Ambas são as versões mais requintadas dos SUVs com motores flex menores que 2.0. De um lado, o jeito robusto, meio “Unão”, que aposta no acabamento e na lista de equipamentos. Do outro, preço mais baixo, garantia mais longa e porta-malas maior. No Duelo “limitado”, quem leva a melhor: Jeep Renegade Limited X Hyundai Creta Limited?
Apresentação
Realmente curioso que ambos tenham o mesmo “sobrenome” para as suas respectivas versões topo de linha bicombustível: Limited. O Renegade aposta no motor 1.8, enquanto o Creta tem o propulsor 1.6 – os dois automáticos.
Eles já enfrentaram o Nissan Kicks aqui nos Duelos do De 0 a 100 e um deles foi goleado, enquanto o outro foi o maior desafiante para o nipo-brasileiro até hoje. Mas vamos ao que interessa.
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- Ford New Fiesta Sedan 1.6 X Chevrolet Cobalt 1.8
- Nissan Versa X Chevrolet Cobalt
- Nissan Versa X Renault Logan
- Nissan Versa X Renault Symbol
- Nissan Versa X Fiat Grand Siena
- Peugeot 308 X Ford Focus
- Fiat Grand Siena Essence 1.6 X Fiat Linea Essence 1.8
- Nissan Kicks SV 1.6 CVT X Jeep Renegade Sport 1.8 AT6
- Volkswagen Polo 1.0 x Move Up 1.0
- Honda Civic EXL 2.0 CVT x Toyota Corolla XEi 2.0 CVT
- Nissan Kicks SV 1.6 CVT X Honda HR-V EX 1.8 CVT
- Nissan Kicks S 1.6 CVT x Hyundai Creta Action 1.6 AT6
Jeep Renegade Limited X Hyundai Creta Limited
Preços, equipamentos e revisões
Jeep Renegade Limited
Versão topo da linha bicombustível, o Renegade Limited 2021 tem preço sugerido de R$ 127.290 e traz como principais equipamentos de série:
- 7 airbags: duplo frontal, dois laterais, dois do tipo cortina e um para os joelhos do motorista
- ajuste do volante em altura e profundidade
- alarme
- aletas para troca de marcha no volante (paddle shift)
- alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- apoia-braço central dianteiro com porta-objetos
- ar-condicionado dual zone
- banco do passageiro dianteiro rebatível
- banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível
- bancos revestidos parcialmente em “couro” com costura ski gray
- bolsa porta objetos atrás do banco do motorista
- banco do motorista com regulagem de altura
- chave com telecomando
- apoios de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes
- comandos do sistema de áudio e bluetooth no volante
- computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e tempo de percurso)
- controle de estabilidade para trailer (quando com engate mopar)
- controle eletrônico anti capotamento, de tração e de estabilidade
- câmera de ré
- direção elétrica
- entrada USB para os ocupantes do banco traseiro
- espelho retrovisor interno eletrocrômico
- encosto de cabeça traseiro central
- estepe de uso emergencial
- faróis e lanterna traseira de neblina
- faróis full led
- freio de estacionamento eletrônico
- freios a disco nas 4 rodas com ABS, EBD e ESS
- gancho universal para fixação cadeira criança (isofix)
- ganchos de fixação de carga no porta-malas
- assistente de partida em rampa (hill start control)
- indicador de troca de marcha (gsi)
- iluminação do porta-malas
- keyless entry’n’go
- lanternas traseiras em led
- limitador de velocidade
- limpador e desembaraçador dos vidros traseiros
- luzes diurnas de LED (DRL)
- maçaneta de abertura do porta-malas destacada
- maçanetas externas na cor do veículo
- painel de instrumentos de 7″ colorido e configurável
- para sol com espelhos cortesia
- pavimento do porta malas com revestimento duplo
- porta objetos sob o assento do banco do passageiro
- piloto automático
- rack do teto na cor preta
- refletor lateral cristal
- repetidor lateral dos retrovisores
- rodas em liga leve aro 19″ e pneus 235/45 R19
- retrovisores externos elétricos, na cor cinza, com rebatimento manual
- revestimento externo nas colunas das portas
- sistema de áudio com tela de 8.4″ sensível ao toque, Apple Carplay e Android Auto, 6 alto falantes, comando de voz, entrada USB, conexão bluetooth e rádio com RDS
- sensores crepuscular e de chuva
- sensor de estacionamento traseiro
- sistema Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor)
- sistema de monitoramento de pressão dos pneus
- teto solar panorâmico Command View
- travas elétricas nas portas e porta malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas)
- tapetes em carpete
- tomada 12V
- vidros elétricos nas 4 portas com one touch
- volante com acabamento em “couro”
Além das cores (R$ 1.600 as metálicas e R$ 2.270 a perolizada), são dois pacotes com opcionais:
- Bancos e detalhes do acabamento revestidos em “couro” marrom – R$ 1.240
- Pack Protection – R$ 730: protetor de cárter, protetor para barro dianteiro e traseiro, parafusos antifurto nas rodas e badge Jeep Authentic Accessories.
