Impressões: Chevrolet Equinox 2025 tem mais desempenho e agora conexão 5G

Foto do Chevrolet Equinox RS
Chevrolet Equinox 2025 na versão RS

Em sua quarta geração, o Chevrolet Equinox 2025 vem do México (isento de imposto de importação) e estreia nova plataforma um pouco mais larga, além de visual renovado.

Medidas

O SUV médio grande tem coincidentemente a mesma distância entre eixos (2,730 m) do venerável sedã Omega. Outras dimensões: comprimento, 4,667 m; largura, 1,902 m; altura, 1,713 m; porta-malas, 469 litros. Assoalho traseiro plano garante conforto para as pernas e pés de quem ocupa o banco traseiro.

Versões, motor e desempenho

Há versões Activ e RS, esta com teto preto e para-choque dianteiro diferenciado.

Motor 1.5 turbo à gasolina ganhou 5 cv e chega à 177 cv, com 28,8 kgfm de torque. Novidade é o câmbio automático de oito marchas (antes, seis), mantida tração 4×4. Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 s. Segundo a Chevrolet, ficou mais econômico: 9 km/l, cidade; 10,7 km/l, estrada.

Foto do painel do Chevrolet Equinox Activ
Painel do Chevrolet Equinox Activ

5G à bordo

No interior destaque para a tela multimídia de 11,3″ e sistema Google nativo, com Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador sem fio para celular. Primeiro modelo da marca no Brasil com conectividade 5G (até 100 vezes mais rápida a depender da infraestrutura), além da assistência remota OnStar.

Segurança

Segurança dentro do padrão do segmento, entre outros, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência.

Impressões

Primeiro contato em viagem a Campos do Jordão (SP) e um pequeno trecho de terra. No asfalto, suspensões calibradas para o conforto, embora ainda permita boa sensação de segurança em curvas. Desempenho limitado, em razão da massa de 1.678 kg, todavia considerado correto para uso comedido e familiar. Sistema de permanência em faixa de rodagem bem calibrado.

Foto do Chevrolet Equinox Activ
Chevrolet Equinox Activ

Estranho…

Estranho é o comando do limpador na alavanca à esquerda do volante. Bom apoio lateral do banco do motorista. No uso off-road, fora da vocação do carro, visibilidade boa ajuda e a reação 4×4 é rápida.

Preços

Ambas as versões tem o mesmo valor sugerido: R$ 267.000.

Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.

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