Hatches médios dando o que falar

A enquete sobre o melhor hatch médio está bem movimentada. Não quero tomar partido por nenhum lado (até por isso não divulguei a minha lista), mas acredito que o pessoal do Clube do Stilo esteja participando com vontade, já que o modelo está disparado na frente.


O resultado parcial da enquete está um pouco diferente dos comentários do blog e das 19 listas que recebi e analisei. Segundo essas duas fontes, o hatch médio da Fiat deveria estar do bloco intermediário para baixo.

O Focus está em segundo na enquete e lidera, com folga, nos comentários e listas. Já o i30 está em terceiro na enquete e em segundo na preferência dos internautas que comentaram e enviaram listas.

Veja a análise abaixo:

ENQUETE (até às 18h do dia 16/02)
Chevrolet Astra – 11 votos
Chevrolet Vectra GT – 4 votos
Citroën C4 – 14 votos
Fiat Stilo – 144 votos
Ford Focus – 107 votos
Hyundai i30 – 24 votos
Nissan Tiida – 2 votos
Peugeot 307 – 20 votos
Volkswagen Golf – 11 votos

LISTAS ENVIADAS (até o dia 12/02)

Chevrolet Astra apareceu em
3. 1 vez
4. 1 vez
5. 3 vezes
6. 3 vezes
7. 3 vezes
8. 3 vezes
9. 5 vezes

Chevrolet Vectra GT apareceu em
4. 3 vezes
5. 6 vezes
6. 5 vezes
7. 1 vez
8. 3 vezes
9. 1 vez

Citroën C4 apareceu em
1. 3 vezes
2. 1 vez
3. 6 vezes
4. 2 vezes
5. 2 vezes
8. 4 vezes
9. 1 vez

Fiat Stilo apareceu em
1. 1 vez (nem preciso dizer quem votou)
3. 1 vez
4. 1 vez
5. 4 vezes
6. 3 vezes
7. 4 vezes
8. 3 vezes
9. 2 vezes

Ford Focus apareceu em
1. 12 vezes
2. 4 vezes
3. 1 vez
4. 1 vez
5. 1 vez

Hyundai I30 apareceu em
1. 3 vezes
2. 11 vezes
3. 2 vezes
4. 2 vezes
9. 1 vez

Nissan Tiida apareceu em
2. 1 vez
3. 1 vez
4. 3 vezes
6. 2 vezes
7. 4 vezes
8. 3 vezes
9. 3 vezes

Peugeot 307 apareceu em
2. 1 vez
3. 5 vezes
4. 4 vezes
5. 1 vez
6. 3 vezes
7. 2 vezes
8. 1 vez
9. 2 vezes

Volkswagen Golf apareceu em
2. 1 vez
3. 2 vezes
4. 2 vezes
5. 2 vezes
6. 4 vezes
7. 4 vezes
8. 2 vezes
9. 2 vezes

O QUE VOCÊS ESTÃO ACHANDO?

Comentários

  • Leonardo Carvalho disse:

    Eu já havia dito anteriormente: o Leonidas tá pedindo para os amigos e parentes dele votarem, ou então tá usando os cumputadores do trabalho ou de algumas lan house para registrar os votos… hehehe!
    Stilo em 1º não dá!

  • Anonymous disse:

    Se a comparação fosse entre carros de, a grosso modo, mesma geração,

    “old” focus > golf | astra > … > stilo

    Francamente, não tem nem graça comentar sobre esta enquete: quem coloca uma botnet para votar no stilo (mesmo que seja uma botnet de pobre, pedindo aos amigos para votarem em massa), ou é TROLL ou senão deve ter dificuldade de atuar em qualquer atividade que demande capacidade cognitiva básica e raciocínio fundamental – prefiro acreditar na primeira hipótese, porque a segunda é de dar dó.

