Essa é para poucos! O Volkswagen Voyage do Brasil acaba de superar a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas no País. O marco produtivo foi representado pelo Voyage Highline na cor azul Lagoon, fabricado na unidade de Taubaté, no interior de São Paulo.
Derivado do Gol, o Voyage foi lançado em julho de 1981 e foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil. Ao longo de sua história, já teve mais de 420 mil unidades exportadas para 61 países. Quinto modelo Volkswagen mais vendido do mercado brasileiro, o Voyage registrou 26.074 unidades comercializadas no mercado nacional em 2016.
História
Oferecido inicialmente apenas com carroceria de duas portas, o Voyage foi lançado nas versões S e LS, com opção de motores movidos a etanol ou a gasolina, ambos de 1.5 litro e refrigerados a água. O câmbio era de quatro marchas.
A produção do modelo teve início na planta da marca em São Bernardo do Campo (SP), que fabricou 340.891 unidades do carro em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o sedã foi produzido na fábrica de Taubaté (SP) – desde 2008, ele é fabricado exclusivamente nessa unidade, junto com o Gol.
Pelo mundo
Para quem não sabe, Voyage significa “viagem” em francês. Mas ele só é comercializado com este nome no Chile, Colômbia e Argentina. Nos demais países da América do Sul, América Central e México, o sedã é conhecido como Gol Sedan.

Já nos Estados Unidos e no Canadá, onde foi vendido durante um período de sete anos (de 1987 a 1993), foi chamado de Fox (o atual modelo com este nome ainda não existia) e somou mais 202 mil unidades comercializadas.
Na ocasião, o Voyage exportado já contava com o então inédito sistema de injeção de combustível e recebeu aproximadamente 2.000 modificações, incluindo suspensão e câmbio de quatro marchas com “overdrive” (longo).
Atualmente, o Voyage é exportado para oito países: Argentina, México, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai. Entre os 61 países onde o Voyage já foi comercializado estão Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia.
Evolução constante
A versão inicial do Voyage passou por inúmeras atualizações ao longo de sua história, marcada também por várias séries especiais, como a Plus, de 1983, e a Los Angeles, caracterizada pela cor azul metálica, que homenageava os Jogos Olímpicos realizados na cidade. Sua produção se estendeu até 1996, quando o modelo foi substituído no portfólio da Volkswagen pelo na época recém-chegado Polo Classic.
Em 2008, com plataforma totalmente nova e desenvolvido simultaneamente com a quinta geração do Gol, o Voyage retornou ao mercado, trazendo motor transversal, mais espaço, conforto e tecnologia embarcada. Oferecido com motores Total Flex 1.0 e 1.6, a partir do ano seguinte ele também passou a contar com a opção da limitada transmissão manual automatizada I-Motion.
Na linha 2017 (em 2016), o painel foi reformulado e passou a contar com uma central multimídia mais eficiente, com tecnologia Volkswagen App-Connect.
Cronologia
1981 – Lançamento do sedã, com duas portas, motor de 1.5 refrigerado a água (o mesmo usado no VW Passat) a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super).
1982 – Eleito Carro do Ano pela revista Autoesporte. Início da fabricação também na Argentina, onde foi inicialmente comercializado com o nome Gacel, e da exportação para países da América do Sul com os nomes Senda e Amazon.
1983 – Primeira série especial, o Voyage Plus. Motor passa a ser 1.6.
1984 – Lançamento da versão com quatro portas. Série especial Los Angeles, homenagem aos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos, na cor azul metálico e equipamento diferenciado como bancos Recaro e aerofólio traseiro (limitada a duas mil unidades). Câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido como opcional.
1985 – Passa a utilizar os motores AP (alta performance) 1.6 e 1.8.
1986 – Série especial “GLS Super” com motor 1.8.
1987 – Início das exportações para os Estados Unidos (Projeto 99), juntamente com a Parati. Durante sete anos, rebatizado de Fox, o Voyage, teve 202.062 unidades exportadas para os EUA. Para atender às exigências legais e do mercado americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super) passaram por aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na suspensão, câmbio de quatro marchas com overdrive, novos faróis, lanternas e para-choques.
1990 – Comemoração da produção de 600.000 unidades do Voyage no Brasil.
1991 – Nova dianteira: mudanças nos faróis, lanternas, grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de 700.000 unidades produzidas, dessas mais de 400.000 foram destinadas ao mercado interno e o restante para o externo, principalmente para os Estados Unidos e Argentina, além de outros países da América Latina, África e Europa.
1993 – Série especial Sport, com motor 1.8.
1994 a 1995 – Novas cores e revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como itens opcionais.
1996 – A produção do Voyage é encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar ao Polo Classic.
2008 – Volta do Voyage após 12 anos de ausência do mercado. Desenvolvido juntamente com o Gol, o carro tem motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas completamente novas.
2009 – Versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6 8V.
2010 – Novos equipamentos de série: temporizador do limpador do para-brisa, Módulo Alto-falantes e o Módulo Preparação, nas versões 1.0 e 1.6.
2012 – Alcança o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Sedã passa a contar com design global, equipamentos inéditos e com a nova geração de motores 1.0 da família EA111 (denominação TEC – Tecnologia para Economia de Combustível).
2014 – Passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. Na linha 2015, a Volkswagen lança o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline.
2016 – Modelo recebe evolução de design, interior novo e a tecnologia Volkswagen App-Connect. Estreia do bom motor 1.0 de três cilindros Total Flex (82 cv) na linha Voyage.
2017 – Conquista a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas.
Péssimo carro