Impressões: Renault Sandero Privilege à primeira vista

Estou de volta com mais um Impressões! O quarto carro da seção é um Renault Sandero Privilege 1.6 8V, do Hugo de Souza Aguiar, de Macaé (RJ). Mesmo sendo a segunda opção, apenas por causa da ordem de visita às concessionárias, o Sandero do Hugo foi “amor à primeira vista”. É como eu sempre digo: se você ficar feliz com a compra do carro, é porque a escolha foi certa.

Quem quiser participar do Impressões, como o Leônidas, o Rafael, o Jow e o Hugo, basta enviar um e-mail para renatoparizzi@gmail.com. Fale um pouco sobre o seu carro. Descreva os pontos positivos, negativos e conte alguma coisa curiosa! E não se esqueça de mandar fotos do veículo (só serão publicados posts com fotos). Garanto que a placa (ou algum outro detalhe) não será mostrada.

Renault Sandero

Renault Sandero Privilege

“Após sete anos com um Chevrolet Corsa Super 1.0 modelo 97, e de virar freguês preferencial de uma oficina mecânica, resolvi trocar de carro…antes de infartar.

Depois de analisar vários modelos, selecionei dois finalistas e fui visitá-los! Os carros foram o C3 1.4 da Citröen e o Sandero 1.6 da Renault. Minha opinião da época (fevereiro de 2008 ) era que os dois tinham os melhores custos benefícios do mercado.

Ao chegar numa das revendas finalistas, a da Citroen, fui informado que a loja só abriria em 30 minutos; então parti para Renault para ver o seu último lançamento, o Sandero. Ao chegar à concessionária Renault, agradeci pela anterior está fechada. Foi amor a primeira vista. Primeira coisa que falei para o vendedor: “As fotos não estão mostrando o que o carro realmente é!”. Fiz um teste drive e comprei o Privilège 1.6 8V completo (sem airbag e rodas de alumínio).

O motor 1.6 8v tem ótima desenvoltura no trânsito urbano, e na estrada não deixa a desejar, fazendo ultrapassagens com segurança. Quanto ao consumo de combustível, já consegui fazer uma média de 14,8 km/l (gasolina) na estrada com ar ligado e 100 km/h constantes e 2 pessoas, na cidade 9 km/l. Com álcool está fazendo 10 km/l na estrada e na cidade 6,5 km/l, 60 % do tempo em 1ª e 2ª marchas.

O carro é confortável, gostoso de dirigir; pessoas altas não sofrem no banco traseiro, o bagageiro é excelente para o carro; quem anda atrás não fica cutucando com o joelho o motorista. O que o carro oferece pelo preço não se encontra no mercado, além dele. A revisão preço fechado da Renault é bem barata.

Problemas com o carro

1 – Com dois meses de uso começou um “rec…rec…” na suspensão dianteira direita. Levei na concessionária e o mecânico constatou que estava faltando um suporte (uma espécie de revestimento nas extremidades das molas) de proteção das molas dianteiras. A concessionária colocou o suporte e molas novas. Dentro da garantia.

2 – Um barulho irritante de grilo vindo do cinto do carona, depois de 2 borrifadas de silicone spray, eu mesmo resolvi o problema.

3 – Marcador do combustível com imprecisão, problema resolvido na 1ª revisão. Dentro da garantia.

4 – Na revisão de 20.000 Km precisei trocar as pastilhas dos freios dianteiros. Estavam gastas. Fora da garantia é claro.

Do que gosto no carro

. Espaço interno
. Porta malas
. Estabilidade
. Economia
. Câmbio
. Bancos aveludados
. Três anos de garantia
. Custo/benefício
. Design

O que pode melhorar

. Falta de ajuste de altura e profundidade no volante
. Retrovisores externos pequenos
. Posição dos vidros elétricos traseiros

Ficha técnica do Renault Sandero Privilege

Potência : 92 cv a 5.250 rpm (GAS) / 95 cv a 5. 250rpm (ALC)
Torque : 13,7 mkgf a 2.850 rpm (GAS) / 14,1 mkgf a 2850 rpm (ALC)
Peso: 1.055 kg
Dimensões: 4.021 mm (comprimento) / 2.591mm (entre-eixos) / 1.746 mm (largura) / 1.528 mm (altura)
Porta-malas: 320 litros”

Opinião do blogueiro

Acompanhei todo o “processo de lançamento” do Sandero no Brasil. Estive, inclusive, na primeira aparição pública e oficial do modelo, durante um evento em Belo Horizonte. Depois disso, pude rodar com as versões 1.6 8V e 1.6 16V. Gostei do desempenho e da média de consumo dos dois mas, pela relação custo/benefício, o Sandero 1.6 8V é mais interessante. Ele só “perde” mesmo em desempenho na estrada; mas vence em consumo em qualquer situação. Só não entendi porque o motor 1.6 8V vibra tanto! De longe eu já percebia que o carro estava chegando. Mas isso pode ser um problema específico do Sandero que dirigi – até gostaria que o Hugo me falasse o que ele acha disso.

Se você tiver pensando em comprar um, faça como o Hugo e escolha o acabamento Privilège. Além de mais equipado, ele vem o revestimento do banco consideravelmente mais confortável. Vale todo o investimento. Mas, em qualquer Sandero, dois pontos me agradam bastante: excelente espaço interno e bom espaço para bagagem. Por outro lado, outros dois pontos de todos os Sandero me incomodam muito: estepe que fica do lado de fora e a ergonomia. Acho uma bobeira poupar dinheiro em cabos e deixar o botão acionador dos vidros na parte central do painel. E o botão dos retrovisores elétricos? Esse fica debaixo do freio de mão (ou de estacionamento), um péssimo lugar.

Comentários

  • WLADIMIR PEREIRA disse:

    Tenho 1,83 metro de altura e para ser sincero comprei um RENAULT SANDERO STEPWAY 2010/2011 Completo (incluindo-se air bag, ABS e banco de couro) após 2 meses de uso com relação a ergonomia dos vidros dianterios é boa para mim no painel, na porta dianteira ela deveria ficar na párte superior do puxador de porta ou na parte superior do forro da porta. O que me encomoda são os comandos de vidro traseiro, pois tenho crianças e eles sapateiam nos controles. Para um passageiro manusear com a mão os vidros traseiros é difícil. Já o meu filho de 6 anos encontrou a solução estica a perna e baixa o vidro pisabdo no botão (é uma pessíma solução e que me causará prejuízo no futuro. Quanto ao consumo o 1.6 16V não vibra, marcha lenta 500 RPM, mas só mostra sua força a partir das 1800 RPM, acostumado com um VW GOL 1.6 8V, marcha lenta 1000 RPM e já mostra sua força a partir das 1500 RPM. Mas já acostumei nas arrancadas a acelerar um pouco mais. Cidade gasolina = 9,4 com ar-condicionado, e 9,8 sem ar-condicionado. Estrada ainda não sei, mas vou viajar em dezembro e na volta quem sabe até não participe do impressões.

  • Anonymous disse:

    Caro Amigo,
    Parabens pelo blog.
    Concordo em praticamente todos os seus relatos, exceto o consumo… tenho um Sandero 1.6 8V 2010 e até hoje NUNCA consegui fazer 10Km/litro nesse carro, nem com gasolina, nem gasolina pura, nem qq outro combustível… dirigo conforme as normas, não piso fundo e nem estico as marchas… ou o meu carro tem algum problema ou sei lá !!!

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *