Com adversários cada vez mais atraentes, modernos e equipados, e com o antigo Palio Fire ganhando mercado, a Fiat não perdeu tempo e acaba de lançar a Uno 2015, que chega com visual e interior atualizados, novos equipamentos, opção de câmbio Dualogic Plus e com o inédito (para um carro nacional) sistema Start&Stop. O compacto italiano passa agora a ser vendido em sete versões (uma a mais), com preços variando entre R$ 26.370 e R$ 36.650. Infelizmente, a nova tecnologia está disponível apenas para o Uno Evolution, enquanto a versão Vivace, de entrada, não teve seu visual alterado – o que considero um erro.
Não há dúvida de que a grande novidade do Uno 2015 é o sistema Start&Stop. Essa tecnologia desliga e religa o motor automaticamente durante paradas no trânsito, ajudando a poupar combustível e a reduzir a emissão de gases poluentes. O pequeno italiano é o primeiro carro nacional a usar a tecnologia Start&Stop (S&S) e essa é a primeira vez que esta inovação chega a um motor flexível.
No painel do carro, após o desligamento do motor em uma parada no semáforo, por exemplo, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. Em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. O sistema S&S também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por exemplo, em uma situação de aclive e declive).
Com o ar-condicionado funcionando, o sistema religa o motor automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna. Durante a parada, o ventilador interno do ar-condicionado permanece em funcionamento, porém o compressor se desliga, uma vez que ele depende do funcionamento do motor. Caso o motorista queira manter o ar da cabine mais frio, o sistema Start&Stop pode ser desligado a qualquer momento através de um botão no painel frontal.
Para o funcionamento do S&S, o gerenciamento eletrônico checa diversos parâmetros, como porta e capô fechados, cinto do motorista afivelado, se o motor já terminou seu ciclo de aquecimento e a velocidade superou 7 Km/h por mais de 2 segundos, câmbio em ponto morto, além do pedal de freio acionado e o carro parado. Só depois desta checagem eletrônica é que o Start&Stop começa a atuar. Tudo isso, porém, é feito em milésimos de segundo.
Segundo a Fiat, com o S&S funcionando, a economia de combustível de até 20%. Mas o sistema, nesse momento, está disponível apenas para o Uno Evolution, com motor 1.4 8V Fire Flex, que tem preço sugerido de R$ 34.990. As outras versões são: Attractive 1.0, Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4 – todas com quatro portas. A elas somam-se também as versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que, infelizmente, mantêm a carroceria anterior, mas já como linha 2015.
Visual do “quadrado redondo”
Digo isso porque não gosto quando um mesmo carro tem dois visuais diferentes, como o Honda Civic 2015, mesmo que as diferenças sejam mínimas. Acho que isso confunde a cabeça do consumidor e desvaloriza o modelo que ficou “para trás”.
Falando na parte estética, o Uno 2015 recebeu uma leve reestilização, deixando suas linhas retas ligeiramente mais curvas, especialmente na dianteira. Olhando rapidamente, você nem percebe muito o que mudou. Mas o modelo ganhou novos faróis, lanternas, capô, grade superior, para-choques e para-lamas dianteiros. Também recebeu novas maçanetas com fechadura integrada e retrovisores externos com repetidores de luz de seta, além de limpadores de para-brisa com a tecnologia flat blade (mais eficientes e silenciosos) e de novas rodas de liga leve e calotas – com desenhos diferenciados, derivados do round square (conceito de quadrado redondo adotado pela marca para o seu compacto).
O resultado me agradou. Não é uma revolução, mas sim uma leve evolução, benéfica para um carro como o Uno, que está na categoria mais disputada do mercado nacional.
Interior: quanta diferença
Se por fora o Uno 2015 mudou pouco, mas para o bem, por dentro as alterações foram mais numerosas e ainda melhores.
A textura do painel frontal e dos painéis das portas é nova, assim como o painel, que foi remodelado. As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio, já as saídas de ar laterais, lembram turbinas. O quadro de instrumentos é totalmente novo, com um display de LCD de 3,5” em alta resolução no meio, facilitando a interface do motorista com o carro, dando maior clareza e conforto na leitura (Toyota podia pensar em algo semelhante para o Etios).
