Ele ainda não foi lançado, mas já está dando o que falar, como comentei antes. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, o novo Nissan Kicks é o SUV mais econômico da categoria no Brasil! Confira um comparativo com os principais concorrentes!
Segundo o Inmetro, o Nissan Kicks faz, com etanol, 8,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada. Com gasolina, média de 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. Esses números foram alcançados na versão SL, com o motor 1.6 16V flex, que terá 114 cv de potência e 15,5 mkgf de torque, um pouco mais do que a dupla March e Versa, e com o câmbio automático do tipo CVT. Nem o Jeep Renegade a diesel (em teoria, mais econômico) foi páreo para a novidade japonesa (quando abastecido com gasolina).
Se, por um lado, o Kicks se destaca no quesito economia de combustível, o mesmo não pode ser dito do Hyundai Tucson 2.0 automático, que sofre com o peso da idade do projeto, do motor e do câmbio antigo. Mas esse meu argumento poderia cair se analisarmos o Renegade 1.8 flex, que é novo e moderno, mas bebe muito – nesse caso, o problema é o peso excessivo do modelo. O Renault Duster 2.0 automático vai mal por causa da transmissão, uma vez que ele seria extremamente beneficiado por uma caixa com seis marchas, ao invés da de quatro.
Veja a lista, em ordem alfabética, deixando o SUV da Nissan no topo por ele ser a novidade.
Modelo | CONSUMO – KM/L | |||
ETANOL | GASOLINA | |||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | |
Nissan Kicks 1.6 CVT | 8,1 | 9,6 | 11,4 | 13,7 |
Ford EcoSport 1.6 manual | 7,0 | 8,2 | 10,2 | 11,8 |
Ford EcoSport 1.6 Powershift | 7,2 | 8,3 | 10,2 | 12,1 |
Ford EcoSport 2.0 manual | 6,5 | 8,1 | 9,0 | 11,7 |
Ford EcoSport 2.0 Powershift | 6,6 | 8,0 | 9,7 | 11,5 |
Honda HR-V 1.8 manual | 6,7 | 8,6 | 10 | 12,5 |
Honda HR-V 1.8 CVT | 7,1 | 8,5 | 10,5 | 12,1 |
Hyundai Tucson 2.0 automático | 5,0 | 5,9 | 7,1 | 8,3 |
Jeep Renegade 1.8 manual | 6,7 | 7,4 | 9,6 | 10,7 |
Jeep Renegade 2.0 diesel automático | – | – | 9,4 | 11,5 |
Peugeot 2008 1.6 manual | 7,3 | 8,2 | 10,2 | 11,6 |
Peugeot 2008 1.6 automático | 6,8 | 7,9 | 9,4 | 11,0 |
Peugeot 2008 1.6 THP manual | 7,1 | 8,5 | 10,7 | 12,4 |
Renault Duster 1.6 manual | 6,6 | 7,4 | 9,5 | 10,7 |
Renault Duster 2.0 manual | 6,4 | 7,4 | 9,0 | 10,8 |
Renault Duster 2.0 manual 4×4 | 6,2 | 7,1 | 9,1 | 10,3 |
Renault Duster 2.0 automático | 5,6 | 7,0 | 8,1 | 10,1 |
Suzuki S-Cross 1.6 manual | – | – | 11,9 | 13,2 |
Suzuki S-Cross 1.6 CVT | – | – | 11,0 | 12,9 |
Suzuki S-Cross 1.6 CVT 4×4 | – | – | 11,1 | 11,8 |
OBS: O Suzuki S-Cross manual bebe menos na cidade e mais na estrada do que o Kicks com gasolina. Mas, como ele não é flex, a “vitória” no título do post ficou para o Nissan.
O Nissan Kicks será o carro oficial dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos Rio de Janeiro em 2016. Suas vendas começam no dia 5 de agosto, o dia da abertura das Olimpíadas. Seu preço ainda não foi definido, mas deve ficar entre R$ 65.000 e R$ 85.000.
Na versão topo de linha, SL, o SUV virá equipado com ar-condicionado digital, direção elétrica, sensor de estacionamento, botão start/stop para ligar e desligar o veículo; travas, vidros e retrovisores elétricos; entradas USB e auxiliar, comandos de som e do telefone (Bluetooth) no volante (de base reta), banco traseiro bipartido, faróis de neblina, central multimídia, Around View Monitor (monitor com visão 360°) e para o Moving Object Detection (detecção de objetos em movimento), que se utilizam de quatro câmeras integradas para exibir uma visão total do carro e alertar ao condutor no caso de qualquer perigo que tenha passado despercebido.
Parazzi já estou com o HRV a um mês e até o momento venho conseguindo, segundo o computador de bordo 7,6 Km/l com Etanol rodando na cidade. Aquele auxílio do Painel (aro do velocímetro) que fica verde indicando uma condução econômica é fantástico. Fácil de ser observado ao dirigir. Apesar de ser meu primeiro Honda confesso que o carro vem superando minhas expectativas. Assim que realizar uma viagem mais longa vou repassar os valores de consumo.
Muito legal, Gustavo! Ótimo saber! E, essa média, em BH, é boa, pois nossa topografia não ajuda muito no quesito economia de combustível!