Com garantia de seis anos, Honda WR-V 2026 acirra a concorrência entre os SUVS

Foto do Honda WR-V 2026
Honda WR-V 2026

O relançamento do WR-V 2026, no Brasil ausente desde 2022, abriu uma nova frente para a Honda no altamente disputado segmento de SUVs compactos. A estratégia da marca japonesa levou em conta sua própria oferta atual no mercado (HR-V, com motor turbo e mais caro) e de outros concorrentes, entre estes o líder T-Cross e o Creta.

Medidas

Novo SUV, antes derivado do Fit e agora do City sedã, aposta em estilo com linha de cintura e capô altos, além de dimensões bem próximas aos rivais: comprimento, 4,320 m; entre-eixos, 2,650 m; largura, 1,790 m e altura, 1,650 m. Porta-malas de 458 litros (23% maior que o do T-Cross, mas apenas 8% em relação ao Creta).

Também dispensou o modismo de barras longitudinais no teto. Há faróis e lanternas de LED, além de assinatura luminosa na traseira.

Motor

A fim de manter preço competitivo, motor 1.5 16V é de aspiração natural e, portanto, algo limitado para acelerações e retomadas: 126 cv (G/E); 15,5/15,8 kgfm (G/E). Câmbio automático CVT de sete marchas inclui estratégia de redução automática nas frenagens e em descidas para produzir freio-motor, mas sem modos de condução para desempenho e economia.

Consumo

Consumo padrão Inmetro, em km/l: cidade, 8,2 (E)/12 (G); estrada, 8,9 (E)/12,8 (G). Tanque de combustível tem apenas 44 litros, o que limita o alcance frente aos principais concorrentes (mais de 50 l).

Por dentro

Por enquanto, houve apenas um contato estático com o carro. No interior destacam-se posição ao volante e bom espaço atrás para as pernas dos ocupantes. Quadro de instrumentos é o mesmo do HR-V e tela multimídia de 10″, com espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay.

Para recarregar o celular só está disponível entrada USB-A bem mais lenta que a USB-C. Para o banco traseiro há uma pouco útil tomada de 12 V no extremo do console. Ao menos dispõe de saídas de ar climatizado para passageiros de trás.

Segurança

Em termos de segurança o novo SUV não decepciona: seis airbags e cinco recursos adicionais com destaque para frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa de rolamento. Versão de topo EXL inclui sensores de estacionamento traseiro e dianteiro.

Preços e garantia

Preços: R$ 144.900 (EX) a 149.900 (EXL). Garantia total de seis anos inédita no segmento.

Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.

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