Alguns automóveis brasileiros e um outro estrangeiro participaram de crash-tests nos moldes do Euro NCAP (entidade européia) para avaliá-los no quesito segurança, promovidos pelo Latin NCAP. O resultado foi bastante desanimador.
A avaliação consistia em testes de impacto frontais a 64 km/h. Dentro dos veículos, dois bonecos adultos (dummies) foram posicionados nos bancos da frente, simulando motorista e passageiro, enquanto dois bonecos equivalentes a crianças de 3 anos e de 18 meses foram colocados no banco de trás.
De todos os avaliados, Toyota Corolla foi o melhor, mas longe ainda do ideal. Em seguida vieram Palio ELX 1.4 e Gol Trend 1.6, ambos com airbags (e empatados).
O piores nacionais foram o Peugeot 207 e o Gol Trend 1.6, os dois sem airbags. Mas quem ganhou a medalha de lata foi o chinês Geely CK1 sem aibag, que ainda nem é vendido no Brasil (ainda bem). Ele, pelo menos, superou alguns nacionais na avaliação de proteção de crianças. Já na hora de proteger o motorista e o passageiro….
O Chevrolet Meriva ficou no meio do pelotão. Eu só não entendi qual é a versão GL Plus, que não é vendida no Brasil.
Confira os resultado dos testes. A nota máxima possível é de cinco estrelas:
Chevrolet Meriva GL Plus com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 1 estrela
Fiat Palio 1.4 ELX com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas
Geely CK1 sem aibag – adultos: não atingiu nenhuma estrela / crianças: 2 estrelas
Peugeot 207 Compact com airbag – adultos: 2 estrelas / crianças: 2 estrelas
Peugeot 207 Compact sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas
Toyota Corolla XEi com airbag – adultos: 4 estrelas / crianças: 1 estrela
VW Gol Trend 1.6 com airbag – adultos: 3 estrelas / crianças: 2 estrelas
VW Gol Trend 1.6 sem airbag – adultos: 1 estrela / crianças: 2 estrelas
Peugeot 207 Brasil com airbag
Nós ainda não (me incluo nisso) temos a cultura da segurança em primeiro lugar, não é mesmo? Basta ver os carros que estão nas revendas para pronta entrega: mesmo os compactos de 40-45K dificilmente estão equipados com air-bag. Seja C3, Gol, Fox, Fiesta, Uno, 207 (este o pior de todos! O air-bag nem pode ser encomendado!)… Outro fato foi a “novela” das cadeiras para crianças. É, ainda precisamos do governo para proteger nossos filhos de nós mesmos!!!
Arrependimento que tenho não ter comprado meu carro com air bag.
Agora cinto, eu uso até pra gardar o carro na garagem…e quanto a cadeirinha meu filho sempre usou…carregar uma criança ou principalmente um bebê fora de uma cadeirinha ou bebê conforto, deveria dar cadeia…e se alguém vier com historinha de não ter dinheiro pra comprar…essa não cola!
Vergonha de ser Brasileiro …
Disse tudo! Vergonha mesmo! A nossa vida é feijoada, mulher de fio dental, samba e cachaça! ABS e Air Bag para os políticos sem estudos, com formação em coronelismo não tem siguinificado! Dá nojo tem hora!
Estamos anos luz atrás!
O teste foram feitos com carros relativamente novos e vejam o resultado, o menos pior para adultos foi o Corolla, e o pior de todos esse tal de Geely CK1 só podia ser uma porcaria chinesa.
Carro com segurança em primeiro lugar no Brasil é = a fracasso. Vide o Mercedes Classe A. Triste essa realidade.
SÓ LAMENTO!!!
ABS é algo que não fico sem mais nunca se for possível.
Tão culpados quantos as montadoras é o governo que tem leis brandas e subservientes aos interesses delas e, pior ainda, nós consumidores que compramos sem maiores questionamentos, pagando caro por carros de qualidade e segurança sempre inferiores, não só em relação a países do 1º mundo, bem como a outros países da América do Sul e mesmo a Índia. Veja o caso do GOL G4/G5, líder absoluto de vendas há 23 anos, com ganho de escala e uma eternidade de tempo para retorno do investimento, que ainda cobra como opcional um simplório encosto para cabeça no banco traseiro, mesmo o G5 1.6 !