Hyundai Creta Limited
Acabamento topo de linha com motor 1.6, o Creta Limited 2021 em valor sugerido de R$ 102.390 e tem como principais itens de fábrica:
- lanternas Diamond Vision com luzes em LED
- maçanetas externas cromadas
- retrovisores externos na cor da carroceria
- barras de teto longitudinais na cor prata
- rodas de liga leve diamantadas de 17″, modelo Grey Sport, pneus 215/60 R17
- faróis de neblina dianteiros
- luz de condução diurna (DRL) em LED
- painel de instrumentos Supervision Cluster
- pomo da alavanca de câmbio revestido em “couro”
- bancos de couro sintético de microfibra e revestimento de porta em couro sintético de microfibra na cor bege Sahara
- maçanetas internas em cromo acetinado
- apoios de braço nas portas e no console central em couro
- volante revestido em “couro”
- 6 airbags: duplo frontal, dois laterais e dois do tipo cortina
- freios (a disco na dianteira e a tambor na traseira) com ABS, EBD e sinalização de frenagem de emergência (ESS)
- monitoramento de pressão dos pneus
- travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h
- trava de segurança para crianças nas portas traseiras
- fixação Isofix com top tether para cadeirinha de bebê e assento infantil
- destravamento automático das portas em caso de acidente
- coluna de direção colapsável
- luzes indicadoras de direção nos retrovisores
- apoio de cabeça e cinto de segurança de 3 pontos para todos
- imobilizador do motor
- alarme perimétrico
- controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampa (HAC)
- farol com iluminação lateral cornering lamp
- ar-condicionado automático digital
- direção elétrica
- vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one touch (descida e subida) e antiesmagamento
- travas elétricas nas portas e porta-malas com comandos na chave
- chave presencial smart key com telecomando de travamento das portas e porta-malas
- retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção
- computador de bordo
- sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor
- faróis com funções welcome e escort
- acionamento inteligente one touch das luzes de direção
- volante com regulagem de altura e profundidade
- banco do motorista com regulagem de altura e banco traseiro rebatível e bipartido 60/40
- porta-óculos no console de teto
- espelho de cortesia com iluminação no para sol para motorista e passageiro
- iluminação no porta-malas
- comando interno de abertura do tanque de combustível
- sensor de estacionamento traseiro
- piloto automático com controles no volante
- abertura e fechamento dos vidros elétricos por meio da chave
- partida do motor por botão
- Hyundai Key Band 2.0
- câmera de ré com linhas dinâmicas
- acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular)
- central multimídia blueMedia com tela touchscreen de 7″, TV digital, Apple CarPlay, Google Android Auto, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso à agenda e histórico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e vídeos, conexões USB, iPod, auxiliar e comandos de áudio e Bluetooth no volante; quatro alto falantes
Os únicos opcionais são as cores da carroceria.
