Trajetória do SUV médio grande da marca impressiona. Lançado há 11 anos (à venda desde 2014), já se aproxima de um milhão de unidades e é o modelo mais comercializado da marca germânica. Este é o primeiro Porsche Macan elétrico alimentado apenas por bateria e as potências (com overboost e motores síncronos na frente e atrás), entre quatro opções, vão de 360 a 639 cv (máximos) e torques impressionantes de 57,5 a 115,3 kgfm!
Dimensões
Modelo mede:
- Comprimento: 4,784 m
- Entre eixos: 2,893 m (cresceu quase 90 mm)
- Largura: 1,938 m
- Altura 1,622 m
Fácil de entender o amplo espaço para motorista e quatro passageiros. Porta-malas traseiro de 540 litros (480 l na versão de topo inadequadamente batizada de Turbo) aos quais se somam 84 l sob o capô.
Visual
Destaques no visual: capô alto, para-lamas pronunciados, faróis em duas sessões, portas sem molduras, rodas de 20 ou 22 pol. (10 opções de desenho) e lanternas traseiras em 3D.
Por dentro
Interior apresenta acabamento superior e três telas. A do quadro de instrumentos de 12,6″ com projeção de dados no para-brisa e realidade aumentada, a de multimídia central e outra opcional para o passageiro, ambas de 10,9″. Carregador de celular por indução e refrigeração, quatro portas USB-C, Android Auto e Apple CarPlay.
Bateria e recarga
Arquitetura elétrica de 800 V e bateria de 100 kWh (nominal). Tempo de recarga para os raros carregadores DC de 800 V e 270 kW: 21 minutos, entre 10% e 80%. No outro extremo, 10 horas: de 0% a 100% com carregador comum AC, de 11 kW.
Impressões
Ao volante do Macan, em percurso total de cerca de 200 km, São Paulo (SP) à Porto Felix (SP), ida e volta, impressionou pela agilidade em curvas (eixo traseiro direcional até 5° e suspensão ativa), apesar dos 2.330 kg em ordem de marcha. De 0 a 100 km/h, em 4,1 s, como esperado.
Freios muito potentes, típicos da Porsche. O eixo traseiro direcional, opcional exclusivo do elétrico, ajuda também em manobras de estacionamento e retorno (diâmetro de giro, 11,1 m, exato 1 m de ganho).
Preços
Valores variam entre R$ 560.00 e 770.000. Mantida a oferta do Macan de motor a combustão, por tempo indeterminado (R$ 490.000 a 735.000).
Coluna Fernando Calmon (antes Alta Roda) aborda temas de variado interesse na área automobilística: comportamento, mercado, avaliações de veículos, segredos, técnica, segurança, legislação, tecnologia e economia. A coluna semanal é reproduzida em mais de 80 sites, portais, jornais e revistas brasileiros. Começou em 1º de maio de 1999.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem