O novo Volkswagen Virtus pode voltar a brilhar como no passado? Pelos dados disponíveis até agora, acho que não. Por outro lado, as vendas do sedã parecem promissoras. A marca informou que comercializou 2.500 unidades do modelo em menos de 3h em sua rede de concessionárias no Brasil.
Otimismo
A estratégia utilizada foi a mesma do Polo. A marca fez uma ação de lançamento do modelo nas suas 478 revendas em todos os estados brasileiro. Simultaneamente aos concessionárias, a VW contou também com a “interação” de alguns artistas, como Rodrigo Santoro, Marcos Palmeira, Mariana Ximenes, Dudu Azevedo, Ingrid Guimaraes e Murilo Benício.
E tudo isso deixou os executivos da Volks bem animados com os números até agora.
“É com muito orgulho que celebro o sucesso de vendas do novo Virtus. Na Volkswagen, temos foco total no cliente e desenvolvemos ações para encantá-lo em toda a sua jornada com a marca. E aliamos essa experiência humana, próxima e digital a um produto fantástico”, disse Roger Corassa, Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.
Fernando Silva, Diretor de Vendas da marca para o País, concorda que a estratégia simultânea com a extensa rede da marca foi acertada.
“Essa estratégia de vendas da Volkswagen é um novo conceito que coloca a nossa Rede de Concessionárias como protagonista no lançamento de um produto e faz com que a Volkswagen chegue às garagens brasileiras em tempo recorde”, afirmou Silva.
Carbel Volkswagen
Como comentei antes, fui ao evento na Carbel, concessionária da Volkswagen no bairro Prado, em Belo Horizonte (MG). Mais uma vez, fui bem recebido e bati um papo legal com o Arthur Pentagna Guimarães, diretor da Carbel Volkswagen, empresa do Grupo Carbel.
Ele comentou o que mais tem chamado a atenção dos consumidores para o novo Virtus.
“O carro está mais bonito, mais moderno e tecnológico, mantendo o seu ótimo espaço e porta-malas. São características que buscam atender as exigências e necessidades do consumidor”, comentou Guimarães.
Histórico de emplacamentos
Por mais que comercializar 2.500 unidades em apenas 3h seja algo bem promissor, os dados da Fenabrave do histórico de emplacamentos mostra que o modelo, desde 2020, vem vendendo bem menos do que no passado.
Tudo bem que tivemos pandemia no meio, mas a queda de 2021 para 2022 foi notável. Logo acho que ele não voltará aos tempos áureos, mas afirmo com tranquilidade que o novo Volkswagen Virtus venderá mais unidades em 2023 do que em 2022. Estimo que o dobro.
Ano – Posição no ranking geral – unidades emplacadas (Fenabrave)
- 2023 – 34º: 2.666 unidades (janeiro a março)
- 2022 – 43º: 5.626 unidades (ano todo)
- 2021 – 23º: 20.563 unidades (ano todo)
- 2020 – 18º: 30.880 unidades (ano todo)
- 2019 – 18º: 46.876 unidades (ano todo)
- 2018 – 17º: 41.634 unidades (ano todo)
2.500 unidades são reais?
Você pode achar estranho vender 2.500 unidades em apenas 3h e os números não aparecerem nos dados da Fenabrave. O ponto é que a entidade registra os emplacamentos, não as vendas. Por isso, os números não aparecem juntos, mas sim diluídos, provavelmente entre março, abril e maio.
ACOMPANHE O DE 0 A 100 TAMBÉM PELO:
- Youtube: https://www.youtube.com/dezeroacembr
- Facebook: https://www.facebook.com/dezeroacem
- Instagram: https://www.instagram.com/dezeroacem