Diferenciais Renegade Limited – R$ 127.290
Com um preço assustador, era de se esperar que o Renegade entregasse mais diferenciais exclusivos, o que ele realmente faz. Destaco:
- sétimo airbag (para o joelho do motorista – Creta tem 6 airbags)
- paddle shift atrás do volante para trocas de marcha
- ar-condicionado de duas zonas
- faróis full LED
- sensor de chuva
- freio a disco nas quatro rodas
- entrada USB para os ocupantes do banco traseiro
- painel de instrumentos de 7″ colorido e configurável
- porta objetos sob o assento do banco do passageiro
- rodas em liga leve aro 19″ e pneus 235/45 R19
- teto solar panorâmico Command View
- controle de estabilidade para trailer (quando com engate Mopar)
Diferenciais Creta Limited – R$ 102.390
Mais barato, o Creta tem menos itens exclusivos, mas conta com algumas surpresas na manga. As principais são:
- Hyundai Key Band: “smart watch” (relógio) para destravamento das portas e do porta-malas e acionamento do motor
- TV Digital na central multimídia
- farol com iluminação lateral cornering lamps
- rodas de liga leve diamantadas de 17″, modelo Grey Sport, pneus 215/60 R17
Revisões*
Jeep Renegade Limited 1.8
Diferente dos principais concorrentes, as revisões do Renegade acontecem a cada 12.000 km ou um ano (isso é igual). Os preços são:
- 1ª revisão (12.000 km) – R$ 325,00
- 2ª revisão (24.000 km) – R$ 722,00
- 3ª revisão (36.000 km) – R$ 757,00
- 4ª revisão (48.000 km) – R$ 722,00
- 5ª revisão (60.000 km) – R$ 1.274,00
- 6ª revisão (72.000 km) – R$ 901,00
Total: R$ 4.701,00 até 72.000 km (R$ 3.800 até 60.000 km)
Garantia: 3 anos
Hyundai Creta Limited 1.6
No Creta, as revisões são a cada 10.000 km ou um ano e sua garantia é 2 anos mais longa do que do adversário.
- 1ª revisão (10.000 km) – R$ 232,61
- 2ª revisão (20.000 km) – R$ 556,34
- 3ª revisão (30.000 km) – R$ 492,21
- 4ª revisão (40.000 km) – R$ 680,73
- 5ª revisão (50.000 km) – R$ 463,36
- 6ª revisão (60.000 km) – R$ 614,02
- 7ª revisão (70.000 km) – R$ 463,36
Total: R$ 3.502,63 até 70.000 km (R$ 3.039,27 até 60.000 km)
Garantia: 5 anos
*: Preços das revisões retirados dos sites da Jeep e da Hyundai, respectivamente, em 02/01/2021.
Jeep Renegade Limited X Hyundai Creta Limited
Achei que esse quesito seria bem disputado, mas não foi. Embora entregue uma lista de equipamentos mais recheada e segura, o Renegade é mais caro para comprar, mais caro para manter e tem garantia mais curta.
Com uma lista de equipamentos também interessante, revisões mais baratas, garantia mais longa e custando R$ 24.900 a menos, o Creta vence no primeiro quesito.
Definitivamente a Jeep precisa revisar o preço sugerido do “Unão”flex topo de linha.
Resultado: Jeep Renegade 0 x 1 Hyundai Creta
Desempenho
Aqui temos um empate. As versões Limited dos dois modelos têm motor com quatro cilindros e 16V.
O Renegade conta com o 1.8 E.TorQ Evo, comum a vários veículos da Fiat, como Argo, Cronos, Toro e Doblò (sim, ele continua entre nós e como linha 2021!). O Creta aposta no 1.6 da família Gamma, presente também em vários outros carros, como em toda linha HB20.
O Renegade 1.8 tem 135 cv de potência e 18,8 mkgf de torque com gasolina e 139 cv e 19,3 mkgf com etanol, enquanto o Creta 1.6 desenvolve 123 cv e 16 mkgf com com combustível fóssil e 130 cv e 16,5 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.