Dependendo da versão, o display mostra informações de mais básicas, como nível de combustível e temperatura do motor, até informações para troca de marcha, mensagens da tecnologia Start&Stop, câmbio Dualogic, Trip A/B, rádio e conexão Bluetooth.
Entradas auxiliar, USB e tomada 12V foram reposicionadas no novo console central. No centro do painel, o equipamento de som foi valorizado com espaço maior, agora de 2DIN. Além disso, o Uno 2015 tem uma nova alavanca de câmbio e um novo volante multifuncional que pode trazer os comandos do rádio, as funções do computador de bordo e as duas borboletas do câmbio Dualogic – e também pode ser regulável em altura.
O compacto italiano teve a sua ergonomia melhorada, já que os comandos dos vidros elétricos agora estão localizados nos painéis de portas. O hatch tem também vidro elétrico traseiro. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista, facilitando o manuseio.
Os bancos também são novos e trazem novos tecidos exclusivos para cada versão do carro. O banco dianteiro do motorista ainda pode ser equipado com regulagem de altura e apoia braço. Atrás, o Uno 2015 pode trazer banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central – excelente notícia. Ele possibilita 16 configurações distintas para diferentes necessidades. O banco traseiro recebeu ainda o novo mecanismo de rebatimento flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros).
Fechando a lista de mudanças internas, O Uno 2015 oferece até 18 porta-objetos em diferentes locais, incluindo a tampa traseira interna do porta-malas, que permite guardar jornais e revistas. Em algumas versões do modelo, ainda há console de teto e porta-óculos.
Câmbio não tem mais alavanca
Um dos segredos das atualizações técnicas do Uno 2015 foi a atualização da arquitetura eletrônica e do novo sistema CANbus, que passou de 11 bits para 29 bits. Isto torna toda a parte eletro/eletrônica do modelo mais rápida, suportando os novos recursos, inclusive os de conforto e segurança.
Além do Star&Stop, o hatch compacto italiano também foi escolhido pela Fiat para trazer o novo conceito da transmissão Dualogic Plus, que pode equipar as versões Way 1.4 e Sporting 1.4. Agora o câmbio é totalmente controlado por botões instalados no novo console central do modelo, dispensando o uso da alavanca. Segundo a Fiat, trata-se da mesma sofisticação existente no Fiat 500 Abarth e em outros esportivos europeus.
No console central, os cinco botões permitem fácil acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, duas borboletas (paddle shifts) permitem trocas de marchas manualmente das cinco velocidades mesmo quando o câmbio está na posição automática.
Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, independente da operação realizada anteriormente, ele já reposiciona automaticamente a marcha em neutro “N”. Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.
De acordo com a marca italiana, o sistema do Dualogic Plus foi reprogramado para o Uno 2015, oferecendo trocas de marchas mais suaves e rápidas. Ele também mantém as funções Creeping (movimenta o carro lentamente, como se fosse um câmbio automático convencional) e Auto-Up Shift Abort (sistema que identifica uma rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada. Já em situações normais, o sistema prioriza a troca por marchas superiores para assegurar economia de combustível com o motor em rotação mais baixa).
Motores quase iguais
A linha 2015 do Uno continua com os mesmos motores Fire Flex 8V. O 1.0 desenvolve 75 cv de potência e 9,5 kgfm de torque com gasolina e 76 cv e 9,6 mkgf com etanol. Já o 1.4 desenvolve 85 cv de potência e 12,4 kgfm de torque com o combustível fóssil e 88 cv e 12,5 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.
Embora o desempenho seja igual, o 1.4 só não é idêntico em todas as versões por causa do sistema Star&Stop no Uno Evolution.
Fiat 2015 | Uno Sporting | Uno Evolution | Uno Way | Uno Way | Uno Attractive | Uno Vivace |
Motor | 1.4 8V | 1.4 8V S&S | 1.4 8V | 1.0 8V | 1.0 8V | 1.0 8V |
Potência (cv) | 85/88 | 85/88 | 85/88 | 76/75 | 76/75 | 76/75 |
Torque (kgfm) | 12,4/12,5 | 12,4/12,5 | 12,4/12,5 | 9,5/9,9 | 9,5/9,9 | 9,5/9,9 |
Comprimento (m) | 3,811 | 3,811 | 3,811 | 3,811 | 3,811 | 3,770 |
Altura (m) | 1,487 | 1,480 | 1,555 | 1,555 | 1,480 | 1,480 |
Largura (m) | 1,673 | 1,636 | 1,656 | 1,656 | 1,636 | 1,636 |
Entre-eixos (m) | 2,376 | 2,376 | 2,376 | 2,376 | 2,376 | 2,376 |
Distância livre do solo (cm) | 17 | 16,5 | 19 | 18,3 | 16,5 | 16,5 |
Peso (kg) | 1.017 / 1.023 (Dualogic) | 990 | 1.004 / 1.010 (Dualogic) | 980 | 955 | 909 (2p) / 920 (4p) |
Tanque (l) | 48 | 48 | 48 | 48 | 48 | 48 |
Porta-malas (l) | 280/290 | 280/290 | 280/290 | 280/290 | 280/290 | 280/290 |
Preço (R$) | 35.650 / 39.630 (Dualogic) | 34.990 | 34.990 / 37.970 (Dualogic) | 31.490 | 30.990 | 26.370 (2p) / 28.500 (4p) |
Equipamentos, versões e preços
A nova arquitetura eletrônica permitiu que o Uno ganhasse novos equipamentos, como o Lane Change, que permite que um leve toque na chave de seta acione a função do pisca por cinco vezes. Outra novidade é o Emergency Stop Signaling (ESS): em uma freada mais brusca, as luzes de alerta são acionadas junto com as luzes de freio.
Outra adição prática, que eu gostaria que o meu carro atual tivesse, é o Tilt-Down: basta engatar a ré que o retrovisor externo direito automaticamente se reposiciona para baixo, mostrando as calçadas e desníveis. Sensor de estacionamento traseiro também pode equipar a linha 2015 do Novo Uno, desde a versão Attractive 1.0.
Além de novos equipamentos e dispositivos, o Uno 2015 passou por aperfeiçoamentos para ficar mais silencioso internamente (obrigado Fiat!). Segundo a marca, houve redução de aproximadamente 17% da vibração percebida no volante de direção com ar condicionado ligado e melhoria de até 20% no índice de articulação no interior do veículo (significa que melhorou a facilidade de comunicação dentro do carro, sem precisar gritar com os outros ocupantes).
Fiat Uno Vivace 1.0 2015 – R$ 26.370 (R$ 28.500 4p)
Principais equipamentos de série: alça de segurança dianteira lado passageiro, apoios de cabeça dianteiros e dois apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura, banco traseiro rebatível (Fold and Tumble) com 2 posições para o encosto, bancos dianteiros com dispositivo Easy Entry e memória lado motorista e passageiro (2p), bolsa porta-objetos nas portas, brake light, calotas integrais, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e cintos de segurança laterais traseiros fixos de 3 pontos e central fixo de 2 pontos; console central parcial com porta-copos, drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), Econômetro, espelho no para-sol lado passageiro, Fiat Code 2ª geração, ganchos de fixação de carga no porta-malas, airbag duplo e ABS com EBD, hodômetro digital (total e parcial), indicadores digitais de temperatura da água e do nível de combustível, luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista, pára-choques na cor do veículo, quadro de instrumentos com iluminação branca, relógio digital, retrovisor interno com função dia/noite, rodas de aço estampado 5.0 x 13″ + pneus 165/70 R13 (baixa resistência a rolagem), tomada 12V, vidros climatizados verdes, entre outros.
Fiat Uno Attractive 1.0 2015 – R$ 30.990
Principais equipamentos de série: direção hidráulica, airbag duplo, ABS, Lane Change, limpador e desembaçador do vidro traseiro, novo volante com detalhes na cor Grafite, econômetro, ESS (sinalização de frenagem de emergência), Welcome Moving, brake light, para-choques na cor do veículo, entre outros.
Principais opcionais: ar-condicionado, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva voz Bluetooth e função Audio Streaming, travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 14”, entre outros.
