Atualização
Na última hora o Marcelo mudou de ideia e acabou fechando a compra de um Chevrolet Prisma 1.4 Econo.Flex. Boa sorte! Espero as Impressões para publicar aqui no De 0 a 100!
Atualização (07/04/10)
Como vocês perceberam nos comentários, o Marcelo finalmente chegou à sua escolha e está muito feliz com ela. Seu próximo carro será um Renault Sandero! Parabéns pela compra e obrigado a todos que opinaram aqui!
Fico aguardando agora as Impressões do Sandero novo, viu Marcelo?!?!
—————————————————————————————————————————————
Olá pessoal. Mais uma vez publico a dúvida do internauta Marcelo. Na primeira vez que ele esteve aqui, sua dúvida era entre Chevrolet Vectra GT, Palio Adventure Locker, Ford Focus GLX 2.0, Fiat Linea HLX, Honda City e Hyundai i30. Porém, ele decidiu esperar um pouco mais para escolher o veículo e acabou mudando de ideia, querendo agora um veículo de até R$ 40.000.
A dúvida dele é até parecida com a do internauta Jader, que acabou optando pelo Volkswagen Fox Prime. A diferença agora é que o Fox disputa a preferência do Marcelo com o Renault Sandero 1.6 8V Privilege, com o Chevrolet Agile LTZ e, correndo por fora, com o Renault Symbol Expression 1.6 8V.
Vale comentar que um dos pontos que os três hatches têm em comum é o espaço interno mais generoso, com destaque para o Sandero, o maior dos três. Como o Marcelo tem 1,90 m, esse item faz muita diferença. O Symbol segura a lanterna nesse quesito. Em compensação, ele tem o maior porta-malas, o que faz uma grande diferença em viagens e no transporte de bagagens.
Renault Sandero
O Sandero tem como principal problema a ergonomia e o fato do estepe ficar do lado de fora. Seu acabamento também é muito simples, embora a versão a Privilege seja “menos pior”. O motor 1.6 8V tem desempenho e média de consumo satisfatórios, mas trabalha de forma muito ruidosa.
Renault Symbol
O Symbol parece o inverso do seu “irmão” Sandero. Ele tem acabamento mais bem feito e espaço interno pequeno, especialmente no banco traseiro. Sua ergonomia também é um pouco melhor. O mesmo comentário de desempenho e consumo do Sandero vale aqui para o Symbol.
Volkswagen Fox
Como eu disse para o Jader, o Fox foi totalmente remodelado recentemente e ficou bonito (o outro era bem feio), moderno e com um interior digno de um veículo de verdade. A versão de interesse do Marcelo também é a Prime, a topo de linha, com motor 1.6 flex. Seu espaço é pior que o do Sandero, melhor que o do Symbol e equivalente ao do Agile, mas sua ergonomia e versatilidade interna são superiores à dos rivais deste post.
Chevrolet Agile
Finalizando, o Agile é o novato da turma e tem tudo “na media”. Ele não se destaca em nenhum aspecto em especial, mas também não fica para trás em nenhum outro. Seu desempenho é inferior aos veículos 1.6 do comparativo, mas seu 1.4 não faz feio. Seu espaço interno também é bom, mas, como eu disse, equivalente ao do Fox, melhor que o do Symbol e inferior ao do Sandero. Vale ressaltar que o visual do Agile ainda gera muita discussão, o que pode ser bom (ou não).
Lembrando que os dois franceses têm 3 anos de garantia, contra apenas 1 do Fox e do Agile.
Como eu sempre digo, acho que o Marcelo deve comprar o carro que o deixar mais feliz e contente. Ele deve escolher aquele veículo que ele sempre quis ter na garagem.
Sobre o modelo que eu escolheria, se o espaço interno for mesmo o item mais importante para a escolha, o Sandero é a melhor opção, deixando o Symbol em último. Mas Fox e Agile não fazem feio e também podem atender. O Sandero vence ainda a dupla não francesa (e empata com o seu irmão da Renault) na garantia. Já a dupla Fox e Agile tem melhor ergonomia e visuais mais chamativos. O Fox virou um outro veículo depois da mais recente reestilização. Tudo nele melhorou, o tornando uma opção muito forte na disputa. Já o Agile ainda “cheira” novidade, o que já é suficiente para muita gente. (fotos: todas de divulgação das respectivas marcas)
E para vocês, qual é a opção mais adequada para o Marcelo?
Fãs da GM que me desculpem, mas o Agile é muito feio…
Eu compraria qualquer um dos outros 3 exceto o “feinho”.
obrigado Renato por ter colocado a minha duvida aqui… essa semana mesmo ja vou quitar meu carro, e semana q vem começo a dar uma olhada nesses 3 compactos premium e nesse sedan compacto premium para enfim escolher meu proximo carro…
Marcelo, faça um teste simples nos 4 carros. Coloque o banco do motorista em uma posição confortável para vc dirigir, depois sem tirar o banco da posição, sente você no banco traseiro atrás do banco do motorista, e veja em qual carro vc vai ficar mais expremido atrás…assim vc vai medir o conforto que o carro vai dar pra vc e para os demais ocupantes…acho que vc não vai conseguir fazer esse teste no Symbol, mais eu já sei qual carro vai se sair melhor nesse simples comparativo….mais vou deixar vc descobrir sozinho(caso vc se enteresse em fazer esse teste).
na minha opinião os dois melhores conjuntos pra vc são o Sandero e o Agile, mais o Sandero vai ficar te devendo um ajuste de volante, que devido a sua estatura vai fazer falta…o Agile vai ficar te devendo um pouco de motor, e de brinde ainda vai te obrigar a desfilar com aquela grade de caminhão. O carro ideal teria o tamanho do Sandero, o motor do Fox, o acabamento do Symbol e os itens de série do Agile. mais carro ideal assim como papai noel não existe. Felicidades na escolha.
Tirando-se a força cultural brasileira que tem na GM e VW a tradição de mais de 50 anos de Brasil (lembra do Fusca, da Brasilia, do Chevette e do Opalão???). Agora, mais recentes, temos os Franceses, dos quais destaco a Renault. Como não fico preso a questões culturais ou tradicionalistas:- Pra mim é Sandero na cabeça… Disparado a melhor opção…
Bom para algumas pessoas que realmente não se ligam de onde vem o que se compra e que de fato algo notório nos brasileiros, é que o Sandero (6890 euros) aclamado por muito fãs de carros franceses, deveriam muito bem saber que na verdade o tal Sandero que todos falam pelo seu espaço e cuto/beneficio, na verdade é um carro desenvolvido e lançado por uma fábrica ROMENA chamada DACIA! Assim como o DUSTER (10900 euros) que vai ser lançado no BraZil pela Renault e também o carro mais feio do mundo que mais parece um Playmobil LOGAN (5900 euros)…..Então fãs de franceses fiquem atentos!!!
Seria mais ou menos vc ir ao mercado e comprar uma Truta achando que é salmão!
Bem, ainda prefiro os alemães!!! E carro italiano somente Ferrari…Fiat não presta…
Segue o link da fábrica DACIA…
http://www.dacia.ro/#/modele-si-preturi/sandero/
http://www.dacia.ro/#/modele-si-preturi/duster/
http://www.dacia.ro/#/modele-si-preturi/noua-dacia-logan/
VW – FOX primeira opção espaço e ergonomia.
RENAULT – SANDERO segunda opção espço.
GM – AGILE – fora de questão tem muito espaço interno, mas no banco de trás que é da minha estatura bate na porta traseira ao entras no carro. Grade frontal e os abre portas interno do tipo unnha de ema ou sertia do Zé do Caixão.
Mas compre o carro que lhe agrada.
Te daria um dica melhor! Comprei um POLO 0 Km- Completo na Catalão! Paguei R$ 42.000,00 50% de entrada e o resto do Leasing em 24x, te garante que é muito mais carro que todos estes e que custa um pouco mais ou até mesmo a mesma coisa….
Se tiver interesse procure o Gerente da Catalão de Contagem que se chama Alexandre! Você vai ter um carro com motor 1.6 e câmbio do Golf…..Sabe quanto deu a manutenção de 20 mil Km? R$ 250,00.
Isso mesmo……
Outro detalhe o seguro ficou em 1.400,00 reais!