Esforço contínuo
Você pode até pensar que um carro 1.8 vai despachar o 1.6, pois tem muito mais potência e torque. Mas não é isso que acontece.
Com seus obesos 1.527 kg de peso (não digitei errado), o Renegade Limited paga o preço de ter uma carroceria firme, bem construída, segura e extremamente pesada. Com isso, obviamente, o motor 1.8 E.TorQ não dá conta do recado.
Na cidade, o Renegade vai até bem, sem comprometer o desempenho, mas o consumo, mesmo com o Start & Stop, poderia melhorar. Na estrada, o SUV fabricado em Pernambuco parece estar 100% do tempo fazendo um esforço acima da média e contínuo (tipo quando você leva mais quatro pessoas e bagagem no máximo), sacrificando o desempenho e, claro, o consumo – nem os 60 litros do tanque salvam a autonomia.
Renegade: divertido
O câmbio automático de seis marchas até tenta ajudar, mas seu casamento com o propulsor 1.8 16V é prejudicado pelos muitos quilos extras do modelo, acabando com a harmonia do conjunto.
Pelo menos o Renegade é muito divertido de guiar. Com seu estilo “Unão” e posição mais alta de dirigir, ele é parrudo e está disposto a enfrentar qualquer desafio na cidade.
Números bonitos, mas pouco na prática
Pelo lado do Creta, você se surpreende ao ver que seu motor 1.6 16V chega a 130 cv de potência. Mas, na prática, o SUV anda menos do que o esperado porque sofre do mesmo mal do adversário do post, o peso: 1.359 kg.
Mesmo com o câmbio automático de seis marchas tendo bom funcionamento, o SUV exige rotações mais altas para ter desempenho, o que sacrifica o consumo de combustível. Nem o Start & Stop ajuda muito na cidade. Pelo menos o tanque tem boa capacidade: 55 litros.
Creta: um carro de passeio
Um detalhe interessante é que o Creta dá menos sensação de SUV que o Renegade, se aproximando muito mais de um carro de passeio – ou de um “pseudo-aventureiro”, como o HB20X, como diria meu amigo Ricardo. E isso, para quem gosta, faz toda a diferença.
Jeep Renegade Limited 1.8 AT6
- Motor: 1.8 16V E.torQ Evo flex
- Potência: 135/139 cv (g/e) a 5.750 rpm
- Torque: 18,76/19,27 mkgf (g/e) a 3.750 rpm
- Comprimento: 4,232 m
- Largura: 1,805 m
- Altura: 1,686 m
- Entre-eixos: 2,570 m
- Porta-malas: 320 litros
- Tanque: 60 litros
- Peso: 1.527 kg
- Consumo*: cidade – 6,4 km/l (etanol) e 9,4 km/l (gasolina) / estrada – 8 km/l (etanol) e 11 km/l (gasolina) – Inmetro
Hyundai Creta Limited 1.6 AT6
- Motor: 1.6 16V Gamma flex
- Potência: 123/130 cv (g/e) a 6.000 rpm
- Torque: 16/16,5 mkgf (g/e) a 4.500 rpm
- Comprimento: 4,290 m
- Largura: 1,780 m
- Altura: 1,635 m
- Entre-eixos: 2,590 m
- Porta-malas: 431 litros
- Tanque: 55 litros
- Peso: 1.359 kg
- Consumo*: cidade – 7,1 km/l (etanol) e 10,1 km/l (gasolina) / estrada – 8,2 km/l (etanol) e 11,3 km/l (gasolina)
*: Números de consumo são do Inmetro com base no banco de dados atualizado em 12/03/2020.
Resultado: Jeep Renegade 1 x 2 Hyundai Creta
Espaço, acabamento e conforto
Renegade: exemplar, desconfortável e pequeno
O Renegade Limited entrega um acabamento exemplar, realmente um dos melhores da categoria – se não for o melhor. Ele coloca seu adversário Limited no bolso nesse quesito. Mas para por aí.
Por mais que o modelo tenha ajustes de profundidade da coluna de direção e de altura do volante e do banco do motorista, sua posição de dirigir é sacrificada pela ergonomia do próprio assento.
Viagem cansativa
Confesso que achei que eu estivesse exagerando sobre essa questão do desconforto do banco. Mas cheguei completamente exausto depois de rodar quase 200 km com o Renegade entre Sete Lagoas (MG) e Ouro Preto (MG), tendo cãibras nas pernas e fortes dores lombares.
Mas para não ser injusto, pedi para mais três pessoas com estaturas diferentes (1,64 m, 1,73 m e 1,86 m) analisassem o banco do Renegade. Ouvi respostas bem parecidas: “achei OK” e “não achei muito confortável” – os três elogiaram muito o acabamento.
Falta espaço
Com 2,57 m de entre-eixos, seu espaço interno não é dos melhores. Quem foi atrás nesse deslocamento em Minas Gerais também reclamou o tempo inteiro da falta de espaço para as penas e dos encostos muito inclinados para frente, “extremamente desconfortáveis em longas viagens”.
E não podemos nos esquecer do porta-malas do Jeep, pequeno para a categoria: apenas 320 litros!
Creta: mais equilibrado
Embora tenha perdido em acabamento, o Creta superou o adversário nos outros dois itens avaliados.
No espaço interno, seus 2 cm a mais de distância entre as rodas ajudaram os ocupantes a terem um pouco mais de espaço, especialmente atrás, sendo que todos podem levar uma quantidade maior de bagagem no porta-malas, que tem bons 431 litros.
Não acho o Creta um primor de conforto, e seu volante grande tem uma “pegada” que me incomoda. Ainda assim, me senti mais confortável. O que me agrada nele é o seu rodar “sólido” e previsível, bem parecido com o de um carro, como comentei antes.
Em linhas gerais, o Creta trata melhor os ocupantes, mesmo que com um acabamento pior.
Resultado: Jeep Renegade 1 x 3 Hyundai Creta
Visual
Visual é um aspecto subjetivo da análise e não vale nota. Renegade e Creta me agradam por motivos diferentes: o Jeep é mais parrudo e quadrado, enquanto o Hyundai é mais sóbrio e conservador – podia ousar mais.
Ambos já passaram por mínimas reestilizações e só devem mudar novamente em novas gerações – planos que podem mudar por causa da pandemia.
Entre os dois, gosto mais do design do Renegade.
Resumo da obra
Jeep Renegade Limited X Hyundai Creta Limited
Comecei a estudar os dois modelos e fui me animando porque os diferenciais do Renegade Limited, finalmente, o levariam a lutar ferozmente pela vitória: lista de equipamentos recheada, ótimo acabamento e mais alguns detalhes.
Mas, na prática, o bolso derrubou o Jeep, que custa bem mais para comprar e para manter, além de entregar desempenho e consumo inferiores.
Limited coreano no topo
Se preço matou o Jeep, ele favoreceu muito o Hyundai, que é bem mais barato de comprar e manter. Além disso, o Creta Limited entrega espaço interno melhor e um porta-malas bem maior – mas precisa evoluir em desempenho e consumo.
Não me entendam mal: o Renegade é um ótimo SUV e, se não fosse, não seria tão popular nas ruas. Mas sua dependência das vendas diretas o torna pouco atraente para o cliente físico (CPF), que é a base aqui do post.
No duelo “Limitado”, o Creta Limited venceu bem o Renegade Limited.
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Minha esposa tem um Jeep e acho ele top. Devido a minha altura gosto de carros com teto alto. O desconforto do banco na minha opinião tem haver com o tipo de couro utilizado. Ele deixa o banco mais duro. Já dirigi um Renegade com banco de tecido e achei ele melhor. Falo do banco de couro pq tb tenho um Honda onde o couro utilizado faz a diferença é não compromete o conforto.
Gustavo, muito interessante essa observação sobe o revestimento do banco! Não tinha pensado nela e, com certeza, tem influência! Outra coisa que pensei ontem é que, especificadamente a unidade que dirigi nessa viagem que comentei, poderia estar com o banco desregulado.