Com ótima qualidade e uma das melhores relações custo/benefício da categoria, como pude comprovar na prática, o Nissan Sentra 2016 chega mais caro e mais seguro, com a adição dos controles de tração e de estabilidade para quase todas as versões. A marca preparou ainda outra novidade, uma nova versão topo de linha, batizada de Unique, que tenho dúvidas se vale a pena.
As 162 concessionárias Nissan em todo o Brasil já estão vendendo a linha 2016 do sedã médio Sentra, que passa a contar com controles de tração e estabilidade (Vehicle Dynamic Control – VDC) nas versões SV e SL. Esse sistema eletrônico tem como principal objetivo auxiliar o motorista em situações de condução que levam à perda de estabilidade, colaborando para evitar acidentes. Outra novidade é que as versões SL e Unique agora contam com a plataforma mundial de conexão com mídias sociais Nissan Connect, com a qual os usuários poderão conectar seus telefones celulares com o carro e os aplicativos Facebook e Google Search.
O Nissan Sentra Unique é baseado na versão SL, mas tem alguns diferenciais: acabamento claro, em uma combinação de tons cinza e bege chamada de “Greige”; bonitas rodas esportivas aro 17″ com desenho exclusivo (lembram as do C4 Lounge THP Exclusive); friso lateral pintado na cor da carroceria e posicionado na base da porta; soleiras das portas iluminadas com o nome “Sentra” gravado; automatizador dos quatro vidros com acionamento elétrico e sistema antiesmagamento, além do alarme volumétrico (utiliza um sensor ultrassônico para emitir ondas sonoras dentro da cabine do carro para monitorar as movimentações).
Debaixo do capô, o Sentra 2016 continua com o seu fiel companheiro, o motor 2.0 16V flex, que conta com o sistema Flex Start Bosch (dispensa o tanquinho de partida a frio) e desenvolve 140 cv de potência a 5.100 rpm e 20 mkgf de torque a 4.800 rpm com qualquer etanol e ou gasolina. No dia a dia, o carro anda bem, não deixando nada a desejar em relação aos adversários 2.0.
A versão de entrada do Sentra, S, é a única disponível com câmbio manual de seis marchas. Todas as outras contam com transmissão automática CVT Xtronic, que funciona bem.
Compare abaixo os preços das linhas 2015 e 2016:
Nissan | Preço – 2015 | Preço – 2016 |
Sentra S 2.0 manual | R$ 67.090 | R$ 69.190 |
Sentra SV 2.0 CVT | R$ 73.690 | R$ 75.990 |
Sentra SL 2.0 CVT | R$ 78.390 (R$ 80.890 com teto solar) | R$ 82.490 (R$ 84.990 com teto solar) |
Sentra Unique 2.0 CVT | – | R$ 87.490 |
Nissan Sentra S 2.0 2016 – R$ 69.190
A versão de entrada do Sentra vem equipada com airbags frontais para motorista e passageiro, alarme perimétrico, alças de teto retráteis (3) para os passageiros, apoios de cabeça e cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes; abertura e fechamento das portas, abertura do porta-malas e acionamento do alarme através de controle remoto, acabamento dos bancos em veludo na cor preta, alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40, dobrável (180 graus); bloqueio de ignição através de imobilizador do motor; chave inteligente presencial (I-Key), computador de bordo (medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa e aviso de abertura das portas); console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado; direção elétrica com assistência variável; faróis de neblina; faróis e lanternas traseiras em LED; freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e Assistência de frenagem (BA); fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX); maçanetas externas e internas das portas cromadas; para-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro; porta-copos dianteiros (2); rádio CD Player com MP3, função RDS e 4 alto-falantes; retrovisores externos com regulagem elétrica e na cor do veículo, com luzes indicadoras integradas; rodas de liga leve aro 16 e pneus 205/55 R16; sistema eletrônico de ignição por meio de botão (Start Stop); tampa de combustível com abertura interna; trava elétrica com travamento das portas e do porta-malas com o veículo em movimento, tomada de 12V integrada ao console central; vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um toque para vidro do motorista; volante com acabamento em couro, com três raios com comandos do Bluetooth e do controle de áudio; e coluna de direção com regulagem de altura e profundidade.
Nissan Sentra SV 2.0 CVT 2016 – R$ 75.990
Todos da S mais câmbio Xtronic CVT com função overdrive (sobremarcha), ar-condicionado automático digital de duas zonas; acabamento dos bancos de couro na cor preta (com partes sintéticas); porta-copos traseiros (2) integrados ao descansa braço; controles de Tração e Estabilidade (Vehicle Dynamic Control); controlador automático de velocidade de cruzeiro (piloto automático); luz de leitura para motorista e passageiro dianteiro; rádio CD Player com MP3 e display 4,3″ colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod, USB no console central e 6 alto-falantes.
Nissan Sentra SL 2.0 CVT 2016 – R$ 82.490 (sem teto solar) / 84.990 (com teto solar)
Todos da SV mais airbags laterais e de cortina; acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); retrovisores externos rebatíveis eletricamente; retrovisor interno eletrocrômico; rodas de liga leve aro 17 e pneus 205/50 R17; sensor de estacionamento; sistema de navegação integrado ao painel com Nissan Connect; rádio CD Player com MP3 e display 5,8″ colorido, função RDS, entrada auxiliar para MP3 Player/IPod, USB no console central e 6 alto-falantes; câmera traseira e sistema GPS integrados ao display do painel.
Sentra Unique 2.0 CVT 2016 – R$ 87.490 (com teto solar)
Todos da SL mais acabamento interno claro (tons cinza e bege chamada de “Greige”), rodas esportivas exclusivas aro 17, soleiras das portas iluminadas, logotipo “UNIQUE” na tampa do porta-malas; tapetes de carpete com a inscrição “UNIQUE”, frisos laterais na base das portas na cor da carroceria, automatizador dos quatro vidros com acionamento elétrico e alarme volumétrico.
Resumo da obra
A adição de controle de tração e estabilidade é muito bem-vinda, tornando o Sentra um carro ainda melhor e mais seguro. Esse sistema até justifica a elevação nos valores da linha 2016 (menos da versão S, que não ganhou nenhuma novidade), que continuam muito competitivos em relação aos concorrentes diretos, como Chevrolet Cruze, Honda Civic e Toyota Corolla.
A criação da versão Unique também parece ser uma resposta da Nissan a alguns comentários da falta de refinamento no acabamento do Sentra, o que não concordo. Por isso, acho muito melhor comprar a versão SL sem teto solar, que tem praticamente os mesmos equipamentos da Unique, mas custa R$ 5.000 a menos. Outra versão que também ficou interessante com os novos itens de segurança é a SV. Quem sabe, para 2017, o Sentra S também não seja contemplado com os controles de tração e estabilidade?
nunca vi nas ruas esse sentra S com cambio manual, so vejo o SL aos montes e o sv eu so vi 2 vezes… agora na CSS nissan essa linha 2016 eu so vi essa nova versao top a UNIQUE
Na minha opinião, um dos melhores sedans da categoria, ao lado do Citroën C4 Lounge e do Peugeot 408, ambos com motor THP, passando a ter a melhor relação custo/benefício do mercado.
Pode até ser um bom carro mas é feio demais e meu dinheiro jamais ira ser gasto com ele. É FATO!V
Ñ vou discutir com vc sobre seu gosto, mas falar que “é fato” o carro ser feio?!?! Ai já é demais!!