Fiat Uno Way 1.0 2015 – R$ 31.490
Principais equipamentos de série: Traz todos os equipamentos de série do Attractive, mais os itens específicos da versão: barras longitudinais no teto, faróis máscara negra, grade dianteira na cor preto brilhante com anéis na cor prata, retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor cinza, faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Linio, conta-giros, frisos laterais das portas com inscrição Way.
Os opcionais são os mesmos da versão Attractive.
Fiat Uno Way 1.4 2015 – R$ 34.990
Principais equipamentos de série: Chega equipado com todos os itens da versão Way 1.0 mais apoia pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta óculos, preparação para som, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura. Esta versão ganha a mais como opcional o câmbio Dualogic Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.
Fiat Uno Evolution 1.4 2015 – R$ 34.990
Principais equipamentos de série: Esta versão vem de série com o inédito sistema Start&Stop, além de todos os itens da Attractive 1.0, mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta óculos, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura e rádio USB/MP3. É equipado ainda com grade dianteira na cor preto brilhante, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, este último traz seta incorporada.
Fiat Uno Sporting 1.4 – R$ 35.650
Principais equipamentos de série: A versão top da gama traz todos os itens de série da versão Evolution (com exceção do Start&Stop e rádio USB/MP3), mais rodas em liga leve exclusivas de 15” com pneus 185/60, faróis de neblina, ambiente interno na cor preta e também para-choques com desenho exclusivo, sendo que o traseiro traz dupla saída de escape central cromada. Em opcionais, como a versão Way 1.4, ela também traz o câmbio Dualogic Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.
Além disso, todas as versões podem ainda ser equipadas com dois kits de personalização:
Kit Black&White – para o interno do carro: tecido exclusivo, ambiente interno na cor preta, maçanetas internas na cor preto brilhante, detalhes internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos), faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban e sobre-tapetes exclusivos em carpete.
Kit Dark&Grey – para o externo do carro: adesivo personalizado no capô e tampa traseira, retrovisores na cor cinza fosco, spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara negra, revestimento externo nas colunas das portas, maçanetas na cor do veículo, grade dianteira na cor cinza fosco com anéis na cor preto brilhante.
O Uno 2015 está disponível nas seguintes cores: Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas). Diferentes de importantes concorrentes, que oferecem três anos de garantia total, o Uno 2015 conta com a garantia contratual de apenas um ano sem limite de quilometragem e garantia de 36 meses para componentes do motor e do câmbio, além de assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico. São mais de 600 pontos de atendimento Fiat, entre concessionárias e postos assistenciais, espalhados por todo o País para dar o suporte necessário ao proprietário do veículo.
Acessórios
A MOPAR, que completa um ano de desenvolvimento e comercialização de acessórios para a linha de produtos Fiat para o Brasil, chega com 120 itens de personalização para o Uno 2015. Um deles é espelho retrovisor com câmera de ré. Com uma tela de LCD 3,2” integrada ao retrovisor central do veículo, o sistema transmite imagens em tempo real da parte traseira do carro, quando acionado a marcha ré, o que facilita e muito a vida do motorista nas manobras.
A central multimídia chega integrada ao painel do Uno 2015 com tela de LCD 6,2” touchscreen, e oferece diversas funções como GPS, TV Digital, DVD Player, entrada USB, Bluetooth e câmera de ré – tudo controlado pelos comandos do volante.
A MOPAR oferece o rádio Easy 4 U, que traz suporte ajustável para diversos tipos de celulares, permitindo a integração com vários smartphones, inclusive com o Iphone. O Easy 4 U faz conexão via Bluetooth e permite reproduzir em seu carro diversos conteúdos de seu celular através de um APP (aplicativo desenvolvido exclusivamente para o Easy 4 U) como arquivos de áudio, realização de chamadas telefônicas através do sistema de áudio do carro, memória de rádios, acesso a internet radio, entre outros. Além disso, tem entrada USB que funciona também como carregador de bateria para o celular.
Resumo da obra
As mudanças estéticas fizeram bem ao Uno 2015. As alterações internas e mecânicas foram melhores ainda. Mas o Uno ainda pode evoluir em alguns aspectos, como atualizar a versão Vivace sem alterações de valores, já que o Uno Attractive está no limite entre caro e competitivo (o ideal seria o “novo” Uno partir de um preço menor do que R$ 30.000 – nem que fosse R$ 29.990).
Ainda assim, a linha Uno ganhou fôlego para voltar a ser a mais vendida da marca no Brasil, mesmo com o Palio Fire por perto. Para fechar, com o Uno Evolution 1.4 2015 no mercado, fica cada vez mais complicado comprar um Fiat 500, pelo menos até a linha 2015/2015 ou 2015/2016, pois o modelo ficou consideravelmente mais caro e não adicionou absolutamente nada que justificasse esse doloroso aumento de preço.
Fiquei interessado no sporting e gostaria de saber se ficou confirmado esse valor de 35.650 / 39.630 (Dualogic) e se ele tem a saída macia sem trepidar a embreagem quem sabe vou aí fazer um test drive. Tenho um sporting 2014 que não gostei muito do acabamento e tem muito ruído, barulho demais… sem falar na embreagem que detesto ter que forçar na saída ou seja pisar firme para não trepidar enquanto que as outras marcas são tãos suaves que não dá para perceber nada de trepidação da embreagem e também o acabamento é muito melhor. Vê aí… estou com o dinheiro.
Abçs.
osvaldo
meu galo, só trocando de marca!
esse carro é um popular não se esqueça! só com algumas firulas para chamar atenção… 1.4 de 88cv?!?!
Gostaria de receber com detalhes fotos de modelos Uno Sporting 1.4 2015
fizemos hoje o teste drive , simplesmente adorammmmmmmmmos, sensacional, vamos adquirir dois destes jatinhos. meu esposo e eu.
parabennnnnnnnnnnnnnnnnnssssssssssssss fiat.
GOSTARIA DE SABER AS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO DO FIAT UNO ATRACTIVE 2015
O Uno sporting ficou muito bonito mas as rodas, ficou feia de mais…. As rodas do atracttive ficou bem melhor.
preço do fiat uno 1.4 Wey e esse mesmo de 34’990
novo uno way 1.4 completo automatico 2015 2016 zero prata ou cinza claro gostaria de comprar um com oferta qual o valor voçes me faria um zero km com todas as opçoes completao obrigada desde ja lucimar
ok
Lucimar, entre em contato com uma concessionária da Fiat na sua cidade. Um abraço.
COMPRE ….VC NÃO VAI SEARREPENDER
Este uno Evo way 1.4 2015 é simplesmente um carro completíssimo! A FIAT está de parabéns com sua nova tecnologia. Possuo um ano 2011, que é um verdadeiro aviãozinho! Quem está pretendendo comprar um carro 1.4, podem se deliciar desse carrinho e boa Sorte!
Comprei o Novo Uno 1.4 Completo com Dual
Simplesmente sensacional….só dirigindo neste transito malucopra dar valor a este cambio.
E NÃO SE ESQUEÇAM ANTES DE FALAR QUALQUER COISA
A forma de dirigir um carro sem embreagem e outra coisa …
Não se pode querer ou exigir nada….
Simplesmente mude seu modo de dirigir …e tudo fica melhor…
Mas se quiser …o Uno tem o modo sporting….
No modo sporting vc tera tudo e muito mais de um cambio dual
Comprei …paguei 48.000
Não me arrependo de nada
Eu deveria ter e comprado muito antes…
Falar mal deste carro e facil….
Ja comprar que é o caso..
Dual ou autom….. só tem diferença se for o CVT
E o CVT é nissam….. só tem em alguns carros japoneses …lembram dsso
Eu sempre gostei muito do uno …ja tive mais de 5 uno´s zerinho
Intaum pra min estas evoluções e sempre bem vindas
PARABENS A FIAT..
´SÓ FALEM MAL DELESE VC TIVER …SIM TIVER UM CARRO MUITO SUPERIOR …..COM O MESMO PREÇO …OK
Gostei muito até comprei um way 1.0 mais tenho uma dúvida onde fica airbags do carona?
quero um fiat uno 2015 azul