R.I.P. HUMMER

Não sei se hoje é um dia feliz ou triste, mas o fato foi que a General Motors (responsável pela foto acima) anunciou que vai encerrar as operações da Hummer. O motivo para isso não foi revelado, mas, como o acordo com o grupo chinês Sichuan Tengzhong Heavy Industrial Machines não saiu, o processo de fechamento da fábrica foi acelerado.

Quando digo que não sei se fico feliz é porque penso no lado ecológico. O Hummer é um carro grande, beberrão e gastador em vários outros sentidos. Ele realmente nunca se pareceu com um veículo civil. Parecia ser mais útil apenas no campo militar.

Mas confesso que fiquei triste. Primeiro porque mais de duas mil pessoas perderão seus empregos em breve. Segundo que, mesmo fora de época, acho importante ter veículos feito os Hummers no mercado mundial. Aumenta a variedade e as opções para os consumidores. E terceiro, aliado ao segundo ponto, é o fato da General Motors estar perdendo a grande chance de mostrar (e de se superar) que é possível fazer um Hummer com características ecológicas, sem perder as qualidades de um super jipão.

Para quem não se lembra, o Hummer ficou famoso durante a Guerra do Golfo, na década de 1990.

Que a marca descanse em paz, junto com várias outras que marcaram a indústria ainda mais. (foto: GM/Divulgação)

Comentários