Depois de ter algumas informações reveladas num vazamento quase oficinal na internet, a marca divulgou muitos detalhes do novo Honda Fit 2015, que chega no final de abril com visual renovado, opção de câmbio automático CVT, exclusivamente com a versão aperfeiçoada do motor 1.5 16V, e preços mais competitivos, embora ainda caros: de R$ 49.900 a R$ 65.900.
Na sua terceira geração, o novo Honda Fit 2015 chega à rede de concessionárias da marca no Brasil em quatro versões: DX (R$ 49.990), LX (R$ 54.200), EX (R$ 62.900) e EXL (R$ 65.900).
Novo visual
O Fit inaugura a nova identidade visual da Honda que será aplicada para os futuros lançamentos da marca. A frente dos veículos passa a trazer o conceito “Solid Wing Face”, que fica bem evidenciado por meio da grade frontal. As alterações foram notáveis, embora menos marcantes se comparadas às mudanças da primeira para a segunda geração.
A dianteira, no meu ponto de vista, é o ponto alto do Fit 2015. Com inspiração no CR-V, o monovolume está mais moderno, bonito e bem resolvido, um pouco diferente do que aconteceu na única reestilização da segunda geração, que não sabia onde colocar os faróis de neblina.
A traseira recebeu design mais polêmico por causa da adoção das lanternas que sobem até o teto, margeando as laterais no vidro. Não achei feio, mas ainda preciso me acostumar. Pelo menos a Honda brasileira, aparentemente, não vai adotar a horrorosa régua prateada no pé do vidro traseiro (veja na imagem abaixo, na galeria). A régua preta, mais discreta, é muito melhor.
Interior
Por dentro, o Fit 2015 recebeu novo volante, idêntico ao do Civic, nova padronagem nos tecidos e painel redesenhado, agora pronto para receber uma tela de 7″ polegadas com suas respectivas funções (som, GPS etc. – veja mais abaixo).
O quadro de instrumentos também foi redesenhado e a instrumentação é composta por conta-giros (lateral esquerda), velocímetro (no centro) e computador de bordo, com marcador de combustível, consumo médio e instantâneo (em km/l), temperatura ambiente, autonomia e hodômetros total e parcial.
A nova geração do Honda manteve a original disposição de seu tanque de combustível central, porém com aplicação de melhorias. Como consequência, obteve-se uma eficiência de espaço interno ainda maior (especialmente para as pernas no banco traseiro), acomodando os passageiros com conforto.
O exclusivo sistema de configuração dos bancos, o ULT (Utility Long Tall), além de permitir uma flexibilidade e adaptação às necessidades do usuário, agora evoluiu para ULTRa-Seat – a letra “R” representa o modo “Refresh”, que reclina totalmente o assento do motorista e do carona.
Adeus tanquinho
O Brasil é o único mercado do mundo a produzir e comercializar modelos Honda com tecnologia Flex. Para o novo Fit 2015, o desenvolvimento desse sistema segue o exclusivo conceito Honda FlexOne, já adotado no propulsor 2.0 16V do Civic e do CR-V.
A tecnologia dispensa o subtanque de partida a frio. Em seu lugar entra em ação um conjunto de injetores com aquecedores integrados que age diretamente no combustível quando há uma alta concentração de etanol, levando-o à temperatura ideal para deixar a mistura ar/combustível pronta para o uso imediato do motor. O resultado é uma partida normal, mesmo em situação de baixa temperatura.
Motor 1.5 16V
Toda a linha Fit 2015 agora apresenta o aperfeiçoado motor 1.5 16V i-VTec FlexOne, equipado com o controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas, que desenvolve 116 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 15,3 kgfm a 4.800 rpm quando o combustível escolhido for o etanol.
Os números com gasolina não foram divulgados ainda, mas sabemos que a segunda geração do Fit 1.5 desenvolve 115 cv com gasolina e 116 cv com etanol e 14,8 kgfm com qualquer combustível.
O motor 1.5 16V i-VTec FlexOne foi otimizado com o aumento da taxa de compressão, comando de válvulas redesenhado, e atrito e peso reduzidos, o que, segundo a marca, aumentou o torque em baixas rotações e proporcionou uma melhor dirigibilidade, aceleração e economia de combustível.
