O Volkswagen e-up marca o início da era elétrica da empresa na América do Sul. Curiosamente, o Uruguai foi o país escolhido para iniciar as vendas do seu primeiro modelo 100% elétrico, seguindo a estratégia global da marca, que prevê a neutralidade de carbono até 2050.
Mas por que o Uruguai?
“O Uruguai é hoje o palco em que a Volkswagen faz história pela eletrificação de nossa marca na América do Sul. Após um ano de rigorosos estudos e testes, iniciamos as vendas do e-up em um país que tem infraestrutura para garantir o sucesso de nossa estratégia”, disse Thomas Owsianski, vice-presidente de vendas e marketing da região SAM.
Analiso, a partir da fala dele, que o Brasil ainda não está pronto em termos de infraestrutura para carros elétricos, o que é a pura verdade.
E ainda não temos incentivos fiscais para veículos híbridos e elétricos, o tende a acontecer nos próximos poucos anos, se tudo der certo nas eleições. Mas o e-up será lançado aqui também.
Direto da Alemanha
O “mini Kombi” que chega ao Uruguai é produzido na fábrica da Volks em Zwickau, na Alemanha.
Motor
O sistema de propulsão do Volkswagen e-up é 100% elétrico e entrega até 61 kW (83 cv) de potência, com torque instantâneo de 212 Nm (21,7 kgfm).
Autonomia
O modelo tem uma autonomia aproximada de 260 km, ideal para as necessidades de um veículo urbano, mas que permite algumas viagens curtas também (veja no teste abaixo do Nissan Leaf) – ótimo para o pequeno país que é o Uruguai.
Parte da eficiência do e-up se deve ao baixo peso do veículo, que é de apenas 1.160 kg.
Desempenho
O e-up atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e precisa de 11,9 s para ser acelerado de 0 a 100 km/h.
Preço
Se o preços dos carros elétricos no Brasil são muito altos (na verdade, o preço de qualquer carro aqui está absurdo), o valor do e-up no Uruguai é de doer o bolso: US$ 38.990 (cerca de R$ 201.425 na conversão simples) para pessoas físicas.
Caso seja pessoa jurídica (empresas, o valor no país vizinho é de US$ 28.490 – R$ 147.225, na casa dos mais “baratos” elétricos do Brasil: Renault Kwid E-Tech (R$ 146.990) e Caoa Chery iCar (R$ 144.990).
Equipamentos de série
Pelo preço que custa, pelo menos o Volkswagen e-up tem uma lista de equipamentos de série interessante. Confira os principais itens:
- Ar-condicionado digital
- Volante multifuncional com ajuste de altura
- Volante, alavanca de câmbio e freio de mão revestidos em “couro”
- 6 alto-falantes
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Encosto do banco traseiro rebatível e bipartido 60/40
- Modos de condução ECO/ECO+
- Níveis de recuperação da bateria
- 6 airbags (dianteiro, traseiro e cortina)
- Ancoragens Isofix e Top Tether
- Sensor de monitoramento de pressão dos pneus
- Aviso de cintos de segurança desatados para todos os bancos
- Freios ABS com EBD
- Lane change
- Controles de traçãoe estabilidade
- Luzes traseiras de emergência
- Assistente de partida em rampa
- Luzes diurnas de LED
Mais um da família
Na mesma ocasião do lançamento do e-up, a marca apresentou os modelos ID.3 e ID.4. O hatch e o SUV elétricos também fazem parte da estratégia de eletrificação da Volkswagen e já são vendidos na Europa, nos Estados Unidos e na China.
E o Brasil?
Por aqui, o up flex foi aposentado como um excelente carro, mas como um fiasco de vendas. Mas isso não deve impedir o lançamento da sua versão 100% elétrica no País entre o último trimestre de 2022 e primeiro semestre de 2023.
Lembrando que, há pouco tempo, tivemos um lote do Golf GTE híbrido à venda no Brasil como estreia da marca nesse caminho. A Volkswagen lançará os elétricos ID.3 e ID.4 (nomes estranhos) no nosso mercado e também investirá, corretamente, nos modelos híbridos flex.
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