O Citroën C3 2017 tenta ficar mais atraente com mínimas alterações de acabamento, equipamentos e com uma nova central multimídia. Além disso, a marca optou por vender a versão de entrada do seu compacto premium, Origine, com um preço promocional interessante, que deveria ser permanente.
A central multimídia com tela de 7″ sensível ao toque, rádio AM/FM além de diversas possibilidades de conectividade. O sistema vem de série na versão topo de linha Exclusive e é opcional para os C3 Attraction e Tendance, com o preço de R$ 1.850 – poderia e deveria ser mais barato.
Além da central multimídia, o Citroën C3 passa a ser oferecido com sutis alterações de acabamento. As versões Attraction e Tendance ganham difusores de ar e comandos internos de abertura das portas na cor prata acetinada, além de puxadores internos das portas em acabamento preto. A versão Tendance recebe também alarme antifurto e sensor de estacionamento traseiro de série.
Já a versão Exclusive agora é equipada apenas com o ultrapassado câmbio automático sequencial de quatro marchas com paddle shifts. Assim como a Tendance automática, passa a contar com a função ECO Drive, que, na teoria, favorece o melhor consumo – tarefa difícil pelas limitações da transmissão.
Lançada no Brasil em 2012, a segunda geração do Citroën C3 já acumula mais de 322 mil unidades vendidas no país.
Versões e preços
A versão de entrada Origine é oferecida nas concessionárias por promocionais R$ 39.990 – o valor de tabela é R$ 44.990. O preço reduzido deveria ser permanente, pois ele é muito mais adequado ao modelo, que vem equipado de série com ar-condicionado, direção elétrica; vidros, travas e espelhos elétricos; freios com ABS + REF (repartidor eletrônico de frenagem); sistema de áudio RD6 com rádio AM/FM, Bluetooth e entradas de USB e auxiliar; entre outros itens. O motor 1.5 8V desenvolve 89 cv de potência e 13,5 mkgf de torque com gasolina e 93 cv e 14,2 mkgf com etanol.
Por R$ 48.990, o Citroën C3 Attraction 1.5 (que deveria custar R$ 43.990), oferece os mesmos equipamentos do Origine, mais rodas de liga leve, faróis de neblina e vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, luzes diurnas em LED, entre outros. A central multimídia é opcional e custa R$ 1.850.
O C3 Tendance, disponível com opções de motor de 1.5 manual e 1.6 16V automático, que gera 115 cv de potência e 15,5 mkgf de torque com gasolina e 122 cv e 16,4 mkgf com etanol, acrescenta para-brisa Zenith, alarme, sensor de estacionamento traseiro e função ECO Drive (nas unidades com câmbio automático), além da Central Multimídia opcional. Seus preços sugeridos são de R$ 50.990 (1.5 MT) e R$ 56.990 (1.6 AT) – mas poderiam ser de R$ 45.990 e R$ 51.990, respectivamente.
Na versão Exclusive, vendida por salgados R$ 62.990 (como seria bom vê-la por R$ 57.990), entrega de série todos os equipamentos das versões anteriores, mais Central Multimídia com navegação GPS, ar-condicionado digital, volante revestido em couro e retrovisor interno eletrocrômico, além de acabamento interno com materiais exclusivos.
Toda a linha C3 2017 possui 3 anos de garantia contratual e 6 anos de garantia anticorrosão perfurativa, com plano de manutenção com preços fixos, além de outras opções de pós-venda – sem dúvida o calcanhar de Aquiles da Citroën no Brasil, uma vez que os carros da marca são legais.
citroen nunca mais!
Nunca tive e nunca terei. É FATO!V