    Pelo visto o tal de bravo só vai chegar quando estiver obsoleto o bastante para agradar os atuais donos de stilo, e concorrer com o “vectra” gt…

  • renato dantas disse:

    O Stilo tem praticamente a soma de votos de todos os outros carros??????, da dindonde cês dois tirarão esta soma???, a soma dos votos de todos os outros dá exatamente 194 votos, o Stilo tem 147 uma diferença de 45 portanto não é a soma de todos os outros.

  • “Anônimo disse…

    Um carro (BEM) ultrapassado à frente de outros muito mais modernos… Hummmmmmm”

    Quem são os outros muito mais modernos? Astra? 307? C4? Gol(f)? Ai deeeeeeeeeeeentro. E / quem fala besteira sobre o Stilo, deveria conhecer mais o carro antes de tudo, e tb conhece o Focus 1.6, antes de qualquer coisa.

    É muito lindo falar da versão top, se é assim, falemos do Stilo Abarth, que se ainda fosse produzido a um preço honesto, faria o Focus chorar de medo, ñ só ele mas as carroças francesas, o I30 e os arqui-rivais idosos (só me lembro do Homem Sereia e do Mexilhãozinho, do Bob Sponja) Astra e Golf.

  • Anonymous disse:

    @Paulo Freire

    Conhecer o Stilo? http://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_Stilo “Critics also attacked … its semi-rigid rear axle, which was seen as a step backwards from the acclaimed set-up used in the Bravo/Brava”

    Versões top:

    Stilo Abarth: 170cv, parou de vender porque era caro demais, como você próprio disse.
    N Focus: 145,5cv – 18,86kgfm (gasolina) O 2.0 flex deve chegar logo para o pessoal do MT, onde ainda vale a pena usar álcool

    Versões “comuns”:

    Stilo 1.8 flex: 114cv – 18,5kgfm
    N Focus 1.6 flex: 115cv – 16kgfm

    Versão de sonho:

    Focus RS: 300+cv. Mesmo o Focus ST, com “míseros” 225cv, deixaria o Stilo Abarth para trás com seu eixo traseiro semi-rígido entre as pernas.

    O Focus tem projeto de engenharia para comportar um motor com 300cv; o Stilo é um bom carro para desfilar tocando axé, com as rodas de 17″ (opcionais) mostrando seus pequenos mas adequados disquinhos de freio, mais o teto solar caro e problemático. Bem, tem gosto para tudo.

    Um abraço a todos.

  • Ñ se diz o que o carro tem a oferecer olhando só a sua suspensão, se liga, o Mustang chega a 700 cvs em sua versão mais fuderosa e adivinha, ele usa eixo de tração! E tem mais, desde quando a Ford vende o Focus RS aqui? Teto problemático? Aham, me engana que eu gosto…

    Todo e qualquer carro pode suportar o motor que o dono quiser, ñ sei se vc já foi em algum “concurso” de arrancadas, mas lá tem Fuscas, Opalas, Gol e etc com mais de 600 cvs!

  • Não quero iniciar uma discussão longa e muito menos apontar defeito no carro x ou y, mas o Stilo não tem mais cacife pra brigar com os dois da ponta (Focus e C4) e os que vêm logo abaixo (i30 e 307). Não me refiro à versão Abarth, pois aí é outra história (bem como o Golf GTI).

    E não estou citando custos de manutenção, revenda e durabilidade de alguns componentes, porque nisso o Stilo, Golf, Vectra e Astra ganham dos “moderninhos” em vários quesitos.

    Agora, é triste a Fiat continuar vendendo um carro do porte do Stilo com um motor tão fraco. Os 4 mais “moderninhos” e automáticos deixam o Stilo manual bem pra trás (só um exemplo)…

    E pro povo que critica a suspensão dele eu vou discordar: acho o Stilo bem macio e ele não balança quase nada (andei em um com rodas 15”).

  • Um carro que a 7 anos tem a mesma cara, e a única melhora que teve foi o câmbio soluço a redução de preços para não apanhar feio da concorrência. Por favor senhores(as), não me venham com churumelas, o Stilo já foi…não é mais nada, além de um coadjuvante no mercado de Hath’s nacionais.

  • Onde está o Stilo mesmo???
    Percebam, que até o injustiçado Tiida já está prestes a alcança-lo.

    Depois vem historinha de que o Stilo é o melhor…pois não o é mais no Brasil, a muito tempo.

    Hatch’sMédio/Dezembro/Janeiro/participação de mercado (%)

    1º HYUNDAI/I30 – 3.348 – 2.438 – 19,21%
    2º FIAT /PUNTO – 2.893 – 2.053 – 16,17%
    3º GM /ASTRA – 2.689 – 2.020 – 15,91%
    4º FORD /FOCUS – 1.680 – 1.301 – 10,25%
    5º VW /GOLF – 2.221 – 1.079 – 8,50%
    6º CITROEN/C4 – 1.462 – 972 – 7,66%
    7º PEUGEOT/307 – 1.486 – 823 – 6,48%
    8º GM /VECTRA HATCH – 971 – 640 – 5,04%
    9º FIAT /STILO – 952 – 490 – 3,86%
    10º NISSAN /TIIDA – 596 – 399 – 3,14%
    11º BMW/118i – 167 – 117 – 0,92%
    12º VW /BEETLE – 171 – 116 – 0,91%
    13º SUBARU /IMPREZA – 147 – 100 – 0,79%
    14º AUDI /A3 – 71 – 67 – 0,53%
    15º CHRYSLER /PT CRUISE – 98 – 51 – 0,40%
    16º VOLVO/C30 – 42 – 27 – 0,21%

    Total – 18.994 – 12.693 – 100%

    Fonte: Informativo FENABRAVE

  • Anonymous disse:

    Um carro que há sete anos é a mesma coisa é (BEM) ultrapassado sim! Assim como o Golf e o “tampa de privada” (Astra). Mas pelo visto, de acordo com os fanáticos de plantão, o Stilo bateria até mesmo o Bravo se o mesmo estivesse na enquete…

  • Por isso Bruno, que eu confio só nas opniões listadas!
    Parizzi, pq tanta diferença das listas para a enquete???
    Será que existe explicação lógica para isso?
    Pq as pessoas que votaram, na enquete, não fazem suas listas e divulgam???
    Mudando de assunto: O Punto não é um Hatch pequeno (premium) assim como o Polo? Pq ele está listado como Hatch médio no Informativo Fenabrave?
    Parizzi e os demais colegas podem responder?

  • Parizzi com relação as listas, o que vc acha de dar pontos para as colocações, e depois somar os pontos de cada um?

    Minha sugestão:

    1º lugar – 12 pontos
    2º lugar – 8 pontos
    3º lugar – 7 pontos
    4º lugar – 6 pontos
    5º lugar – 5 pontos
    6º lugar – 4 pontos
    7º lugar – 3 pontos
    8º lugar – 2 pontos
    9º lugar – 1 pontos

    O que vc acha?

  • Piauí Jr disse:

    É fato nada mais é do que marmelada, picaretagem ou falta do que fazer colocar um carro que esta no fim de sua vida logo, logo sendo substituído é ilario……

  • O i30 e o Focus poderiam ficar em primeiros lugares! Estava voltando ontem de Espirito Santo e vi simplesmente 30 cegonheiras carregadas com o i30! se cada cegonheira carrega 9 ou 10 carros!!
    Então foram 270 veiculos para BH!!!!

    Os caras estão apostando alto!!!

  • Anonymous disse:

    O que? Duratec ou o novíssimo Sigma são motores de enceradeira!?!? Bom mesmo deve ser o 1.8 powertrain… da GM.

    Tá na cara que esta enquete virou questão de orgulho pessoal.