Mais um outro detalhe! Como o Polo é um carro muito bem projetado, eu que tenho quase 1,85m fico sentado no banco de trás, sem encostar os joelhos no banco da frente que está todo para trás e sem bater a cabeça no teto! Sem falar no acabamento, ergonomia, porta-malas….olhe todos estes 4 carros antes e depois sente no Polo, vc não vai se arrepender!!! De coração!
eu n gosto do polo, se e pra ser vw prefiro o fox…
vou nem responder….
DJ pelo menos o Sandero é o mesmo carro na Romenia na Europa e no Brasil…Já o Polo…não é mais o mesmo no Brasil…Sua revisão realmente foi muito barata, mais a minha de 20.000 Km (Sandero Privilege)custou RS156,00. Sei que a manutenção de peças é muito cara no Polo tb…meu primo tem um…
Entre as opçoes que ele listou eu ficaria com o sandero sem dúvida, mas com mais 3 mil eu partiria pro astra que mesmo sendo antigo, pelo preço e equipamentos que possui acho que vale muito a pena…
e tb nao gosto do polo
No final o Parizzi pergunt: qual é a opção mais adequada para o Marcelo?…nenhuma acima, o cara que tinha dúvidas sobre Chevrolet Vectra GT, Palio Adventure Locker, Ford Focus GLX 2.0, Fiat Linea HLX, Honda City e Hyundai i30, que são mais carros que as carruagens do conde drácula e o frágile da GM, e aqora a dúvida é sobre hatch?, p.q.p só xingando, acorda Marcelo e compre um automóvel de verdade, aqueles que estavam na sua primeira dúvida.
E FACIL FALAR QUANDO NAO SE SABE O MOTIVO DE EU TER ESCOLHIDO ESSES CARROS NUM E RENATO DANTAS…
O MALDITO DESSE GOVERNO DESCONTOU QUASE METADE DO MEU SALARIO DESDE JANEIRO POR ISSO DESISTI DOS OUTROS CARROS E PASSEI PRA ESSES DE 40MIL, POSSO COMPRAR OQ EU POSSO PAGAR, ANTES EU PODIA COMPRAR UM ATE DE 51MIL AGORA NAO MAIS…
Marcelo, sua nova lista não tem carros tão inferiores assim. Eles tem motores menores, e acabamentos inferiores, mais vão te levar em qualquer lugar que os outros(mais caros) tb te levariam, e por um custo bem menor, eu te garanto. E com certeza vc vai pagar o que um dos 4 vale, e não vai “levar gato por lebre”. Pense no custo benefício, status custa muito caro e o retorno é muito abstrato. Carro é pra te transportar com segurança e conforto, e não pra ser usado como um pedastal onde o motorista se coloca pra ser o centro das atenções.
e isso ai hugoas, mas eu sou do tipo racional como vcs puderam ver, eu compro oq e melhor pra mim mas dentro do limite q eu ganho…
Se o objetivo principal é custo benefício, então sugiro dar uma olhada no Ford Fiesta 1.6. Na BHFor da Contorno o carro com AR+direção+trio elétrico está sendo vendido por 33 mil. Sinceramente é uma opção bem interessante para quem quer um bom carro, com um bom motor e sem pagar muito por isso.
Eu como agora conheço a criança posso recomendar Renault é sinônimo de qualidade só compra que conhece, pois são carros ótimos. Tenho agora um Renault Symbol, que por sinal é um ótimo carro atende bem todas as minhas exigências, antes dele possuía um Novíssimo Voyage, que só vivia na oficina autorizada isso porque ainda estava na garantia.
Compre o Symbol vc não via se arepender…
Veja no quadro impressões Symbol do Piauí.
Eu como agora conheço a criança posso recomendar Renault é sinônimo de qualidade só compra que conhece, pois são carros ótimos. Tenho agora um Renault Symbol, que por sinal é um ótimo carro atende bem todas as minhas exigências, antes dele possuía um Novíssimo Voyage, que só vivia na oficina autorizada isso porque ainda estava na garantia.
Compre o Symbol vc não via se arepender…
Veja no quadro impressões Symbol do Piauí.
Parizzi, cadê o impressões?
hugo marcio eu n gosto do fiesta…
o unico fiesta q eu gosto sequer chegou no brasil, e so vai chegar ano q vem… e o fiesta verve…
piaui o q realmente me motivou a colocar o symbol na minha lista foi pq eu ja gostava do carro e passei a gostar mais ainda vendo as impressoes do seu carro aqui no blog…
Motores menores, conforto menores, segurança menor, aborrecimentos maiores, cansaços maiores, espaços menores e por aí vai.
vai dizer q vc tem carro de milionario na garagem renato dantas? so falta isso agora…
Não, ele só tem um sedam compacto completo, mais pagou o preço de um sedam médio por ele!
Olha só quem fala de motores menores…tem que esguelar seu 1.5 16v pra andar junto dos 1.6 8V.
Peraí…tinha esquecido que ainda é automático…então tem que esguelar pra andar perto do Celta 1.0.
Automático da Honda ninguém merece… mesmo com 5 velocidades anda menos que os Toyota e franceses de 4 marchas.
Ainda não sou milionário, tenho apenas um automóvel sedã conpacto na garagem, (escreve-se assim mesmo Sedã), Carro de passeio destinado, em geral, a quatro ou cinco pessoas, dicionário AURELIO.
Como penso grande um dia colocarei na minha garagem um S600 Mercedes Benz…quem viver verá.
É melhor ter um automático Honda ou toyota que qualquer porcaria francesa, coreana ou das terras do conde Drácula.
Além do mais seu Dantas, compacto é com m e não n sua besta, atenção analfas, onde se lê conpacto, leia-se compacto.
Para o Coreano e Francês Hugoas,es,is os,uis, acredite se quier:
O motor 1.5 16V flex da Honda, é o único oferecido no lançamento, é dos melhores que temos no país. Rende 116 cavalos com álcool, mas eles valem por mais. Abaixo de 3 000 giros ele funciona como um 12 válvulas, para melhorar a entrega de torque. Dali em diante o sistema iVTEC abre as quatro válvulas de admissão restantes, em nome da potência. O resultado? Esse City completo, EXL automático, teve números de consumo e desempenho parecidos com os do Civic LXS. O câmbio automático de cinco marchas é parecido, arranca com decisão e é suave nas trocas. Em Drive, o motorista faz uma redução de marcha momentânea e o câmbio reassume as rédeas do carro em seguida. O motor pode até cortar giro, mas não troca de marcha. Com suspensão traseira por barra de torção, o City é ágil e interessante. Mas não é especial como o Civic.
FONTE QUATRORODAS.
Porcaria francesa nada. Hoje não devem nada aos Honda ou Toyota. Aqui em casa a gente tá pensando em renovar os carros. Tô pensando em pegar um Civic porque sou apaixonado pelo veículo.
O motor 1.5 da Honda é realmente muito bom. Melhor que os 1.6 e 1.8 da GM / Fiat que estão rodando por aí.
Ah sim, Dantas. Não vim criticar seu carro aqui pra você disparar sobre a porcaria que algum país produz. Pelo contrário, eu adoro o Fit e o City me agrada. A gente pretende adquirir ou um Civic ou um Fit (mais compacto para trabalhar) em breve.
No teste de sedans da 4 rodas, no qual o City competiu com um 307 básico e outros sedans, além do francês ficar duas posições a frente, o City tomou quase 2s no 0-100 e ficou beeem longe nas retomadas. Isso faz diferença em uma estrada. E o argumento de motor menor começa a ir por água abaixo diante dos 1411kg do Pug e preço do City, porque até mesmo o acabamento do veículo é inferior.
O que eu quis dizer foi o seguinte, principalmente pro Civic: ele é um automático lento. Apanha em desempenho do Corolla 4 marchas e mais ainda do C4, Focus e 307. O City com motor menor anda perto dele. E não me refiro aos manuais…
Já encheu o saco essa perseguição. Desencana!!
Sem duvidas o NOVO Fox é a melhor opção… A diferença de espaço interna é pequena, no final não vale a pena. Em se tratando de todos os outros quesitos, desde design, conforto e ergonomia, ate a motor, manutençao e consumo de combustivel, o novo FOX supera os demais. Em pensar que o antigo Fox, definitivamente, seria o pior dentre os outros da lista.
Ainda não, haverá mais e mais.
Espere pela reestilização do Sandero, dizem as más línguas que o som vai virar double din, o acabamento vai melhorar e os comandos dos vidros elétricos vão p/ as portas.
Ao que parece, o Sandero reestilizado sai ainda este mês.
Ptz, POLO? Como alguem pode falar nessa velharia? MINÚSCULO: Ñ acreditem nessa ladainha de vendedor de VW, o Polo é minusculo por dentro, 2 pessoas de 1,75m sentados na frente a atrás vão se sentir em um Gol… O motor é um lixo, bebe muito e anda porra nenhuma, fora que ele vive batendo a suspensão (a VW troca logo tudo), tem um porta-malas minúsculo, o tecido dos bancos parece lixa e o das portas, pano de chão. Sem falar no acabamento digno de VW (uma porcaria cheia de plásticos que riscam só de vc olhar atravessado).
E isso tudo p/ um preço altíssimo! É ridiculo como a VW cobra 3.000 pelos vidros e travas elétricas… Mais ridiculo ainda quem paga e se acha num carrão.
O Ágile é um Chevette mais caro e com tração dianteira, sem dar nem tirar…
Se quer um CARRO,compra um Punto, aproveita que tá barato por conta da futura recalchutada no 1.4 (virando EVO) e dos Tritecs. O paga p/ ver e espera sair o Punto melhorado (óbvio que mais caro tb). Ou, como disse, espera o Sandero melhorado, mais vale que o minúsculo (e caro) Fox tb.
Este comentário foi removido pelo autor.
se o punto custasse menos de 40mil com esse novo motor 1.6 16v ftp concerteza eu desistiria de todos esses carros q estou em duvida e compraria esse punto… mas duvido muito q custe isso…
paulo freire, eu compraria um agile ltz mas nao compraria o punto com motor 1.4 pois o carro e tao fraco como qualquer 1.0… esse e o unico defeito grave q eu acho no punto, ele tem motor fraquinho no caso do 1.4…
Dantas, por favor, olhe o e-mail que eu te mandei!
Realmente o punto 1.4 e igual a 1.0 e com o novo motor com certeza irá ser mais de 40 mil, mas o caso do sandero reestilizado ai sim vai ser uma boa, que mesmo assim na minha opinião ele é a melhor escolha.
Veja os números:
No Sandero são 2,59 de entre eixos, 1,74 metros de largura e 320 litros de mala contra 2,46 entre eixo, 1,64 largura e 260 litros de mala do Fox.
começou minha elimonaçao de modelos…
acho q vou desistir do fox e symbol pq todos os modelos vw esse mes estao sendo chamados mais uma vez pra trocarem os motores pq apareceu outro defeito nos motores 1.0 e 1.6, e melhor ficar com um carro confiavel “sandero e agile” do q com uma bomba relogio como o motor do fox… e do symbol eu desisti pq eu n preciso de um portamalas grande, sem contar q o carro e apertado e pode ser micao de revenda…
confesso q gosto do symbol, mas teria certeza em compra-lo se ele vendesse mensalmente o dobro do q ele vende agora “cerca de 450 symbol por mes” ,mas ele n esta totalmente fora da minha lista. ja o fox e certeza q esta excluido…
confesso q gosto do symbol, mas teria certeza em compra-lo se ele vendesse mensalmente o dobro do q ele vende agora “cerca de 450 symbol por mes” ,mas ele n esta totalmente fora da minha lista. ja o fox e certeza q esta excluido…
É covardia querer comparar o Punto de 1150 kg com um Celta de 930 sem a/r nem d/h, LÓGICO que o Celta terá desempenho um pouco superior (tem vídeo no youtube de Celta 1.0 dando benga em Golf 1.6!!!), mas eu pergunto, o Celta vai ter o conforto, a segurança, a estabilidade e o espaço do Punto?
