O carro Não tem banco com regulagem de altura, os bancos traseiros são inteiriços, não tem retrovisor elétrico.
Esse carro vai ser um MICÂO!
Passada a euforia inicial, hoje fui na concessionária da Hyundai na Av. Tancredo Neves e vi os vários modelos do HB20 e pasmém: NÃO TEM FILA DE ESPERA!!!
Claro que depende da motorização e modelo que você for escolher. No meu caso 1.6, câmbio mecânico, cor marrom, versão Confort Style.
Me admirei com o porta malas, que para um hatch é bem “grande”
Aprovei…porém só não comprei porque vou esperar a versão sedan.
Eu sempre dizia, muito antes do seu lançamento, que o sucesso do HB20 seria definido pelo preço e, sinceramente, mesmo tendo alguns opcionais, R$ 32 mil é um valor muito alto pra quem deseja tomar o lugar na liderança que hoje é do Gol. Vai vender a ponto de ficar entre os 10 mais do ranking, mas a liderança não vai conseguir mesmo!
Talvez ele só disputasse a liderença se a Hyundai tivesse uma capacidade de produção muito maior no Brasil.