Preços
Linha 2014 | *Preço 2014 (R$) | Preço 2015 (R$) | Linha 2015 |
**Honda Fit DX 1.4 | 47.930 | – | – |
Honda Fit CX 1.4 | 49.900 | 49.900 | Honda Fit DX 1.5 |
Honda Fit CX 1.4 AT | 53.900 | 54.500 | Honda Fit DX 1.5 CVT |
Honda Fit LX 1.4 | 52.890 | 54.200 | Honda Fit LX 1.5 |
Honda Fit LX 1.4 AT | 56.890 | 58.800 | Honda Fit LX 1.5 CVT |
Honda Fit EX 1.5 AT | 63.590 | 62.900 | Honda Fit EX 1.5 CVT |
– | – | 65.900 | Honda Fit EXL 1.5 CVT |
*: Preços da linha 2014 cotados no site da Honda no dia 06/04/2014
**: Preço da versão DX 2014 contado no dia 07/08/2013
Nova transmissão CVT
A câmbio CVT (Continuously Variable Transmission) está novamente disponível no modelo, agora na nova geração “Earth Dreams” (realmente curiosos esses nomes dados pelas montadoras). A principal novidade é que o sistema apresenta conversor de torque e uma elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando, de acordo com a Honda, uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível.
Não foi divulgado ainda quantas marchas têm as versões com transmissão manual. Nos Estados Unidos, esse modelo tem seis velocidades (como o Civic manual do Brasil). Vamos esperar para ver.
Além do motor e do câmbio, os sistemas de direção e suspensão foram aprimorados no novo Fit, que também evoluiu em relação à redução de peso, ficando cerca de 25,8 kg, conforme publicou a Honda dos EUA.
Alguns equipamentos
A Honda divulgou apenas alguns equipamentos de série do Fit 2015. Além de airbag duplo e ABS para toda linha, nas versões EX e EXL, o sistema de áudio 2DIN é composto por rádio AM/FM e uma tela de LCD de 5” que integra o sistema com HFT (Hands-Free Telephone), câmera de ré (EX/EXL), leitores de arquivos no formato MP3/WMA, entradas auxiliares P2 (tipo fone de ouvido) e porta USB. A versão LX contará com o rádio AM/FM 2DIN com entrada USB.
O novo Honda Fit traz ainda EPS (Electric Power Steering), sistema de direção eletricamente assistida e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH.
Além dos itens já citados, a versão EX, como já foi antecipado pelo De 0 a 100, será equipada também com ar-condicionado manual, airbag duplo frontal e lateral; rodas de alumínio, freios com sistema ABS com EBD e ESP; faróis de neblina; vidros verdes; alarme; sistema imobilizador, controle de cruzeiro, bancos revestidos em couro, acionamento elétrico dos vidros e travas, entre outros itens.
A linha Fit 2015 oferece três anos de garantia, sem limite de quilometragem e será ofertada a partir do final de abril nas cores Vermelho Rally Sólido, Branco Taffeta Sólido, Preto Cristal Perolizado, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico e nas novas Cinza Barium Metálico e Azul Netuno Metálico (carros das fotos).
Vendido atualmente em mais de 120 países, o Honda Fit é um dos modelos de maior sucesso da marca em todos os tempos. Desde o seu lançamento no Japão em 2001 foram comercializadas mais de cinco milhões de unidades pelo mundo. No Brasil, o modelo foi apresentado em abril de 2003 e alcançou a marca histórica de 500 mil unidades produzidas na fábrica de Sumaré (SP) recentemente.
Resumo da obra
Lamentavelmente, nesse momento, a Honda divulgou um número limitado de informações, especialmente sobre desempenho, consumo e equipamentos de série de todas as versões. Além disso, poucas fotos foram liberadas.
Por outro lado, é inegável que a terceira geração do Honda Fit ficou mais competitiva. Além do visual mais moderno e atraente, e das evoluções mecânicas e internas, A linha 2015 manteve o preço da versão de entrada, mas trocando o motor 1.4 16V pelo 1.5 16V melhorado, o que foi uma excelente estratégia da marca japonesa.
A versão EX também teve uma pequena redução de preços, já equipada com câmbio CVT, enquanto a LX, intermediária, ficou mais cara. Sem dúvida, o Honda Fit 2015 continuará sendo a referência e o melhor carro da sua categoria.
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Preços competitivos? Ah, me poupe né. Impossível entender a lógica de quem compra um carro desse. Mas fazer o que né, tem louco pra tudo nesse mundo.
o VW UP mais caro passa de 42 mil…1.0….quando lançarem o UP automatizado , o preço deve passar de 45 mil…então o FIT novo tá num preço competitivo sim…
COMPETITIVO ONDE? OLHA O PREÇO QUE ELE E VENDIDO NOS OUTRO PAÍSES, QUE VOCÊ VAI VER O QUE E COMPETITIVO.
Igor, isso todos os carros, né?
Po xará Até tu
Eu devo ser um imbecil. Lendo o comentário anterior, do Guilherme, até parece que o preço do Honda Fit é dez vezes mais caro que os outros preços.
Quanto custa um Fiat Idea ou um GM Prisma, na mesma configuração que o Honda Fit ?!!! Vou te ajudar na resposta: custa praticamente a mesma coisa!!!! TODOS OS CARROS NO BRASIL SÃO MUITO CAROS E PODERIAM CUSTAR, EM MÉDIA, UNS 5.000 DILMAS A MENOS!!
Esse carro não dá defeito, é bonito e econômico. Já vou pro meu 3º
Realmente Guilherme… comentário infeliz
Preço caro sim. Esse novo Fit tem motor de 130cv mas aqui no Brasil a mesma coisa ultrapassada de 116cv.
Motor do Fit é fraco e vai continuar fraco, sem torque nenhum para um carro desse.
Tenho um New Fit e nunca mais volto a ter outro. Lamentável essa Honda.
Motor falhando e ninguém resolve nem concessionária.
gostei do carro
O Fit é um carro excelente! Seria bom se houvesse outros carros à sua altura, para poder variar. Estou com o segundo e trocarei pelo terceiro. Para viagens, uso o Passat Variant(2012), mas para o dia-a-dia, prefiro o Fit. Os carros são caros no Brasil devido à carga tributária absurda.
Gostei sim. pena não ter ar digital e gps integrado! Mas ainda vale a pena. Veja os preços de outros concorrentes da categoria (!).
Já estou rodando com o Fit2015 e posso dizer que é tão bom quanto todos os outros. Esse já é meu quarto honda Fit consecutivo desde o lançamento do primeiro modelo.
Quem gosta de Fit não troca por outro! Se voce não gosta, sinto muito!
Eu não troco o meu por outro. Só quem é dono de Fit sabe pq todos os donos são apaixonados por ele. Problema de quem fica comprando essas merdas de fiat, vw, chevrolet… aff!
Ficou bonito externamente. Mas o interior muito simplório.
Gostei muito carro é bonito e confortável já tenho um e pretendo adquirir o segundo.
Ja comprei um ex.muito bom,depois do grande arrependimento de ter comprado um chevrolet cobalt 1.8.isso e que e carro ruim estou satisfeito.
O chevrolet e que e caro.
Bom. Não tenho o Fit, mas é um carro que me chama a atenção. Ser competitivo é relacionado ao mercado e comparado à concorrência. Caro, de um modo geral, todos os carros estão.
Isso é recalque. Todas as pessoas que conheço e tem o carro, elogiam muito. É tudo questão de perfil de uso. Assim como o rapaz acima que prefere viajar com o Passat variant (Lógico).
Cheguei aos 1200 km com meu EX AT. Tirando alguns barulhinhos em um dos rebatíveis bancos traseiros (que já rebati para carregar duas poltronas e algumas caixas com louvor), o carro é excelente. Espero ficar pelo menos 5 anos com ele, para compensar o investimento de R$ 61 K . Econômico, com excelente câmbio e seguro barato. Meu New Fiesta Sedan 2011 não está deixando saudades…
Muito legal, Fabio!
E o barulhinho nos bancos está sanado. Basta encaixar os mesmos corretamente. Em tempo: Coloquei bancos de couro na concessionária cinza escuro – cor próxima aos plásticos. Ficou 10.
Tenho um FIT DX 2015, comprei recentemente. Não existe carro bom igual. Espaço interno, sem comentários. O carro é excelente!
Tive um Fit EX 2008, comprado 0km em 2007. Rodei 120.000 km com ele.Nunca deu defeito. Esse carro tão aversão à oficina. Excelente carro. Recentemente troquei por outro EX -2015 0km. Excelente câmbio CVT e muito econômico.
Acho que o motor do Fit é um opcional que não me ofereceram.
Carro confortável, com algumas coisas bacanas, mas motor péssimo. E o câmbio CVT estica tanto as marchas que o carro quase grita.
Retomada zero, carro bom para cidade plana e trajetos curtos com trânsito pesado. Para quem quer carro de verdade, nota zero.
Tive um Corsa 1.0 que era melhor que o Fit.
E meu Corsa 1.8 gastava o mesmo que o Fit, só que andava muito mais.
Primeiro e último Fit que eu compro.