em conforto,estabilidade e segurança concerteza o punto e melhor, ja em espaço interno o celta e punto sao apertados e dao empate paulo freire…
É sinal que vc nunca entrou em um Celta…
Punto x Celta – Medidas:
Entre-eixos 2,51 x 2,44
Comprimento 4,03 x 3,78
Largura 1,68 x 1,62
Altura 1,50 x 1,42
Mala 280L x 260L
o resultado de qual carro escolhi e comprei sai daqui pro dia 9 de abril… aguardem…
o resultado de qual carro eu comprei sai antes do dia 9 de abril… faltam poucos dias… aguardem…
amanha vou em 2 concessionarias renault e 1 chevrolet ,vou dar uma olhada geral no sandero e agile, fazer simulacao de financiamento e avalicao do nosso carro “da minha mae e meu” e colocar a partir de amanha pra vender particular nosso carro… dia 1° de abril eu vendo meu carro, senao sera so proxima semana começando segunda dia 5 de abril…
dizem q ta dificil acharem agile em concessionarias…
sei q talvez possa demorar pra vender meu carro, mas ja tem gente de olho nele ainda mais agora q fiz revisao e levei pro lava jato… esta como 0km!
o carro nunca deu problema e esta novinho mesmo com um pouco mais de 23mil km rodados…
pessoal, ontem de tarde fui nas concessionarias renault daqui e foi so satisfacao em ver e sentir o sandero como eu fiz ontem… nos gostamos tanto do carro q agora eu tenho certeza, meu proximo carro sera o sandero e minha duvida finalmente acabou… agora e so vender meu carro segunda ou terça da semana q vem e comprar e esperar 10 dias o sandero…
ah, a versao ainda e uma duvida sobre qual vou levar mas a cor e o motor ja estao definidos… sera vermelho fogo e tera motor 1.6 8v…
n sei se levo e expression ou o privilege, depende do preço e do valor da prestacao, mas vou fzer o q o parizzi me ensinou “colocar uma concessionaria pra brigar com outra” deixando assim o preço mais baixo…
tao me oferecendo o expression por;
36.900 – concessionaria 1
36.700 – concessionaria 2
na concessionaria 2 disse q me dava por 36.500 se eu levasse na hora, ou seja ontem mas n deu pq vou quitar meu carro hj e vou chamar meu primo q esta muito interesado em comprar meu carro… to oferecendo por preço de mercado, 24mil classic flexpower 2006 modelo completo…
na concessionaria 1 tinha o expression 1.6 a pronta entrega nas cores prata e verde e na concessionaria 2 so tinha 1 modelo prata, mas q semana q vem chegava muitos expression 1.6…
ele disse q ia ligar pra fabrica e pedir 2 modelos do meu gosto… 1 privilege 8v e um expression 1.6…
eu qro o privilege, mas depende mesmo e do preço da prestacao e do preço do carro…
na concessionaria 1 tinha o expression 1.6 a pronta entrega nas cores prata e verde e na concessionaria 2 so tinha 1 modelo prata, mas q semana q vem chegava muitos expression 1.6…
ele disse q ia ligar pra fabrica e pedir 2 modelos do meu gosto… 1 privilege 8v e um expression 1.6…
eu qro o privilege, mas depende mesmo e do preço da prestacao e do preço do carro…
ah, o sandero q eu qro e na cor vermelho fogo e so…
na concessionria 1 tavam cobrando absurdos 1500 reais adicionais no carro… ja na 2° concessionaria eles davam de graça essa cor…
Bom dia Marcelo,
não li todos comentário não sei se vc ja comprou mas tenho 1,89 e tenho um Meriva sei que são carros diferentes e que talvez quem tem 40.000,00 não tem 44.000,00 mas vc pode conferir o espço, posiçao de dirigir é fantastico.
valeu
vou comprar outro carro agora em janeiro de 2013, sera um cobalt LT 1.4 ou um punto attractive 1.4 ainda estou em duvida e espero q vc leia renato parizzi
Oi Jccg! São dois carros com propostas diferentes, mas são dois bons carros! Escolha aquele que te deixar mais feliz e satisfeito!
Um abraço!
renato, pois e… o tempo passou e nao deu de janeiro ate hj pra comprar um novo carro no lugar do meu prisma maxx 1.4 10/11 verde, mas e certeza eu comprar agora em JULHO meu novo carro e estou em duvida entre estes;
chevrolet onix LT 1.4 completo
chevrolet cobalt LT 1.4
ford new fiesta S 1.5 16v
peugeot 208 active 1.5
fiat grand siena attractive 1.4