Finalmente, depois de muito tempo, a Volkswagen se esforça para corrigir um dos seus principais defeitos: relação custo/benefício de seus carros. Toda linha 2016 do up!, Gol e Voyage recebeu mais equipamentos de série e um corte de preços, tornando os modelos mais competitivos.
up!
O take up! para a ter como itens de série a antena de teto e a preparação para o sistema de som. O preço sugerido para o modelo parte de R$ 30.660. Também é nova a estratégia de preços para o carro “completo”. Agora, o take up! (na carroceria 4 portas) equipado com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e trava elétricos, coluna de direção com ajuste de altura e pneus “verdes” (com baixa resistência ao rolamento) passa a ser tabelado a ainda altos R$ 37.890 – economia para o consumidor de R$ 911 em comparação à mesma configuração com a oferta de opcionais anterior.
Na versão intermediária, o move up! passa a ser “completo” desde a base. Na linha 2016 do compacto, oferecido na carroceria de 4 portas, são de série ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e trava elétricos, coluna de direção com ajuste de altura, sistema de som, espelhos retrovisores com ajuste elétrico e alarme “keyless”. Todos esses itens, somados a computador de bordo, maçanetas e capas dos retrovisores pintados na cor do veículo, faróis com máscara negra, por altos R$ 40.390 – abatimento de R$ 1.711 ao preço desses itens vendidos separadamente. E por mais R$ 1.010 (R$ 41.400), o move up! recebe sensor de estacionamento, rodas de liga leve 14” estilo “Amsterdam”, faróis e lanterna de neblina.
Ar-condicionado e sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters também passam a integrar a lista de série do cross up!, que agora custa caros R$ 43.930 – economia de R$ 1.901 ante o valor desses equipamentos vendidos separadamente. O high up! tem nova tabela: R$ 44.940 e ganha as mesmas novidades do cross up!, além do revestimento dos bancos em native. Nessa versão a economia gerada pela nova estratégia é de R$ 742, considerando a prática anterior com o modelo equipado com o acabamento native.
Nas versões topo de linha black up!, red up! e white up! os itens de série permanecem os mesmos, porém, o preço sugerido diminuiu R$ 310, passando de R$ 45.900 para R$ 45.590.
Gol
Modelo de entrada da linha Gol, o Gol Special (oferecido exclusivamente com motor 1.0 8V flex) recebe como equipamentos de série antena de teto, preparação para sistema de som e limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Outra novidade é em relação ao preço, que também diminuiu. No modelo de duas portas o preço agora é de R$ 31.240 e no de quatro portas, R$ 33.320.
A versão Trendline 1.6 teve seu preço reposicionado: a tabela agora parte de R$ 37.140 (menos R$ 4.820 – isto é, 11,3% a menos do que a tabela anterior).
A configuração Comfortline (tanto 1.0 como 1.6) passa a incorporar nos itens de série o ar-condicionado. E o preço também diminuiu, comparado à tabela de preços anterior quando equipada com o ar-condicionado. Com isso a versão 1.0 passou de R$ 44.800 para R$ 42.190 e de R$ 49.660 para R$ 46.860. Redução de 6% no preço de ambas as configurações.
O Gol Highline (ofertado exclusivamente com o propulsor 1.6 de 101/104 cv) e o Gol Rallye (equipado com o novo motor 1.6 16V MSI de 110/120 cv, que deveria substituir de vez o 1.6 8V) mantêm os equipamentos de série, mas tiveram uma redução de 5% em seus respectivos preços sugeridos, partindo de R$ 51.500 (desconto de R$ 2.010) e de R$ 54.530 (menos R$ 2.180). Outro que está ainda mais competitivo é o Gol Track, que passou de R$ 40.710 para R$ 39.760 (abatimento de R$ 950).
Voyage
O sedã derivado do Gol também traz novidades em seus preços. O Voyage Trendline (oferecido nos motores 1.0 e 1.6) agora parte de R$ 40.530 e de R$ 44.540. Outra redução de preço foi em relação aos opcionais. Quando equipado com ar-condicionado e direção hidráulica, o modelo agora custa R$ 44.440 (motor 1.0) e R$ 48.450 (motor 1.6). Reposicionamentos de preço que representam uma economia para o cliente de 2% (R$ 690) e de 4% (R$ 1.820), respectivamente.
Assim como o Gol Comfortline, o Voyage Comfortline incorpora como item de série o ar-condicionado. Ao comparar a tabela de preços anterior considerando o sistema de ar-condicionado, o preço do modelo 1.0 foi reduzido de R$ 47.020 para R$ 46.450 (menos 1%) e no com o motor 1.6 foi de R$ 52.400 para R$ 50.800 (- 3%). A maior redução de preço na linha Voyage aparece na versão topo de linha Evidence, que agora é ofertada por R$ 55.290 (abatimento de R$ 2.670, ou 4,7%).
Resumo da obra
Toda a redução de valores foi muito bem-vinda e a Volkswagen merece os parabéns! É um claro sinal de que a marca está tentando corrigir um erro que vem acontecendo há vários anos: a relação custo/benefício ruim.
Mas os modelos da marca poderiam custar ainda menos, em especial o up!, que nasceu para ser um veículo econômico na compra, no consumo de combustível, na manutenção e na revenda, mas não consegue isso.
Ficamos agora no aguardo para termos redução de valores também para as linhas Fox, Space Fox, Golf, Jetta, Passat, Tiguan, Saveiro, Fusca, Amarok e Touareg.
Sei lá…pra mim isso é só resultado da crise.
Ainda acho pouco, pois todos os setores tentam várias manobras, uma delas, promoções e redução dos preços, mas parece que o setor automotivo não segue essa mesma lógica. Pressionam o governo com demissões, cortes, mas cortar onde eles têm que cortar, nos preço dos carro, eles fingem de bobos, que não é com eles.
Não tenho pena alguma dos empresários envolvidos nesse ramo.
Muito bom. O GOL já é um ótimo carro e com a redução do preço fica ainda melhor. O GOL Rallye está na minha mira para substituir o 207 da minha esposa.
UAI, porque será que apareceu apenas Le?
@Renato, alguma previsão do lançamento do Up TSi? Será que vai ter ele duas portas?
Não sei se espero o lançamento dele ou compro um Focus 2012 Titanium (nada a ver hein rs)
Olá. O carro será apresentado amanhã, sexta-feira, dia 24, a partir 12h, via snapchat. As vendas devem começar em agosto. Não sei sobre duas portas. Seria bem legal, mas acredito que ele só terá 4 portas. Um abraço!