Em time que está ganhando não se mexe – ou mexe pouco. O velho jargão do futebol provavelmente foi o pensamento da Toyota para lançar a linha 2014 do Corolla, que chegou às concessionárias no último dia 27. A única e boa novidade, disponível apenas para as versões mais caras 2.0 XEi, XRS e Altis (todas 2.0) é a central multifunções com tela de LCD de 6,1″ sensível ao toque, que incorpora GPS, câmera de ré, sistema de audio e conexão bluetooth (sem DVD Serginho!).
As versões com motor 1.8 não receberam nenhuma adição. Pior para o Corolla XLi, modelo de entrada, que, estranhamente, continua a ser vendido sem sistema ABS de freios – pelo menos isso vai mudar a partir de 1° de janeiro de 2014.
GPS está integrado ao painel |
O Corolla XLi 2014 conta com alarme com fechamento na chave e travamento automático das portas com o veículo a 20 km/h, airbag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado com filtro de poeira, travas e vidros elétricos (com acionamento por um toque para o motorista), apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura (até 20 mm) e profundidade (até 40 mm), tomada de 12 volts localizada no console central – dentro do descanso de braços -, luzes de leitura dianteira e traseira, para-sol do motorista com espelho e porta-documento, além de comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas.
Além destes itens, a versão GLi traz vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, além de travas elétricas. Sem a tela de LCD touchscreen, o computador de bordo oferece seis funções: relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia. O volante possui o comando de todos os controles do computador de bordo e do sistema de som, o que garante conveniência e segurança ao motorista. Como itens de segurança, além do airbag duplo frontal há sistema ABS de freios.
Tela de 6,1″ no painel colabora bem com a câmera de ré |
O Corolla GLi também conta com painel de instrumentos com iluminação Optitron (que regula a intensidade das luzes do painel de acordo com a iluminação externa), alarme e fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave. Nesta nova linha, o modelo deixa de oferecer banco traseiro bipartido (60/40) com porta-copo e descansa braço central e o sistema de ar-condicionado passa a ser manual.
O Corolla XEi 2.0 16V oferece o pacote da versão GLi, acrescido de airbags laterais, acendimento automático dos faróis (assim que o modelo detecta insuficiência na luminosidade externa), conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4, luzes repetidoras das setas nos espelhos retrovisores externos, que são eletronicamente retráteis, bancos em couro, bancos traseiros bipartidos com descansa braço central, Cruise Control e a tela de LCD touchscreen.
Corolla Altis – Fotos: Toyota/Divulgação |
O Corolla mais requintado é o Altis, que agrega os equipamentos das demais versões e traz acabamento interno bege Premium, regulagem elétrica do banco do motorista, acabamento do painel central e das portas em padrão madeira, sensor de chuva e faróis de xenônio com regulagem automática de altura e lavadores.
A central também incorpora um novo sistema de áudio com comandos do rádio AM/FM e CD Player, que reproduz arquivos de MP3, AAC e WMA, feitos por sua tela touchscreen. Completa o conjunto do sistema de áudio, a entrada USB, presente nas versões Altis, XRS e XEi, e a entrada de conexão Auxiliar (Aux-In), compatível com iPhone e iPod, em todas as versões. Os comandos de bluetooth passaram para a tela de LCD, otimizando a conexão com aparelhos eletrônicos. As versões Altis e XEi permanecem com o comando também no volante.
A linha Corolla 2014 mantem a oferta de motores. O 2.0 (Altis, XRS e XEi) desenvolve 153 cv de potência com etanol a 5.800 rpm e 142 cv a 5.600 rpm com gasolina, enquanto o torque atinge 20,7 mkgf a 4.800 rpm com álcool e 19,8 mkgf a 4.000 giros com gasolina. No 1.8 (GLi e XLi), a potência máxima é de 144 cv com etanol a 6.000 rpm, e de 139 cv com gasolina a 6.000 rpm, enquanto o torque atinge 18,6 mkgf a 4.800 giros com etanol e 18 mkgf a 4.000 giros, com gasolina.
As versões 1.8 saem de fábrica com o câmbio manual de seis marchas, mas também podem ser equipadas com a ultrapassada transmissão automática de quatro velocidades. Já as 2.0 estão equipadas apenas com o ultrapassado câmbio automático de quatro marchas.
As cores disponíveis para a linha Corolla são: Prata Supernova, Preta Eclipse, Bege Austral, Cinza Galáctico, Branco Polar, Verde Urano e Azul Cosmos.
Preços e mercado
. Corolla XLi 2014 1.8 16V M/T: R$ 60.200
. Corolla XLi 2014 1.8 16V A/T: R$ 63.990
. Corolla GLi 2014 1.8 16V M/T: R$ 62.880
. Corolla GLi 2014 1.8 16V A/T: R$ 66.190
. Corolla XEi 2014 2.0 16V A/T: R$ 74.860
. Corolla XRS* 2014 2.0 16V A/T: R$ 76.290
. Corolla Altis 2014 2.0 16V A/T: R$ 84.150
* Modelo disponível apenas com pintura metálica. Para modelos com pintura metálica, acrescenta-se R$ 890 ao preço público sugerido.
De acordo com a Fenabrave, de janeiro a 15 de março de 2013 foram emplacados 8.888 unidades do Corolla, contra 7.634 do Honda Civic, 4.325 do Chevrolet Cruze, 3.165 unidades do Volkswagen Jetta e 3.001 unidades do Renault Fluence.
Será que o Corolla 2014 conseguirá manter a liderança do segmento de sedãs médios no Brasil em 2013? É provável que sim, mas o Toyota já sente o peso da idade, demonstrando linhas ultrapassada em relação aos principais concorrentes, e não será surpresa se ele terminar o ano atual em segundo lugar. A marca sabe disso e já prepara um novíssimo Corolla para o ano que vem.
Creio que o CIVIC leva este ano em virtude de preço e lista de equipamentos.
Agora essa de não ter ABS já que os veículos são modelos 2014 e obrigatoriamente tem de ter ABS eu não entendi. É a vírgula da legislação fabricados a partir de janeiro de 2014. É por isso que os lançamentos estão cada vez mais cedos.
ANOTA AÍ PARIZZI – Em janeiro de 2014 a Toyota lança o novo Corolla 2015 XLi com ABS. E quem sabe por ter perdido a liderança em 2013 venha com o novo design. O que já faz o modelo 2013 vender menos. Ou a Toyota vai dar uma de VW (doideira pra não perder a liderança os gol’s e voyages modelos 2013 diferentes – desrespeito Total -VW) e lançar dois carros diferentes modelos 2014.