A revista Auto Esporte teve acesso a um catálogo da que mostra o novo visual da picape Ford Ranger. Pelas imagens, vemos que o modelo vai sofrer uma plástica mais radical. Mas, pelas fotos, não gostei do visual da picape. A dianteira parece retrô, inspirada em veículos militares. Ela ficou toda quadradona. Mas prefiro não formar ainda a minha opinião sem ver a picape ao vivo, que é o mínimo que eu posso fazer.
Analisando a Ranger, que será apresentada em julho para chegar ao mercado em agosto, vemos que os faróis da frente estão mais quadrados, com as luzes das setas posicionadas por cima, com as luzes de neblina (quando equipado) ficando por baixo da parte preta do pára-choque, que também é novo. Já a grade tem foi filetes com o escudo da Ford pelo meio. Na traseira as mudanças foram mais simples, com a maior diferença nos faróis.
Três fotos acima: reprodução da internet/autoesporte.com.br – 26/6/09 |
Debaixo do capô, o apenas o motor 2.3 que atualmente é a gasolina deve virar flex. Ele desenvolve 150 cv e 22,1 mkgf de torque. Já o propulsor 3.0 a diesel tem 163 cv de potência e bons 38,7 mkgf de torque. A Ranger é produzida na fábrica da Ford em Pacheco, na Argentina.
Vale lembrar que a Ranger atual vai sofrer sua última reestilização, já que o novo modelo (novo de verdade) está previsto para 2012.
A Ford vai arriscar um bocado com as alterações da Ranger, muito por causa do visual, que pode ser considerado bem polêmico. Mas talvez seja isso que a picape precise para finalmente deslanchar no mercado e sair da incômoda quarta posição do segmento em 2009. Na ponta, a Chevrolet S10 segue firme, com Hilux em segundo e L200 em terceiro.
Emplacamentos de janeiro a maio de 2009:
1. Chevrolet S10 – 13.025
2. Toyota Hilux – 10.267
3. Mitsubishi L200 – 8.169
4. Ford Ranger – 4.365
5. Nissan Frontier – 2.409
6. SsangYong Actyon – 343
7. Mahindra Scorpio – 163
Aproveite e vote na enquete do De 0 a 100 (que ainda está no ar): Deixando de lado as versões, qual é a melhor picape média do Brasil? Até o momento (26/6/09 – 17:09), a Ranger está vencendo, com a Hilux em segundo. Veja abaixo a atual Ranger e compare com as fotos da nova versão reestilizada, que estão acima.
Ford/Divulgação |