  • Olha, o Stilo ñ tá tão mal no quesito motor, até pq com excessão do i30 e do Vectra, todo o resto tem em suas versões básicas motores 1.6, e olha que são carros maiores. Se a 1.8 16V ainda estivesse em linha…
    Hgoas é coisa de Brasil, assim como Golf ser hatch médio (ele é quase do tamanho do Punto). Se bem que antigamente tinhamos mais categorias, tipo hatch pequeno, médio pequeno, meio-médio e por aí vai, acabou que pelas dimensões, o Punto acabou rolando p/ o lado dos médios. Mas eu ñ acho qessa lista tão errada, o Polo tem menos espaço que o Fiesta mas é um premium, já o Fiesta é compacto de entrada.

  • O motor do Stilo comparado com os 1.6 não é ruim, pelo contrário, tem ótimo torque pra cidade e eu já vi relatos que ele não tem bebido tanto.

    Agora, perto dos 2.0 com 145cv da Ford e Hyundai e 151cv da PSA ele fica longe.

    O jeito é esperar os novos motores da Fiat. Tô botando fé. Acho que vai vir algo muito bom.

  • Senhores, conforme o critério de pontuação por colacação nas listas, que mencionei ontem como idéia. Parizzi tomei a liberdade de fazer umas somas e es o resultado:

    1º – FOCUS = 144+32+7+6+5+0+0+0+0 = 194 pontos
    2º – I30 = 36+88+14+12+0+0+0+0+1 = 151 pontos
    3º – C4 = 36+8+42+12+10+0+0+8+1 = 117 pontos
    4º – 307 = 0+8+35+24+5+12+6+2+2 = 94 pontos
    5º – GOLF = 0+8+14+12+10+16+12+4+2 = 78 pontos
    6º – GT = 0+0+0+18+30+20+3+6+1 = 78 pontos
    7º – STILO = 12+0+7+6+20+12+12+6+2 = 77 pontos
    8º – TIIDA = 0+8+7+18+0+8+12+6+3 = 62 pontos
    9º – ASTRA = 0+0+7+6+15+12+9+6+5 = 60 pontos

    Espero não ter errado em nenhuma conta.

    Obs: Para critério de desempate fica na frente quem tirou colocação melhor…o Golf teve um 2º lugar e o GT só teve pontos a partir do 4º lugar.

  • Hugo Marcio disse:

    A Fiat com o Stilo e a VW com o Golf 4,5 são piadas de mal gosto, que só permanecem porque ainda existem compradores para esses dinossauros.

    O consumidor tem que exigir o melhor, até mesmo para que as montadoras se esforcem em vender bons produtos.

  • O 1.6 16v usado pela PSA é antigo? Eu não sabia disso…

    Ele fica beberrão quando equipando dois carros pesados como C4 e 307. Carro desse porte tem que ter um 2.0.

    Sem sacanagem, de quando é esse motor? Eu achava que não era tão antigo quanto o Powertrain.

    Sei que o 2.0 é recente (2005 ou 2006). O motor é excelente (bloco de alumínio até). Não bebe muito (ao menos o daqui), é durável, rico em torque em qualquer RPM e bem forte.

    O flex, pelo que sei, é chegado em uma cana aeuheheu…

    Tenho um conhecido que tem um 307 2.0 flex e o carro dele bebe mais.

  • Olha, ele é antigo sim, eu estou procurando o site em que vi isso. Mas ele foi modernizado, com cabeçote de alumínio e tudo.

    Vcs ñ deveriam se assustar com a idade dos motores, sabe o 2.0 do Tempra? Ele surgiu no final da década de 50!

  • Pois é eu tb achava. Até mesmo pq ele só chegou aqui no 206, mas é como eu já disse, ele foi modernizado.

    Salvo me engano a ultima vez que vi algo sobre ele foi no BCWS, mas p/ achar algo dentro de tantas coisas…

  • Não entendo as vezes essa fixação com motor novo, motor e desde anos 90 e tal, o importante pra mim e ter boa potência, durabilidade, baixo consumo não importando se for de 1800 ou nao, assim como o astra tem o motor 2.0 que é bastante antigo, porém nao é assim beberrão e tem boa potência e tem a vantagem de ser bem conhecido dos mecânicos tendo manutenção mais fácil e barata.

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *